Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Clarindo Alves de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/934
Resumo: This work studies the influence of the Promoter and Multiplier courses in the philosophy of Community Policing in sensitizing community leaders to mitigate the process of marginalization and violence in the community. Makes a brief historical and social development of the community police and studies the development of community policing in many countries who use this coping strategy. Analyzes Community Policing in Brazil and Mato Grosso. Checks the format of pedagogical courses and multiplier promoter, spanning the disciplines covered and the amount of hours / classes in each course and how many students took courses from the year 2007 to 2010. Ancora in: literature around secondary sources, compilation of existing data on surveys, monographs, theses, magazines, newspapers and books, in three types of questionnaires - one applied to managers of community policing courses of the Secretariat of Public Security of Mato Grosso, the other people who took the course community policing and company commanders Community (bases) - and in formal interviews applied to some community leaders who took the course. Objectively whether education for community leaders, in this format, resulted in an ideological reproduction or a democratization of public security policies.
id UFMT_2afba7834733d940b48f66a65543adce
oai_identifier_str oai:localhost:1/934
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?Polícia comunitáriaCurso de polícia comunitáriaLíderes da comunidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCommunity policingCommunity policing courseCommunity leadersThis work studies the influence of the Promoter and Multiplier courses in the philosophy of Community Policing in sensitizing community leaders to mitigate the process of marginalization and violence in the community. Makes a brief historical and social development of the community police and studies the development of community policing in many countries who use this coping strategy. Analyzes Community Policing in Brazil and Mato Grosso. Checks the format of pedagogical courses and multiplier promoter, spanning the disciplines covered and the amount of hours / classes in each course and how many students took courses from the year 2007 to 2010. Ancora in: literature around secondary sources, compilation of existing data on surveys, monographs, theses, magazines, newspapers and books, in three types of questionnaires - one applied to managers of community policing courses of the Secretariat of Public Security of Mato Grosso, the other people who took the course community policing and company commanders Community (bases) - and in formal interviews applied to some community leaders who took the course. Objectively whether education for community leaders, in this format, resulted in an ideological reproduction or a democratization of public security policies.Este trabalho estuda a influência dos Cursos de Promotor e Multiplicador da filosofia da Polícia Comunitária na sensibilização dos Líderes Comunitários para mitigar o processo de violência e marginalidade na comunidade. Faz uma breve contextualização histórica e social do desenvolvimento da polícia comunitária e estuda o desenvolvimento do policiamento comunitário em diversos países que usam essa estratégia de enfrentamento. Analisa a Polícia Comunitária no Brasil e em Mato Grosso. Verifica o formato pedagógico dos cursos de promotor e multiplicador, perpassando as disciplinas contempladas e o quantitativo de horas/aulas de cada curso e quantos alunos fizeram os cursos entre o ano de 2007 a 2010. Ancora em: pesquisa bibliográfica em torno de fontes secundárias, compilação dos dados existentes em pesquisas, monografias, teses, revistas, jornais e livros; em três modelos de questionários – um aplicado aos gestores dos cursos de polícia comunitária da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, outro a pessoas que fizeram o curso de polícia comunitária e aos comandantes das companhias comunitárias (bases) – e, em entrevistas formais aplicadas a alguns líderes comunitários que realizaram o curso. Objetiva saber se a educação para líderes comunitários, nesse formato, redundou numa reprodução ideológica ou numa democratização das políticas de segurança pública.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBarros Neta, Maria da Anunciação Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/4780912723951170Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro137.634.743-15http://lattes.cnpq.br/4780912723951170Costa, Naldson Ramos da761.911.098-49http://lattes.cnpq.br/2128905713616151137.634.743-15Luiz, Ronilson de Souza129.650.208-29http://lattes.cnpq.br/1457314328660305Passos, Luiz Augusto011.741.408-52http://lattes.cnpq.br/5248678282985273Castro, Clarindo Alves de2019-03-18T16:22:53Z2013-05-032019-03-18T16:22:53Z2013-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCASTRO, Clarindo Alves de. Educação para líderes comunitários: reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.http://ri.ufmt.br/handle/1/934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-03-20T07:03:09Zoai:localhost:1/934Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2019-03-20T07:03:09Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?
title Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?
spellingShingle Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?
Castro, Clarindo Alves de
Polícia comunitária
Curso de polícia comunitária
Líderes da comunidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Community policing
Community policing course
Community leaders
title_short Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?
title_full Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?
title_fullStr Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?
title_full_unstemmed Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?
title_sort Educação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?
author Castro, Clarindo Alves de
author_facet Castro, Clarindo Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
http://lattes.cnpq.br/4780912723951170
Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
137.634.743-15
http://lattes.cnpq.br/4780912723951170
Costa, Naldson Ramos da
761.911.098-49
http://lattes.cnpq.br/2128905713616151
137.634.743-15
Luiz, Ronilson de Souza
129.650.208-29
http://lattes.cnpq.br/1457314328660305
Passos, Luiz Augusto
011.741.408-52
http://lattes.cnpq.br/5248678282985273
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Clarindo Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Polícia comunitária
Curso de polícia comunitária
Líderes da comunidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Community policing
Community policing course
Community leaders
topic Polícia comunitária
Curso de polícia comunitária
Líderes da comunidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Community policing
Community policing course
Community leaders
description This work studies the influence of the Promoter and Multiplier courses in the philosophy of Community Policing in sensitizing community leaders to mitigate the process of marginalization and violence in the community. Makes a brief historical and social development of the community police and studies the development of community policing in many countries who use this coping strategy. Analyzes Community Policing in Brazil and Mato Grosso. Checks the format of pedagogical courses and multiplier promoter, spanning the disciplines covered and the amount of hours / classes in each course and how many students took courses from the year 2007 to 2010. Ancora in: literature around secondary sources, compilation of existing data on surveys, monographs, theses, magazines, newspapers and books, in three types of questionnaires - one applied to managers of community policing courses of the Secretariat of Public Security of Mato Grosso, the other people who took the course community policing and company commanders Community (bases) - and in formal interviews applied to some community leaders who took the course. Objectively whether education for community leaders, in this format, resulted in an ideological reproduction or a democratization of public security policies.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-03
2013-03-28
2019-03-18T16:22:53Z
2019-03-18T16:22:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, Clarindo Alves de. Educação para líderes comunitários: reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
http://ri.ufmt.br/handle/1/934
identifier_str_mv CASTRO, Clarindo Alves de. Educação para líderes comunitários: reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648493769293824