As alteridades societárias e a instituição dos grupos escolares no Rio Grande do Norte (1890-1911)
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/862 |
Resumo: | Ancorado em leituras de um aparato documental − mensagens dos primeiros governos republicanos e relatórios dos diretores da instrução pública −, o trabalho fundamentado, no método histórico-comparativo aplicado à história e à história da educação, foi direcionado para um ponto de observação: as interdependências das dimensões política, econômica, social e educacional, que compunham o sistema societário do Estado do Rio Grande do Norte (1890-1911) e que determinaram, em última instância, as elites governantes a estruturarem o Grupo Escolar Modelo “Augusto Severo” na capital Natal, assim como a criação de uma rede de escolas graduadas diferenciadas.AbstractAnchored on readings from a documental device − republican foremost governments posts and the directors of public instruction reports −, the work grounded in historical and comparative method applied to history and history of education was directed to an observation point: the interdependencies of political, economic, social and educational system that comprised the societal system of Rio Grande do Norte (1890-1911) and determined that, ultimately, the ruling elites to structure the School Group Model ‟Augusto Severo” in the capital Natal, as well as creating a network of different graduate schools.Keywords: Rio Grande do Norte. Societal system. School Group Model “Augusto Severo”. Graduate schools. |
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As alteridades societárias e a instituição dos grupos escolares no Rio Grande do Norte (1890-1911)Rio Grande do Norte. Sistema societário. Grupo Escolar Modelo “Augusto Severo”. Escolas graduadas.História da EducaçãoAncorado em leituras de um aparato documental − mensagens dos primeiros governos republicanos e relatórios dos diretores da instrução pública −, o trabalho fundamentado, no método histórico-comparativo aplicado à história e à história da educação, foi direcionado para um ponto de observação: as interdependências das dimensões política, econômica, social e educacional, que compunham o sistema societário do Estado do Rio Grande do Norte (1890-1911) e que determinaram, em última instância, as elites governantes a estruturarem o Grupo Escolar Modelo “Augusto Severo” na capital Natal, assim como a criação de uma rede de escolas graduadas diferenciadas.AbstractAnchored on readings from a documental device − republican foremost governments posts and the directors of public instruction reports −, the work grounded in historical and comparative method applied to history and history of education was directed to an observation point: the interdependencies of political, economic, social and educational system that comprised the societal system of Rio Grande do Norte (1890-1911) and determined that, ultimately, the ruling elites to structure the School Group Model ‟Augusto Severo” in the capital Natal, as well as creating a network of different graduate schools.Keywords: Rio Grande do Norte. Societal system. School Group Model “Augusto Severo”. Graduate schools. Universidade Federal de Mato Grosso2013-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/86210.29286/rep.v21i47.862Revista de Educação Pública; v. 21 n. 47 (2012): Revista de Educação Pública, set./dez. 2012; 619-6352238-20970104-596210.29286/rep.v21i47reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/862/661ARAÚJO, Marta Maria deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:34Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/862Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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