Gustavo Fernando Kuhlmann: um bandeirante na cruzada da instrução (1910-1930). Gustavo Fernando Kuhlmann: a paulista pioneer in a instruction crusade (1910-1930)
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/399 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo demonstrar que a representação do bandeirismo da educação, apropriada pelos normalistas paulistas, impulsionou-os a largarem seus lares e partirem em missão civilizadora. Terá como foco a experiência do professor Gustavo Fernando Kuhlmann, que viajou em comissão para Mato Grosso atuando no período de 1910 a 1916, quando então retornou para o estado de São Paulo e deu continuidade ao seu trabalho na educação até 1930. Concluiu-se que em determinado momento a apropriação da representação do bandeirismo pelos normalistas paulistas, extrapolou a missão a eles confiada de disseminação do modelo escolar, transformando-se na sua finalidade de vida. |
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Gustavo Fernando Kuhlmann: um bandeirante na cruzada da instrução (1910-1930). Gustavo Fernando Kuhlmann: a paulista pioneer in a instruction crusade (1910-1930)Bandeirismo na educação. Educação. Mato Grosso. São Paulo. Gustavo Kuhlmann.História da Educação.Este artigo tem como objetivo demonstrar que a representação do bandeirismo da educação, apropriada pelos normalistas paulistas, impulsionou-os a largarem seus lares e partirem em missão civilizadora. Terá como foco a experiência do professor Gustavo Fernando Kuhlmann, que viajou em comissão para Mato Grosso atuando no período de 1910 a 1916, quando então retornou para o estado de São Paulo e deu continuidade ao seu trabalho na educação até 1930. Concluiu-se que em determinado momento a apropriação da representação do bandeirismo pelos normalistas paulistas, extrapolou a missão a eles confiada de disseminação do modelo escolar, transformando-se na sua finalidade de vida.Universidade Federal de Mato Grosso2012-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/39910.29286/rep.v18i38.399Revista de Educação Pública; v. 18 n. 38 (2009): Revista de Educação Pública, set./dez. 2009; 567-5842238-20970104-596210.29286/rep.v18i38reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/399/365Sá, Elizabeth Figueiredo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:29Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/399Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:29Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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