A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Dandara de Freitas
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/2977
Resumo: This study investigates the verbal and non-verbal statements in which the comics of Calvin, Mafalda and Chico Bento. For this, it was necessary to collect some comic strips about like the school is portrayed and the daily life of the characters and the uses of textual genres. The characters are of varied nationalities, social and ideological positions, thus bringing some differences and also similarities among themselves. The research evidenced that formal education does not welcome the experiences and cultural universe of their previous experiences, perhaps by the greater appreciation in the balance between the function of “socialization” and that of “humanization” fall to the former, or may still be in the schools’ option to offer students “powerful knowledge.”
id UFMT_5e632714d5518fa64571889cf21f335e
oai_identifier_str oai:localhost:1/2977
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhosGêneros textuaisHQsEducação escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTextual genresHQsPowerful knowledgeThis study investigates the verbal and non-verbal statements in which the comics of Calvin, Mafalda and Chico Bento. For this, it was necessary to collect some comic strips about like the school is portrayed and the daily life of the characters and the uses of textual genres. The characters are of varied nationalities, social and ideological positions, thus bringing some differences and also similarities among themselves. The research evidenced that formal education does not welcome the experiences and cultural universe of their previous experiences, perhaps by the greater appreciation in the balance between the function of “socialization” and that of “humanization” fall to the former, or may still be in the schools’ option to offer students “powerful knowledge.”CAPESEsta dissertação investiga os enunciados verbais e não verbais em que se desenrolam as tiras de Calvin, Mafalda e Chico Bento. Para isso, foi necessário o levantamento de algumas tirinhas sobre como a escola é retratada e o cotidiano dos personagens e os usos de gêneros textuais das histórias em quadrinhos (HQs). Os personagens são de nacionalidades, posições sociais e ideológicas variados, trazendo assim, algumas diferenças e também semelhanças entre si. As situações em que a escola é retratada foram analisadas de acordo com a análise textual. A investigação evidenciou pelas tiras analisadas nas quais a professora encena com as crianças e seu universo imaginário cultural, que a educação formal não acolhe as experiências e o universo cultural de suas vivências anteriores, quiçá pela maior valorização na balança entre a função de socialização e a de humanização pender para a primeira ou, ainda possa estar na opção de as escolas em oferecer aos alunos o “conhecimento poderoso”Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGomes, Cleomar Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0686803544879354Gomes, Cleomar Ferreira161.665.151-20http://lattes.cnpq.br/0686803544879354Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de322.671.298-50http://lattes.cnpq.br/6615374490879599161.665.151-20Chaves, Iduina Edite Mont Alverne Braun036.848.653-20http://lattes.cnpq.br/0529668302505342Rodrigues, Dandara de Freitas2021-09-22T17:38:41Z2018-05-172021-09-22T17:38:41Z2018-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRODRIGUES, Dandara de Freitas. A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.http://ri.ufmt.br/handle/1/2977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-09-23T07:03:13Zoai:localhost:1/2977Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2021-09-23T07:03:13Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos
title A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos
spellingShingle A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos
Rodrigues, Dandara de Freitas
Gêneros textuais
HQs
Educação escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Textual genres
HQs
Powerful knowledge
title_short A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos
title_full A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos
title_fullStr A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos
title_full_unstemmed A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos
title_sort A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos
author Rodrigues, Dandara de Freitas
author_facet Rodrigues, Dandara de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Cleomar Ferreira
http://lattes.cnpq.br/0686803544879354
Gomes, Cleomar Ferreira
161.665.151-20
http://lattes.cnpq.br/0686803544879354
Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
322.671.298-50
http://lattes.cnpq.br/6615374490879599
161.665.151-20
Chaves, Iduina Edite Mont Alverne Braun
036.848.653-20
http://lattes.cnpq.br/0529668302505342
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Dandara de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros textuais
HQs
Educação escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Textual genres
HQs
Powerful knowledge
topic Gêneros textuais
HQs
Educação escolar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Textual genres
HQs
Powerful knowledge
description This study investigates the verbal and non-verbal statements in which the comics of Calvin, Mafalda and Chico Bento. For this, it was necessary to collect some comic strips about like the school is portrayed and the daily life of the characters and the uses of textual genres. The characters are of varied nationalities, social and ideological positions, thus bringing some differences and also similarities among themselves. The research evidenced that formal education does not welcome the experiences and cultural universe of their previous experiences, perhaps by the greater appreciation in the balance between the function of “socialization” and that of “humanization” fall to the former, or may still be in the schools’ option to offer students “powerful knowledge.”
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-17
2018-03-22
2021-09-22T17:38:41Z
2021-09-22T17:38:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Dandara de Freitas. A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.
http://ri.ufmt.br/handle/1/2977
identifier_str_mv RODRIGUES, Dandara de Freitas. A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/2977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1800846271239421952