UM ISOMORFISMO INSTITUCIONAL, ESTRATÉGIAS, SUSTENTABILIDADE E SUAS RELAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes de Souza, VANEIDE
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Estudos e Pesquisas em Administração
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/15884
Resumo: A realização da pesquisa possibilitou que verificássemos a importância do estudo das estratégias no campo da sustentabilidade, a partir da influência do isomorfismo institucional, que ocorre nos diversos campos organizacionais. Esta pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de um levantamento de dados secundários a respeito dos temas  de isomorfismo institucional, estratégias, sustentabilidade e suas relações em textos base de dados do google scholar.  No contexto do isomorfismo dentro dos campos organizacionais é importante destacar que os mecanismos de mudanças institucionais são estratégias usadas nos/pelos campos organizacionais para que outras organizações se adequem aos padrões institucionalizados dentro dele. A necessidade de equalizar as diversas percepções a respeito do desenvolvimento sustentável, visando o bem comum, por meio do crescimento econômico, sem prejudicar o meio ambiente presente e futuro, levou a criação de várias dimensões e indicadores, que regulam as estratégias antrópicas. Uma das formas de promover o desenvolvimento sustentável das instituições é  a criação de  estratégias de sustentabilidade econômica mundial, nacional, regional e local alicerçadas no isomorfismo institucional.
id UFMT-4_dbe0c828b78547016758c1eaeec32068
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/15884
network_acronym_str UFMT-4
network_name_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository_id_str
spelling UM ISOMORFISMO INSTITUCIONAL, ESTRATÉGIAS, SUSTENTABILIDADE E SUAS RELAÇÕESIsomorfismo institucionalEstratégiasSustentabilidadeA realização da pesquisa possibilitou que verificássemos a importância do estudo das estratégias no campo da sustentabilidade, a partir da influência do isomorfismo institucional, que ocorre nos diversos campos organizacionais. Esta pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de um levantamento de dados secundários a respeito dos temas  de isomorfismo institucional, estratégias, sustentabilidade e suas relações em textos base de dados do google scholar.  No contexto do isomorfismo dentro dos campos organizacionais é importante destacar que os mecanismos de mudanças institucionais são estratégias usadas nos/pelos campos organizacionais para que outras organizações se adequem aos padrões institucionalizados dentro dele. A necessidade de equalizar as diversas percepções a respeito do desenvolvimento sustentável, visando o bem comum, por meio do crescimento econômico, sem prejudicar o meio ambiente presente e futuro, levou a criação de várias dimensões e indicadores, que regulam as estratégias antrópicas. Uma das formas de promover o desenvolvimento sustentável das instituições é  a criação de  estratégias de sustentabilidade econômica mundial, nacional, regional e local alicerçadas no isomorfismo institucional.Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com2023-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/1588410.30781/repad.v7i2.15884Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 7 n. 2 (2023): Edição v. 7 n. 2 (Maio-Agosto/2023)Journal Study and Research in Administration; Vol. 7 No. 2 (2023): Edição v. 7 n. 2 (Maio-Agosto/2023)2594-7559reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administraçãoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/15884/12622https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/15884/12621Copyright (c) 2023 VANEIDE Gomes de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes de Souza, VANEIDE 2023-08-31T23:08:24Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/15884Revistahttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repadPUBhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/oaicardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com2594-75592594-7559opendoar:2023-08-31T23:08:24Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ISOMORFISMO INSTITUCIONAL, ESTRATÉGIAS, SUSTENTABILIDADE E SUAS RELAÇÕES
title UM ISOMORFISMO INSTITUCIONAL, ESTRATÉGIAS, SUSTENTABILIDADE E SUAS RELAÇÕES
spellingShingle UM ISOMORFISMO INSTITUCIONAL, ESTRATÉGIAS, SUSTENTABILIDADE E SUAS RELAÇÕES
Gomes de Souza, VANEIDE
Isomorfismo institucional
Estratégias
Sustentabilidade
title_short UM ISOMORFISMO INSTITUCIONAL, ESTRATÉGIAS, SUSTENTABILIDADE E SUAS RELAÇÕES
title_full UM ISOMORFISMO INSTITUCIONAL, ESTRATÉGIAS, SUSTENTABILIDADE E SUAS RELAÇÕES
title_fullStr UM ISOMORFISMO INSTITUCIONAL, ESTRATÉGIAS, SUSTENTABILIDADE E SUAS RELAÇÕES
title_full_unstemmed UM ISOMORFISMO INSTITUCIONAL, ESTRATÉGIAS, SUSTENTABILIDADE E SUAS RELAÇÕES
title_sort UM ISOMORFISMO INSTITUCIONAL, ESTRATÉGIAS, SUSTENTABILIDADE E SUAS RELAÇÕES
author Gomes de Souza, VANEIDE
author_facet Gomes de Souza, VANEIDE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes de Souza, VANEIDE
dc.subject.por.fl_str_mv Isomorfismo institucional
Estratégias
Sustentabilidade
topic Isomorfismo institucional
Estratégias
Sustentabilidade
description A realização da pesquisa possibilitou que verificássemos a importância do estudo das estratégias no campo da sustentabilidade, a partir da influência do isomorfismo institucional, que ocorre nos diversos campos organizacionais. Esta pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de um levantamento de dados secundários a respeito dos temas  de isomorfismo institucional, estratégias, sustentabilidade e suas relações em textos base de dados do google scholar.  No contexto do isomorfismo dentro dos campos organizacionais é importante destacar que os mecanismos de mudanças institucionais são estratégias usadas nos/pelos campos organizacionais para que outras organizações se adequem aos padrões institucionalizados dentro dele. A necessidade de equalizar as diversas percepções a respeito do desenvolvimento sustentável, visando o bem comum, por meio do crescimento econômico, sem prejudicar o meio ambiente presente e futuro, levou a criação de várias dimensões e indicadores, que regulam as estratégias antrópicas. Uma das formas de promover o desenvolvimento sustentável das instituições é  a criação de  estratégias de sustentabilidade econômica mundial, nacional, regional e local alicerçadas no isomorfismo institucional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/15884
10.30781/repad.v7i2.15884
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/15884
identifier_str_mv 10.30781/repad.v7i2.15884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/15884/12622
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/15884/12621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 VANEIDE Gomes de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 VANEIDE Gomes de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso - repadufmt@gmail.com
dc.source.none.fl_str_mv Revista Estudos e Pesquisas em Administração; v. 7 n. 2 (2023): Edição v. 7 n. 2 (Maio-Agosto/2023)
Journal Study and Research in Administration; Vol. 7 No. 2 (2023): Edição v. 7 n. 2 (Maio-Agosto/2023)
2594-7559
reponame:Revista Estudos e Pesquisas em Administração
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista Estudos e Pesquisas em Administração
collection Revista Estudos e Pesquisas em Administração
repository.name.fl_str_mv Revista Estudos e Pesquisas em Administração - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv cardoso9778@gmail.com||repadufmt@gmail.com
_version_ 1797239961974472704