Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Edvanderson Ramalho
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: FERREIRA, Adriano Charles, SERPE, Bernadete Machado, ROSSO, Ademir José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/850
Resumo: O artigo analisa o uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos apresentados no IX e X Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA (2006/2007), frente aos referenciais teóricos de Piaget e Freire. A análise foi processada pelo programa Alceste, o qual emitiu relatório dividindo o corpus textual em quatro classes. As informações analisadas indicam que a consciência dentro de uma visão preservacionista é apresentada como fator promotor de sustentabilidade; a conscientização, no sentido de frear os danos ambientais; e a tomada de consciência e a consciência crítica estão restritas ao universo escolar e pedagógico.AbstractThis paper analyzes the use of terms consciousness, consciousness raising and grasp of consciousness in studies presented at the IX and X Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (2006/2007) (IX and X Environmental Education Meeting in Paraná), taking into consideration theoretical reference by Piaget and Freire. The analysis was processed using the software Alceste, which emitted a report dividing the textual corpus into four classes. Information analyzed indicated that the consciousness in an environmentalist view is presented as a factor that promotes sustainability, consciousness raising, acts preventing environmental damage; and the grasp of consciousness and critical consciousness are restricted to the school and pedagogical universe.Keywords: Research. Meeting.Trends. 
id UFMT-3_f578dad412f1f19f5da2a1601f1aa9c0
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/850
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação AmbientalPesquisa. Encontro. Tendências.Educação AmbientalO artigo analisa o uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos apresentados no IX e X Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA (2006/2007), frente aos referenciais teóricos de Piaget e Freire. A análise foi processada pelo programa Alceste, o qual emitiu relatório dividindo o corpus textual em quatro classes. As informações analisadas indicam que a consciência dentro de uma visão preservacionista é apresentada como fator promotor de sustentabilidade; a conscientização, no sentido de frear os danos ambientais; e a tomada de consciência e a consciência crítica estão restritas ao universo escolar e pedagógico.AbstractThis paper analyzes the use of terms consciousness, consciousness raising and grasp of consciousness in studies presented at the IX and X Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (2006/2007) (IX and X Environmental Education Meeting in Paraná), taking into consideration theoretical reference by Piaget and Freire. The analysis was processed using the software Alceste, which emitted a report dividing the textual corpus into four classes. Information analyzed indicated that the consciousness in an environmentalist view is presented as a factor that promotes sustainability, consciousness raising, acts preventing environmental damage; and the grasp of consciousness and critical consciousness are restricted to the school and pedagogical universe.Keywords: Research. Meeting.Trends. Universidade Federal de Mato Grosso2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/85010.29286/rep.v22i48.850Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 103-1232238-20970104-596210.29286/rep.v22i48reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/850/651SANTOS, Edvanderson RamalhoFERREIRA, Adriano CharlesSERPE, Bernadete MachadoROSSO, Ademir Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/850Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental
title Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental
spellingShingle Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental
SANTOS, Edvanderson Ramalho
Pesquisa. Encontro. Tendências.
Educação Ambiental
title_short Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental
title_full Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental
title_fullStr Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental
title_full_unstemmed Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental
title_sort Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental
author SANTOS, Edvanderson Ramalho
author_facet SANTOS, Edvanderson Ramalho
FERREIRA, Adriano Charles
SERPE, Bernadete Machado
ROSSO, Ademir José
author_role author
author2 FERREIRA, Adriano Charles
SERPE, Bernadete Machado
ROSSO, Ademir José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Edvanderson Ramalho
FERREIRA, Adriano Charles
SERPE, Bernadete Machado
ROSSO, Ademir José
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa. Encontro. Tendências.
Educação Ambiental
topic Pesquisa. Encontro. Tendências.
Educação Ambiental
description O artigo analisa o uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos apresentados no IX e X Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA (2006/2007), frente aos referenciais teóricos de Piaget e Freire. A análise foi processada pelo programa Alceste, o qual emitiu relatório dividindo o corpus textual em quatro classes. As informações analisadas indicam que a consciência dentro de uma visão preservacionista é apresentada como fator promotor de sustentabilidade; a conscientização, no sentido de frear os danos ambientais; e a tomada de consciência e a consciência crítica estão restritas ao universo escolar e pedagógico.AbstractThis paper analyzes the use of terms consciousness, consciousness raising and grasp of consciousness in studies presented at the IX and X Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (2006/2007) (IX and X Environmental Education Meeting in Paraná), taking into consideration theoretical reference by Piaget and Freire. The analysis was processed using the software Alceste, which emitted a report dividing the textual corpus into four classes. Information analyzed indicated that the consciousness in an environmentalist view is presented as a factor that promotes sustainability, consciousness raising, acts preventing environmental damage; and the grasp of consciousness and critical consciousness are restricted to the school and pedagogical universe.Keywords: Research. Meeting.Trends. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/850
10.29286/rep.v22i48.850
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/850
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i48.850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/850/651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 103-123
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i48
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215161704448