Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1947 |
Resumo: | This study of the social media and its use by the government communication show the case of Curitiba-PR Prefecture Facebook's page. The objective was to understand how a municipal public agency could, in less than a year, about 500 thousand followers on Facebook, including other states, to the point of overcoming capital with the highest number of inhabitants. From this analysis, our objective was to understand the city of publications on the social networking site transiting between providing service to the local population and institutional marketing. This is a case study where we collect 25 publications disseminated throughout 2014 and analyze the main comments. In addition to emphasizing the linguistic resources used by the municipal executive and technicians made available by technological tool, we analyze the uses and appropriations made by page and followers on conversational environment. |
id |
UFMT_05d48b186544713cb06cb3c6ea3a782e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/1947 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no FacebookCiberculturaRedes sociaisPoder públicoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCybercultureSocial networksGovernmentThis study of the social media and its use by the government communication show the case of Curitiba-PR Prefecture Facebook's page. The objective was to understand how a municipal public agency could, in less than a year, about 500 thousand followers on Facebook, including other states, to the point of overcoming capital with the highest number of inhabitants. From this analysis, our objective was to understand the city of publications on the social networking site transiting between providing service to the local population and institutional marketing. This is a case study where we collect 25 publications disseminated throughout 2014 and analyze the main comments. In addition to emphasizing the linguistic resources used by the municipal executive and technicians made available by technological tool, we analyze the uses and appropriations made by page and followers on conversational environment.O nosso estudo sobre mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental retratou o caso da página da prefeitura de Curitiba-PR no Facebook. O objetivo foi entender como um órgão público municipal conseguiu, em menos de um ano, cerca de 500 mil seguidores no Facebook, inclusive de outros estados brasileiros, a ponto de ultrapassar capitais com maior número de habitantes. A partir dessa análise, nossa meta foi esclarecer como as publicações da prefeitura no site de rede social transitam entre a prestação de serviço para a população do município e o marketing institucional. Trata-se de um estudo de caso onde coletamos 25 publicações veiculadas ao longo de 2014 e analisamos os principais comentários. Além de enfatizar os recursos linguísticos utilizados pelo executivo municipal e técnicos disponibilizados pela ferramenta tecnológica, analisamos os usos e apropriações feitos pela página e seguidores no ambiente conversacional.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura ContemporâneaLeite, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/8162237062073092Leite, José Carlos005.636.858-59http://lattes.cnpq.br/8162237062073092Tavares, Débora Cristina250.798.968-84http://lattes.cnpq.br/3827247758971217005.636.858-59Santos, Adriana Cristina Omena dos137.283.848-10http://lattes.cnpq.br/1515433725914811Barriento, André Luiz2020-03-07T12:00:08Z2017-03-282020-03-07T12:00:08Z2016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBARRIENTO, André Luiz. Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental: a página da prefeitura de Curitiba no Facebook. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016.http://ri.ufmt.br/handle/1/1947porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2020-03-11T07:03:11Zoai:localhost:1/1947Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2020-03-11T07:03:11Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook |
title |
Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook |
spellingShingle |
Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook Barriento, André Luiz Cibercultura Redes sociais Poder público CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Cyberculture Social networks Government |
title_short |
Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook |
title_full |
Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook |
title_fullStr |
Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook |
title_full_unstemmed |
Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook |
title_sort |
Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook |
author |
Barriento, André Luiz |
author_facet |
Barriento, André Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leite, José Carlos http://lattes.cnpq.br/8162237062073092 Leite, José Carlos 005.636.858-59 http://lattes.cnpq.br/8162237062073092 Tavares, Débora Cristina 250.798.968-84 http://lattes.cnpq.br/3827247758971217 005.636.858-59 Santos, Adriana Cristina Omena dos 137.283.848-10 http://lattes.cnpq.br/1515433725914811 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barriento, André Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura Redes sociais Poder público CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Cyberculture Social networks Government |
topic |
Cibercultura Redes sociais Poder público CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Cyberculture Social networks Government |
description |
This study of the social media and its use by the government communication show the case of Curitiba-PR Prefecture Facebook's page. The objective was to understand how a municipal public agency could, in less than a year, about 500 thousand followers on Facebook, including other states, to the point of overcoming capital with the highest number of inhabitants. From this analysis, our objective was to understand the city of publications on the social networking site transiting between providing service to the local population and institutional marketing. This is a case study where we collect 25 publications disseminated throughout 2014 and analyze the main comments. In addition to emphasizing the linguistic resources used by the municipal executive and technicians made available by technological tool, we analyze the uses and appropriations made by page and followers on conversational environment. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-02 2017-03-28 2020-03-07T12:00:08Z 2020-03-07T12:00:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARRIENTO, André Luiz. Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental: a página da prefeitura de Curitiba no Facebook. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016. http://ri.ufmt.br/handle/1/1947 |
identifier_str_mv |
BARRIENTO, André Luiz. Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental: a página da prefeitura de Curitiba no Facebook. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/1947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648502274293760 |