Função logarítmica : uma nova abordagem para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2321 |
Resumo: | In order to overcome the difficulties of teaching and learning the logarithmic function, we present in this paper a more accessible teaching sequence, so that teachers can apply it to their students, thus creating an interesting option to the traditional way usually used by schools. To prepare this teaching sequence, we chose to introduce and present the theory of logarithmic function in context, using historical, geometric and algebraic arguments. Through these tools we aim to build an educational proposal in which learning is meaningful to the student |
id |
UFMT_3babfdc6197f010303ee148d605e0a72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2321 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Função logarítmica : uma nova abordagem para o ensino médioFunção logarítmicaEnsino de matemáticaHistória dos logaritmosContextualizaçãoAplicações dos logaritmosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALogarithmic functionTeaching of mathematicsHistory of logarithmsContextualizationApplications of logarithmsIn order to overcome the difficulties of teaching and learning the logarithmic function, we present in this paper a more accessible teaching sequence, so that teachers can apply it to their students, thus creating an interesting option to the traditional way usually used by schools. To prepare this teaching sequence, we chose to introduce and present the theory of logarithmic function in context, using historical, geometric and algebraic arguments. Through these tools we aim to build an educational proposal in which learning is meaningful to the studentCAPESCom o objetivo de superar as dificuldades de ensino e aprendizagem da função logarítmica, apresentamos neste trabalho uma sequência didática mais acessível, para que os professores possam aplicá-la aos seus alunos, criando dessa forma uma opção interessante à forma tradicional geralmente utilizada pelas escolas. Para elaboração dessa sequencia de ensino, optamos por introduzir e apresentar a teoria da função logarítmica de forma contextualizada, usando argumentos históricos, geométricos e algébricos. Por meio dessas ferramentas pretendemos construir uma proposta de ensino em que a aprendizagem seja significativa para o educando.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATBerlatto, Adilson Antôniohttp://lattes.cnpq.br/80913312581743Berlatto, Adilson Antônio569.370.321-53http://lattes.cnpq.br/80913312581743Zevallos, Juan Elmer Villanueva056.504.647-07http://lattes.cnpq.br/3336518322637130569.370.321-53Castellanos, Alonso Sepúlveda228.929.348-26http://lattes.cnpq.br/3015162536500942Silva Filho, Sinésio Mateus da2021-02-01T15:52:27Z2015-10-022021-02-01T15:52:27Z2015-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA FILHO, Sinésio Mateus da. Função logarítmica: uma nova abordagem para o ensino médio. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.http://ri.ufmt.br/handle/1/2321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-02-02T06:01:38Zoai:localhost:1/2321Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2021-02-02T06:01:38Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Função logarítmica : uma nova abordagem para o ensino médio |
title |
Função logarítmica : uma nova abordagem para o ensino médio |
spellingShingle |
Função logarítmica : uma nova abordagem para o ensino médio Silva Filho, Sinésio Mateus da Função logarítmica Ensino de matemática História dos logaritmos Contextualização Aplicações dos logaritmos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Logarithmic function Teaching of mathematics History of logarithms Contextualization Applications of logarithms |
title_short |
Função logarítmica : uma nova abordagem para o ensino médio |
title_full |
Função logarítmica : uma nova abordagem para o ensino médio |
title_fullStr |
Função logarítmica : uma nova abordagem para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Função logarítmica : uma nova abordagem para o ensino médio |
title_sort |
Função logarítmica : uma nova abordagem para o ensino médio |
author |
Silva Filho, Sinésio Mateus da |
author_facet |
Silva Filho, Sinésio Mateus da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Berlatto, Adilson Antônio http://lattes.cnpq.br/80913312581743 Berlatto, Adilson Antônio 569.370.321-53 http://lattes.cnpq.br/80913312581743 Zevallos, Juan Elmer Villanueva 056.504.647-07 http://lattes.cnpq.br/3336518322637130 569.370.321-53 Castellanos, Alonso Sepúlveda 228.929.348-26 http://lattes.cnpq.br/3015162536500942 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Filho, Sinésio Mateus da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função logarítmica Ensino de matemática História dos logaritmos Contextualização Aplicações dos logaritmos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Logarithmic function Teaching of mathematics History of logarithms Contextualization Applications of logarithms |
topic |
Função logarítmica Ensino de matemática História dos logaritmos Contextualização Aplicações dos logaritmos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Logarithmic function Teaching of mathematics History of logarithms Contextualization Applications of logarithms |
description |
In order to overcome the difficulties of teaching and learning the logarithmic function, we present in this paper a more accessible teaching sequence, so that teachers can apply it to their students, thus creating an interesting option to the traditional way usually used by schools. To prepare this teaching sequence, we chose to introduce and present the theory of logarithmic function in context, using historical, geometric and algebraic arguments. Through these tools we aim to build an educational proposal in which learning is meaningful to the student |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-02 2015-09-04 2021-02-01T15:52:27Z 2021-02-01T15:52:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA FILHO, Sinésio Mateus da. Função logarítmica: uma nova abordagem para o ensino médio. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015. http://ri.ufmt.br/handle/1/2321 |
identifier_str_mv |
SILVA FILHO, Sinésio Mateus da. Função logarítmica: uma nova abordagem para o ensino médio. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/2321 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648505126420480 |