Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/850 |
Resumo: | O artigo analisa o uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos apresentados no IX e X Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA (2006/2007), frente aos referenciais teóricos de Piaget e Freire. A análise foi processada pelo programa Alceste, o qual emitiu relatório dividindo o corpus textual em quatro classes. As informações analisadas indicam que a consciência dentro de uma visão preservacionista é apresentada como fator promotor de sustentabilidade; a conscientização, no sentido de frear os danos ambientais; e a tomada de consciência e a consciência crítica estão restritas ao universo escolar e pedagógico.AbstractThis paper analyzes the use of terms consciousness, consciousness raising and grasp of consciousness in studies presented at the IX and X Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (2006/2007) (IX and X Environmental Education Meeting in Paraná), taking into consideration theoretical reference by Piaget and Freire. The analysis was processed using the software Alceste, which emitted a report dividing the textual corpus into four classes. Information analyzed indicated that the consciousness in an environmentalist view is presented as a factor that promotes sustainability, consciousness raising, acts preventing environmental damage; and the grasp of consciousness and critical consciousness are restricted to the school and pedagogical universe.Keywords: Research. Meeting.Trends. |
id |
UFMT-3_f578dad412f1f19f5da2a1601f1aa9c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/850 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação AmbientalPesquisa. Encontro. Tendências.Educação AmbientalO artigo analisa o uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos apresentados no IX e X Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA (2006/2007), frente aos referenciais teóricos de Piaget e Freire. A análise foi processada pelo programa Alceste, o qual emitiu relatório dividindo o corpus textual em quatro classes. As informações analisadas indicam que a consciência dentro de uma visão preservacionista é apresentada como fator promotor de sustentabilidade; a conscientização, no sentido de frear os danos ambientais; e a tomada de consciência e a consciência crítica estão restritas ao universo escolar e pedagógico.AbstractThis paper analyzes the use of terms consciousness, consciousness raising and grasp of consciousness in studies presented at the IX and X Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (2006/2007) (IX and X Environmental Education Meeting in Paraná), taking into consideration theoretical reference by Piaget and Freire. The analysis was processed using the software Alceste, which emitted a report dividing the textual corpus into four classes. Information analyzed indicated that the consciousness in an environmentalist view is presented as a factor that promotes sustainability, consciousness raising, acts preventing environmental damage; and the grasp of consciousness and critical consciousness are restricted to the school and pedagogical universe.Keywords: Research. Meeting.Trends. Universidade Federal de Mato Grosso2013-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empírica de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/85010.29286/rep.v22i48.850Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 103-1232238-20970104-596210.29286/rep.v22i48reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/850/651SANTOS, Edvanderson RamalhoFERREIRA, Adriano CharlesSERPE, Bernadete MachadoROSSO, Ademir Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:33Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/850Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:33Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental |
title |
Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental |
spellingShingle |
Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental SANTOS, Edvanderson Ramalho Pesquisa. Encontro. Tendências. Educação Ambiental |
title_short |
Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental |
title_full |
Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental |
title_fullStr |
Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental |
title_sort |
Uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos paranaenses de Educação Ambiental |
author |
SANTOS, Edvanderson Ramalho |
author_facet |
SANTOS, Edvanderson Ramalho FERREIRA, Adriano Charles SERPE, Bernadete Machado ROSSO, Ademir José |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, Adriano Charles SERPE, Bernadete Machado ROSSO, Ademir José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Edvanderson Ramalho FERREIRA, Adriano Charles SERPE, Bernadete Machado ROSSO, Ademir José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa. Encontro. Tendências. Educação Ambiental |
topic |
Pesquisa. Encontro. Tendências. Educação Ambiental |
description |
O artigo analisa o uso dos termos consciência, conscientização e tomada de consciência nos trabalhos apresentados no IX e X Encontro Paranaense de Educação Ambiental – EPEA (2006/2007), frente aos referenciais teóricos de Piaget e Freire. A análise foi processada pelo programa Alceste, o qual emitiu relatório dividindo o corpus textual em quatro classes. As informações analisadas indicam que a consciência dentro de uma visão preservacionista é apresentada como fator promotor de sustentabilidade; a conscientização, no sentido de frear os danos ambientais; e a tomada de consciência e a consciência crítica estão restritas ao universo escolar e pedagógico.AbstractThis paper analyzes the use of terms consciousness, consciousness raising and grasp of consciousness in studies presented at the IX and X Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (2006/2007) (IX and X Environmental Education Meeting in Paraná), taking into consideration theoretical reference by Piaget and Freire. The analysis was processed using the software Alceste, which emitted a report dividing the textual corpus into four classes. Information analyzed indicated that the consciousness in an environmentalist view is presented as a factor that promotes sustainability, consciousness raising, acts preventing environmental damage; and the grasp of consciousness and critical consciousness are restricted to the school and pedagogical universe.Keywords: Research. Meeting.Trends. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica de campo. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/850 10.29286/rep.v22i48.850 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/850 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v22i48.850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/850/651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 103-123 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v22i48 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215161704448 |