Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/136 |
Resumo: | This paper seeks to develop a dialogue between Education, Philosophy and Arts through the thoughts of Stoics, Jacques Derrida, Gilles Deleuze and Anne Cauquelin, among others, which are based on the philosophy of difference and the theory of the incorporeal. It aims to discuss learning, or rather, experience. It seeks to understand the moment that may raise our understanding and development of something that is familiar. It is a reflection on the power of the event, the argumentative value of the artwork, the capacity of knowledge/experience/learning in the movement of the incorporeal according to ancient Stoicism, mobilizing the concept of Labirintogoria. It is not to be affected alone, but by a process of preparation and its continuum. |
id |
UFMT_38cecef892f6c2bcb978c7f998424085 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/136 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos)IncorporalEstoicoLabirintogoriaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIncorporealStoicLabirintogoriaThis paper seeks to develop a dialogue between Education, Philosophy and Arts through the thoughts of Stoics, Jacques Derrida, Gilles Deleuze and Anne Cauquelin, among others, which are based on the philosophy of difference and the theory of the incorporeal. It aims to discuss learning, or rather, experience. It seeks to understand the moment that may raise our understanding and development of something that is familiar. It is a reflection on the power of the event, the argumentative value of the artwork, the capacity of knowledge/experience/learning in the movement of the incorporeal according to ancient Stoicism, mobilizing the concept of Labirintogoria. It is not to be affected alone, but by a process of preparation and its continuum.Este trabalho procura elaborar um diálogo entre Educação, Filosofia e Artes a partir do pensamento dos estoicos, de Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Anne Cauquelin, entre outros, fundamentando-se na filosofia da diferença e na teoria dos incorporais. Busca dissertar sobre aprendizado, ou melhor, sobre experiência. Procura compreender o momento de encontro com aquilo que pode suscitar a nossa compreensão e o desenvolvimento de algo que se conhece. É uma reflexão sobre a virtude do acontecimento, do valor argumentativo da obra de arte, da capacidade de conhecimento/experiência/aprendizado no movimento dos incorporais segundo o estoicismo antigo, mobilizando o conceito de Labirintogoria. Não se trata somente de ser afetado, mas de um processo de elaboração e seu continuum.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoFerreira, Márcia dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1823864094040331Ferreira, Márcia dos Santos108.355.108-67http://lattes.cnpq.br/1823864094040331Azevedo, Maria Thereza de Oliveira546.410.717-72http://lattes.cnpq.br/8345268053922687108.355.108-67Costa, Luciano Bedin da703.519.290-53http://lattes.cnpq.br/3277990625335032Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara2017-01-17T14:55:01Z2015-07-312017-01-17T14:55:01Z2015-07-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVELHO, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara. Labirintogoria (ou sobre a experiência: apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos). 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.http://ri.ufmt.br/handle/1/136porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2017-02-01T14:53:59Zoai:localhost:1/136Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2017-02-01T14:53:59Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos) |
title |
Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos) |
spellingShingle |
Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos) Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara Incorporal Estoico Labirintogoria CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Incorporeal Stoic Labirintogoria |
title_short |
Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos) |
title_full |
Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos) |
title_fullStr |
Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos) |
title_full_unstemmed |
Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos) |
title_sort |
Labirintogoria (ou sobre a experiência : apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos) |
author |
Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara |
author_facet |
Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Márcia dos Santos http://lattes.cnpq.br/1823864094040331 Ferreira, Márcia dos Santos 108.355.108-67 http://lattes.cnpq.br/1823864094040331 Azevedo, Maria Thereza de Oliveira 546.410.717-72 http://lattes.cnpq.br/8345268053922687 108.355.108-67 Costa, Luciano Bedin da 703.519.290-53 http://lattes.cnpq.br/3277990625335032 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Velho, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Incorporal Estoico Labirintogoria CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Incorporeal Stoic Labirintogoria |
topic |
Incorporal Estoico Labirintogoria CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Incorporeal Stoic Labirintogoria |
description |
This paper seeks to develop a dialogue between Education, Philosophy and Arts through the thoughts of Stoics, Jacques Derrida, Gilles Deleuze and Anne Cauquelin, among others, which are based on the philosophy of difference and the theory of the incorporeal. It aims to discuss learning, or rather, experience. It seeks to understand the moment that may raise our understanding and development of something that is familiar. It is a reflection on the power of the event, the argumentative value of the artwork, the capacity of knowledge/experience/learning in the movement of the incorporeal according to ancient Stoicism, mobilizing the concept of Labirintogoria. It is not to be affected alone, but by a process of preparation and its continuum. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-31 2015-07-27 2017-01-17T14:55:01Z 2017-01-17T14:55:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VELHO, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara. Labirintogoria (ou sobre a experiência: apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos). 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015. http://ri.ufmt.br/handle/1/136 |
identifier_str_mv |
VELHO, Ângela Teresinha Fontana de Souza Tambara. Labirintogoria (ou sobre a experiência: apreender pela arte, fratura entre códigos para um transbordamento dos contornos). 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648487270219776 |