Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3681 |
Resumo: | A contribuição do conceito de mediação para a compreensão do trabalho pedagógico com uso de tecnologias demanda que este seja tomado numa perspectiva dialética, contrapondo-se a uma visão estrutural de mediação. O presente artigo tem como referência a base materialista-dialética da teoria histórico-cultural, buscando superar o dualismo na abordagem da mediação como possibilidade explicativa para as relações entre as tecnologias e a educação. O esforço se concentra na afirmação da mediação como processo, como relação e não como um objeto que se interpõe entre dois elementos distintos. Palavras-chave: Mediação. Tecnologia e Educação. Dialética. |
id |
UFMT-3_f51294861850019cb6912a0b997cacdd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3681 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediaçãoMediação. Tecnologia e Educação. Dialética.Tecnologia e Mediação.A contribuição do conceito de mediação para a compreensão do trabalho pedagógico com uso de tecnologias demanda que este seja tomado numa perspectiva dialética, contrapondo-se a uma visão estrutural de mediação. O presente artigo tem como referência a base materialista-dialética da teoria histórico-cultural, buscando superar o dualismo na abordagem da mediação como possibilidade explicativa para as relações entre as tecnologias e a educação. O esforço se concentra na afirmação da mediação como processo, como relação e não como um objeto que se interpõe entre dois elementos distintos. Palavras-chave: Mediação. Tecnologia e Educação. Dialética.Universidade Federal de Mato Grosso2016-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/368110.29286/rep.v25i59/1.3681Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 367-3792238-20970104-596210.29286/rep.v25i59/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3681/2579PEIXOTO, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-28T15:36:18Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/3681Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-03-28T15:36:18Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação |
title |
Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação |
spellingShingle |
Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação PEIXOTO, Joana Mediação. Tecnologia e Educação. Dialética. Tecnologia e Mediação. |
title_short |
Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação |
title_full |
Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação |
title_fullStr |
Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação |
title_full_unstemmed |
Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação |
title_sort |
Tecnologias e relações pedagógicas: a questão da mediação |
author |
PEIXOTO, Joana |
author_facet |
PEIXOTO, Joana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEIXOTO, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação. Tecnologia e Educação. Dialética. Tecnologia e Mediação. |
topic |
Mediação. Tecnologia e Educação. Dialética. Tecnologia e Mediação. |
description |
A contribuição do conceito de mediação para a compreensão do trabalho pedagógico com uso de tecnologias demanda que este seja tomado numa perspectiva dialética, contrapondo-se a uma visão estrutural de mediação. O presente artigo tem como referência a base materialista-dialética da teoria histórico-cultural, buscando superar o dualismo na abordagem da mediação como possibilidade explicativa para as relações entre as tecnologias e a educação. O esforço se concentra na afirmação da mediação como processo, como relação e não como um objeto que se interpõe entre dois elementos distintos. Palavras-chave: Mediação. Tecnologia e Educação. Dialética. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion não avaliado |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3681 10.29286/rep.v25i59/1.3681 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3681 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v25i59/1.3681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3681/2579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 25 n. 59/1 (2016): Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/1, maio/ago. 2016 - Edição Temática SemiEdu 2015; 367-379 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v25i59/1 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711216033071104 |