A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2977 |
Resumo: | This study investigates the verbal and non-verbal statements in which the comics of Calvin, Mafalda and Chico Bento. For this, it was necessary to collect some comic strips about like the school is portrayed and the daily life of the characters and the uses of textual genres. The characters are of varied nationalities, social and ideological positions, thus bringing some differences and also similarities among themselves. The research evidenced that formal education does not welcome the experiences and cultural universe of their previous experiences, perhaps by the greater appreciation in the balance between the function of “socialization” and that of “humanization” fall to the former, or may still be in the schools’ option to offer students “powerful knowledge.” |
id |
UFMT_5e632714d5518fa64571889cf21f335e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2977 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhosGêneros textuaisHQsEducação escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTextual genresHQsPowerful knowledgeThis study investigates the verbal and non-verbal statements in which the comics of Calvin, Mafalda and Chico Bento. For this, it was necessary to collect some comic strips about like the school is portrayed and the daily life of the characters and the uses of textual genres. The characters are of varied nationalities, social and ideological positions, thus bringing some differences and also similarities among themselves. The research evidenced that formal education does not welcome the experiences and cultural universe of their previous experiences, perhaps by the greater appreciation in the balance between the function of “socialization” and that of “humanization” fall to the former, or may still be in the schools’ option to offer students “powerful knowledge.”CAPESEsta dissertação investiga os enunciados verbais e não verbais em que se desenrolam as tiras de Calvin, Mafalda e Chico Bento. Para isso, foi necessário o levantamento de algumas tirinhas sobre como a escola é retratada e o cotidiano dos personagens e os usos de gêneros textuais das histórias em quadrinhos (HQs). Os personagens são de nacionalidades, posições sociais e ideológicas variados, trazendo assim, algumas diferenças e também semelhanças entre si. As situações em que a escola é retratada foram analisadas de acordo com a análise textual. A investigação evidenciou pelas tiras analisadas nas quais a professora encena com as crianças e seu universo imaginário cultural, que a educação formal não acolhe as experiências e o universo cultural de suas vivências anteriores, quiçá pela maior valorização na balança entre a função de socialização e a de humanização pender para a primeira ou, ainda possa estar na opção de as escolas em oferecer aos alunos o “conhecimento poderoso”Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGomes, Cleomar Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0686803544879354Gomes, Cleomar Ferreira161.665.151-20http://lattes.cnpq.br/0686803544879354Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de322.671.298-50http://lattes.cnpq.br/6615374490879599161.665.151-20Chaves, Iduina Edite Mont Alverne Braun036.848.653-20http://lattes.cnpq.br/0529668302505342Rodrigues, Dandara de Freitas2021-09-22T17:38:41Z2018-05-172021-09-22T17:38:41Z2018-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRODRIGUES, Dandara de Freitas. A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.http://ri.ufmt.br/handle/1/2977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-09-23T07:03:13Zoai:localhost:1/2977Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2021-09-23T07:03:13Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos |
title |
A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos |
spellingShingle |
A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos Rodrigues, Dandara de Freitas Gêneros textuais HQs Educação escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Textual genres HQs Powerful knowledge |
title_short |
A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos |
title_full |
A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos |
title_fullStr |
A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos |
title_full_unstemmed |
A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos |
title_sort |
A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos |
author |
Rodrigues, Dandara de Freitas |
author_facet |
Rodrigues, Dandara de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Cleomar Ferreira http://lattes.cnpq.br/0686803544879354 Gomes, Cleomar Ferreira 161.665.151-20 http://lattes.cnpq.br/0686803544879354 Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de 322.671.298-50 http://lattes.cnpq.br/6615374490879599 161.665.151-20 Chaves, Iduina Edite Mont Alverne Braun 036.848.653-20 http://lattes.cnpq.br/0529668302505342 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Dandara de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gêneros textuais HQs Educação escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Textual genres HQs Powerful knowledge |
topic |
Gêneros textuais HQs Educação escolar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Textual genres HQs Powerful knowledge |
description |
This study investigates the verbal and non-verbal statements in which the comics of Calvin, Mafalda and Chico Bento. For this, it was necessary to collect some comic strips about like the school is portrayed and the daily life of the characters and the uses of textual genres. The characters are of varied nationalities, social and ideological positions, thus bringing some differences and also similarities among themselves. The research evidenced that formal education does not welcome the experiences and cultural universe of their previous experiences, perhaps by the greater appreciation in the balance between the function of “socialization” and that of “humanization” fall to the former, or may still be in the schools’ option to offer students “powerful knowledge.” |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-17 2018-03-22 2021-09-22T17:38:41Z 2021-09-22T17:38:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Dandara de Freitas. A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018. http://ri.ufmt.br/handle/1/2977 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Dandara de Freitas. A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/2977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1800846271239421952 |