Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Luzia Aparecida de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: GARNICA, Antonio Vicente Marafioti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1241
Resumo: Este artigo baseia-se em estudo sobre as dinâmicas escolares de um Grupo Escolar do interior do estado de São Paulo, e sua intenção principal é tematizar aspectos relativos à metodologia de pesquisa, à possibilidade de protocolos alternativos de investigação, seus limitantes e potencialidades. Ao articular entrevistas, documentos escritos, fotografias, jornais escolares e documentos pessoais – criou-se um protocolo investigativo multifacetado do qual aqui são ressaltados, de modo específico, o trabalho com arquivos escolares e aspectos próprios ao uso da história oral. Particularmente, ao tratar da história oral, surge uma breve discussão em torno dos conceitos de infância e velhice.
id UFMT-3_fe399ef6f7e868589256c9adcf192290
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1241
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo EscolarMetodologia de Pesquisa. História Oral. Arquivos Escolares. Infância. Velhice.História da Educação.Este artigo baseia-se em estudo sobre as dinâmicas escolares de um Grupo Escolar do interior do estado de São Paulo, e sua intenção principal é tematizar aspectos relativos à metodologia de pesquisa, à possibilidade de protocolos alternativos de investigação, seus limitantes e potencialidades. Ao articular entrevistas, documentos escritos, fotografias, jornais escolares e documentos pessoais – criou-se um protocolo investigativo multifacetado do qual aqui são ressaltados, de modo específico, o trabalho com arquivos escolares e aspectos próprios ao uso da história oral. Particularmente, ao tratar da história oral, surge uma breve discussão em torno dos conceitos de infância e velhice.Universidade Federal de Mato Grosso2013-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa Empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/124110.29286/rep.v22i50.1241Revista de Educação Pública; v. 22 n. 50 (2013): Revista de Educação Pública, v. 22, n. 50, Edição Especial Comemorativa, set./dez. 2013; 763-7842238-20970104-596210.29286/rep.v22i50reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1241/990SOUZA, Luzia Aparecida deGARNICA, Antonio Vicente Marafiotiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:37Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1241Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:37Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escolar
title Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escolar
spellingShingle Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escolar
SOUZA, Luzia Aparecida de
Metodologia de Pesquisa. História Oral. Arquivos Escolares. Infância. Velhice.
História da Educação.
title_short Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escolar
title_full Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escolar
title_fullStr Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escolar
title_full_unstemmed Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escolar
title_sort Arquivos e fontes, escrita e oralidade, infância e velhice: considerações acerca de um protocolo de pesquisa sobre um Grupo Escolar
author SOUZA, Luzia Aparecida de
author_facet SOUZA, Luzia Aparecida de
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti
author_role author
author2 GARNICA, Antonio Vicente Marafioti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Luzia Aparecida de
GARNICA, Antonio Vicente Marafioti
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de Pesquisa. História Oral. Arquivos Escolares. Infância. Velhice.
História da Educação.
topic Metodologia de Pesquisa. História Oral. Arquivos Escolares. Infância. Velhice.
História da Educação.
description Este artigo baseia-se em estudo sobre as dinâmicas escolares de um Grupo Escolar do interior do estado de São Paulo, e sua intenção principal é tematizar aspectos relativos à metodologia de pesquisa, à possibilidade de protocolos alternativos de investigação, seus limitantes e potencialidades. Ao articular entrevistas, documentos escritos, fotografias, jornais escolares e documentos pessoais – criou-se um protocolo investigativo multifacetado do qual aqui são ressaltados, de modo específico, o trabalho com arquivos escolares e aspectos próprios ao uso da história oral. Particularmente, ao tratar da história oral, surge uma breve discussão em torno dos conceitos de infância e velhice.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa Empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1241
10.29286/rep.v22i50.1241
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1241
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i50.1241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1241/990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 50 (2013): Revista de Educação Pública, v. 22, n. 50, Edição Especial Comemorativa, set./dez. 2013; 763-784
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i50
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215573794816