As alteridades societárias e a instituição dos grupos escolares no Rio Grande do Norte (1890-1911)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Marta Maria de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/862
Resumo: Ancorado em leituras de um aparato documental − mensagens dos primeiros governos republicanos e relatórios dos diretores da instrução pública −, o trabalho fundamentado, no método histórico-comparativo aplicado à história e à história da educação, foi direcionado para um ponto de observação: as interdependências das dimensões política, econômica, social e educacional, que compunham o sistema societário do Estado do Rio Grande do Norte (1890-1911) e que determinaram, em última instância, as elites governantes a estruturarem o Grupo Escolar Modelo “Augusto Severo” na capital Natal, assim como a criação de uma rede de escolas graduadas diferenciadas.AbstractAnchored on readings from a documental device − republican foremost governments posts and the directors of public instruction reports −, the work grounded in historical and comparative method applied to history and history of education was directed to an observation point: the interdependencies of political, economic, social and educational system that comprised the societal system of Rio Grande do Norte (1890-1911) and determined that, ultimately, the ruling elites to structure the School Group Model ‟Augusto Severo” in the capital Natal, as well as creating a network of different graduate schools.Keywords: Rio Grande do Norte. Societal system. School Group Model “Augusto Severo”. Graduate schools. 
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