Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/934 |
Resumo: | This work studies the influence of the Promoter and Multiplier courses in the philosophy of Community Policing in sensitizing community leaders to mitigate the process of marginalization and violence in the community. Makes a brief historical and social development of the community police and studies the development of community policing in many countries who use this coping strategy. Analyzes Community Policing in Brazil and Mato Grosso. Checks the format of pedagogical courses and multiplier promoter, spanning the disciplines covered and the amount of hours / classes in each course and how many students took courses from the year 2007 to 2010. Ancora in: literature around secondary sources, compilation of existing data on surveys, monographs, theses, magazines, newspapers and books, in three types of questionnaires - one applied to managers of community policing courses of the Secretariat of Public Security of Mato Grosso, the other people who took the course community policing and company commanders Community (bases) - and in formal interviews applied to some community leaders who took the course. Objectively whether education for community leaders, in this format, resulted in an ideological reproduction or a democratization of public security policies. |
id |
UFMT_2afba7834733d940b48f66a65543adce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/934 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?Polícia comunitáriaCurso de polícia comunitáriaLíderes da comunidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCommunity policingCommunity policing courseCommunity leadersThis work studies the influence of the Promoter and Multiplier courses in the philosophy of Community Policing in sensitizing community leaders to mitigate the process of marginalization and violence in the community. Makes a brief historical and social development of the community police and studies the development of community policing in many countries who use this coping strategy. Analyzes Community Policing in Brazil and Mato Grosso. Checks the format of pedagogical courses and multiplier promoter, spanning the disciplines covered and the amount of hours / classes in each course and how many students took courses from the year 2007 to 2010. Ancora in: literature around secondary sources, compilation of existing data on surveys, monographs, theses, magazines, newspapers and books, in three types of questionnaires - one applied to managers of community policing courses of the Secretariat of Public Security of Mato Grosso, the other people who took the course community policing and company commanders Community (bases) - and in formal interviews applied to some community leaders who took the course. Objectively whether education for community leaders, in this format, resulted in an ideological reproduction or a democratization of public security policies.Este trabalho estuda a influência dos Cursos de Promotor e Multiplicador da filosofia da Polícia Comunitária na sensibilização dos Líderes Comunitários para mitigar o processo de violência e marginalidade na comunidade. Faz uma breve contextualização histórica e social do desenvolvimento da polícia comunitária e estuda o desenvolvimento do policiamento comunitário em diversos países que usam essa estratégia de enfrentamento. Analisa a Polícia Comunitária no Brasil e em Mato Grosso. Verifica o formato pedagógico dos cursos de promotor e multiplicador, perpassando as disciplinas contempladas e o quantitativo de horas/aulas de cada curso e quantos alunos fizeram os cursos entre o ano de 2007 a 2010. Ancora em: pesquisa bibliográfica em torno de fontes secundárias, compilação dos dados existentes em pesquisas, monografias, teses, revistas, jornais e livros; em três modelos de questionários – um aplicado aos gestores dos cursos de polícia comunitária da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, outro a pessoas que fizeram o curso de polícia comunitária e aos comandantes das companhias comunitárias (bases) – e, em entrevistas formais aplicadas a alguns líderes comunitários que realizaram o curso. Objetiva saber se a educação para líderes comunitários, nesse formato, redundou numa reprodução ideológica ou numa democratização das políticas de segurança pública.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBarros Neta, Maria da Anunciação Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/4780912723951170Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro137.634.743-15http://lattes.cnpq.br/4780912723951170Costa, Naldson Ramos da761.911.098-49http://lattes.cnpq.br/2128905713616151137.634.743-15Luiz, Ronilson de Souza129.650.208-29http://lattes.cnpq.br/1457314328660305Passos, Luiz Augusto011.741.408-52http://lattes.cnpq.br/5248678282985273Castro, Clarindo Alves de2019-03-18T16:22:53Z2013-05-032019-03-18T16:22:53Z2013-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCASTRO, Clarindo Alves de. Educação para líderes comunitários: reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.http://ri.ufmt.br/handle/1/934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-03-20T07:03:09Zoai:localhost:1/934Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2019-03-20T07:03:09Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública? |
title |
Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública? |
spellingShingle |
Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública? Castro, Clarindo Alves de Polícia comunitária Curso de polícia comunitária Líderes da comunidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Community policing Community policing course Community leaders |
title_short |
Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública? |
title_full |
Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública? |
title_fullStr |
Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública? |
title_full_unstemmed |
Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública? |
title_sort |
Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública? |
author |
Castro, Clarindo Alves de |
author_facet |
Castro, Clarindo Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro http://lattes.cnpq.br/4780912723951170 Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro 137.634.743-15 http://lattes.cnpq.br/4780912723951170 Costa, Naldson Ramos da 761.911.098-49 http://lattes.cnpq.br/2128905713616151 137.634.743-15 Luiz, Ronilson de Souza 129.650.208-29 http://lattes.cnpq.br/1457314328660305 Passos, Luiz Augusto 011.741.408-52 http://lattes.cnpq.br/5248678282985273 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Clarindo Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polícia comunitária Curso de polícia comunitária Líderes da comunidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Community policing Community policing course Community leaders |
topic |
Polícia comunitária Curso de polícia comunitária Líderes da comunidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Community policing Community policing course Community leaders |
description |
This work studies the influence of the Promoter and Multiplier courses in the philosophy of Community Policing in sensitizing community leaders to mitigate the process of marginalization and violence in the community. Makes a brief historical and social development of the community police and studies the development of community policing in many countries who use this coping strategy. Analyzes Community Policing in Brazil and Mato Grosso. Checks the format of pedagogical courses and multiplier promoter, spanning the disciplines covered and the amount of hours / classes in each course and how many students took courses from the year 2007 to 2010. Ancora in: literature around secondary sources, compilation of existing data on surveys, monographs, theses, magazines, newspapers and books, in three types of questionnaires - one applied to managers of community policing courses of the Secretariat of Public Security of Mato Grosso, the other people who took the course community policing and company commanders Community (bases) - and in formal interviews applied to some community leaders who took the course. Objectively whether education for community leaders, in this format, resulted in an ideological reproduction or a democratization of public security policies. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-03 2013-03-28 2019-03-18T16:22:53Z 2019-03-18T16:22:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CASTRO, Clarindo Alves de. Educação para líderes comunitários: reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. http://ri.ufmt.br/handle/1/934 |
identifier_str_mv |
CASTRO, Clarindo Alves de. Educação para líderes comunitários: reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648493769293824 |