Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barriento, André Luiz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/1947
Resumo: This study of the social media and its use by the government communication show the case of Curitiba-PR Prefecture Facebook's page. The objective was to understand how a municipal public agency could, in less than a year, about 500 thousand followers on Facebook, including other states, to the point of overcoming capital with the highest number of inhabitants. From this analysis, our objective was to understand the city of publications on the social networking site transiting between providing service to the local population and institutional marketing. This is a case study where we collect 25 publications disseminated throughout 2014 and analyze the main comments. In addition to emphasizing the linguistic resources used by the municipal executive and technicians made available by technological tool, we analyze the uses and appropriations made by page and followers on conversational environment.
id UFMT_05d48b186544713cb06cb3c6ea3a782e
oai_identifier_str oai:localhost:1/1947
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no FacebookCiberculturaRedes sociaisPoder públicoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCybercultureSocial networksGovernmentThis study of the social media and its use by the government communication show the case of Curitiba-PR Prefecture Facebook's page. The objective was to understand how a municipal public agency could, in less than a year, about 500 thousand followers on Facebook, including other states, to the point of overcoming capital with the highest number of inhabitants. From this analysis, our objective was to understand the city of publications on the social networking site transiting between providing service to the local population and institutional marketing. This is a case study where we collect 25 publications disseminated throughout 2014 and analyze the main comments. In addition to emphasizing the linguistic resources used by the municipal executive and technicians made available by technological tool, we analyze the uses and appropriations made by page and followers on conversational environment.O nosso estudo sobre mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental retratou o caso da página da prefeitura de Curitiba-PR no Facebook. O objetivo foi entender como um órgão público municipal conseguiu, em menos de um ano, cerca de 500 mil seguidores no Facebook, inclusive de outros estados brasileiros, a ponto de ultrapassar capitais com maior número de habitantes. A partir dessa análise, nossa meta foi esclarecer como as publicações da prefeitura no site de rede social transitam entre a prestação de serviço para a população do município e o marketing institucional. Trata-se de um estudo de caso onde coletamos 25 publicações veiculadas ao longo de 2014 e analisamos os principais comentários. Além de enfatizar os recursos linguísticos utilizados pelo executivo municipal e técnicos disponibilizados pela ferramenta tecnológica, analisamos os usos e apropriações feitos pela página e seguidores no ambiente conversacional.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura ContemporâneaLeite, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/8162237062073092Leite, José Carlos005.636.858-59http://lattes.cnpq.br/8162237062073092Tavares, Débora Cristina250.798.968-84http://lattes.cnpq.br/3827247758971217005.636.858-59Santos, Adriana Cristina Omena dos137.283.848-10http://lattes.cnpq.br/1515433725914811Barriento, André Luiz2020-03-07T12:00:08Z2017-03-282020-03-07T12:00:08Z2016-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBARRIENTO, André Luiz. Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental: a página da prefeitura de Curitiba no Facebook. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016.http://ri.ufmt.br/handle/1/1947porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2020-03-11T07:03:11Zoai:localhost:1/1947Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2020-03-11T07:03:11Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook
title Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook
spellingShingle Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook
Barriento, André Luiz
Cibercultura
Redes sociais
Poder público
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Cyberculture
Social networks
Government
title_short Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook
title_full Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook
title_fullStr Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook
title_full_unstemmed Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook
title_sort Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental : a página da prefeitura de Curitiba no Facebook
author Barriento, André Luiz
author_facet Barriento, André Luiz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, José Carlos
http://lattes.cnpq.br/8162237062073092
Leite, José Carlos
005.636.858-59
http://lattes.cnpq.br/8162237062073092
Tavares, Débora Cristina
250.798.968-84
http://lattes.cnpq.br/3827247758971217
005.636.858-59
Santos, Adriana Cristina Omena dos
137.283.848-10
http://lattes.cnpq.br/1515433725914811
dc.contributor.author.fl_str_mv Barriento, André Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura
Redes sociais
Poder público
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Cyberculture
Social networks
Government
topic Cibercultura
Redes sociais
Poder público
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Cyberculture
Social networks
Government
description This study of the social media and its use by the government communication show the case of Curitiba-PR Prefecture Facebook's page. The objective was to understand how a municipal public agency could, in less than a year, about 500 thousand followers on Facebook, including other states, to the point of overcoming capital with the highest number of inhabitants. From this analysis, our objective was to understand the city of publications on the social networking site transiting between providing service to the local population and institutional marketing. This is a case study where we collect 25 publications disseminated throughout 2014 and analyze the main comments. In addition to emphasizing the linguistic resources used by the municipal executive and technicians made available by technological tool, we analyze the uses and appropriations made by page and followers on conversational environment.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-02
2017-03-28
2020-03-07T12:00:08Z
2020-03-07T12:00:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARRIENTO, André Luiz. Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental: a página da prefeitura de Curitiba no Facebook. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016.
http://ri.ufmt.br/handle/1/1947
identifier_str_mv BARRIENTO, André Luiz. Mídias sociais e seu uso pela comunicação governamental: a página da prefeitura de Curitiba no Facebook. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/1947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Faculdade de Comunicação e Artes (FCA)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648502274293760