O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josiane Tomaz da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/896
Resumo: .
id UFMT_83cf44554e2517c0dc3ff0898d492aa0
oai_identifier_str oai:localhost:1/896
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling O sentido da educação para adolescentes em conflito com a leiEducaçãoSentido da educaçãoProfessorAdolescente em conflito com a leiCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO...CAPESEste trabalho é uma dissertação de mestrado na linha de pesquisa de Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, e tem o intuito de pesquisar o Sentido da Educação para adolescente em conflito com a lei e também a visão dos professores em relação à educação desses adolescentes. A questão da juventude em conflito com a lei tem sido objeto de estudos, primordialmente das áreas da psicologia e do direito, sendo uma área incipiente na educação. O objeto é investigar dois pontos: 1) De que forma os adolescentes em conflito com a lei percebem o processo educativo formal? 2) De que modo os professores percebem a educação dos adolescentes que estão cumprindo ou que já cumpriram algum tipo de medida sócio-educativa? Estas questões têm o intento de atingir os objetivos de: descrever, interpretar e compreender o sentido da educação para educandos e educadores de adolescentes em conflito com a lei. A pesquisa é de cunho qualitativo de caráter dialético fenomenológico e que se apóia principalmente nos autores Paulo Freire, Foucault, Graciani, Volpi. Para atingir os objetivos desta pesquisa foram selecionados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado (como estratégia para refinar informações para as entrevistas), observação direta e entrevistas. As informações coletadas permitiram as seguintes considerações: para os adolescentes em conflito com a lei, a educação tem o sentido de manutenção da situação de exclusão, não possibilitando uma emancipação social. E rara os educadores de adolescentes em conflito com a lei, a educação tem um sentido difuso, podendo ser um instrumento de emancipação, mas que esbarra em entraves do próprio sistema. Sendo assim, a pesquisa permitiu perceber essa realidade como extremamente contraditória, pois o Estado desenvolve uma educação que, ao invés de contribuir para libertar o adolescente, fortalece os laços de sua contínua prisão. A educação formal para ressocializar adolescentes ainda é um desafio. Torna-se necessário abrir espaços para o diálogo e o debate entre os envolvidos na questão. Somente a partir do diálogo e da discussão séria e comprometida do conjunto da sociedade sobre tais problemáticas, pode-se contribuir para superar a educação eivada e naturalizada na opressão e apostar numa educação que estimule os prisioneiros (adolescentes) a sair da Caverna de Platão e a lutar por sua libertação.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBarros Neta, Maria da Anunciação Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/4780912723951170Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro137.634.743-15http://lattes.cnpq.br/4780912723951170Rodrigues, Saulo Tarso729.726.880-15http://lattes.cnpq.br/8585243462003260137.634.743-15Passos, Luiz Augusto011.741.408-52http://lattes.cnpq.br/5248678282985273Graciani, Maria Stela Santos518.704.448-68http://lattes.cnpq.br/3837787598479575Silva, Josiane Tomaz da2019-03-07T15:27:11Z2012-08-212019-03-07T15:27:11Z2012-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Josiane Tomaz da. O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.http://ri.ufmt.br/handle/1/896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-03-09T07:10:19Zoai:localhost:1/896Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2019-03-09T07:10:19Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei
title O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei
spellingShingle O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei
Silva, Josiane Tomaz da
Educação
Sentido da educação
Professor
Adolescente em conflito com a lei
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
.
.
title_short O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei
title_full O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei
title_fullStr O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei
title_full_unstemmed O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei
title_sort O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei
author Silva, Josiane Tomaz da
author_facet Silva, Josiane Tomaz da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
http://lattes.cnpq.br/4780912723951170
Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
137.634.743-15
http://lattes.cnpq.br/4780912723951170
Rodrigues, Saulo Tarso
729.726.880-15
http://lattes.cnpq.br/8585243462003260
137.634.743-15
Passos, Luiz Augusto
011.741.408-52
http://lattes.cnpq.br/5248678282985273
Graciani, Maria Stela Santos
518.704.448-68
http://lattes.cnpq.br/3837787598479575
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josiane Tomaz da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Sentido da educação
Professor
Adolescente em conflito com a lei
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
.
.
topic Educação
Sentido da educação
Professor
Adolescente em conflito com a lei
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
.
.
description .
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-21
2012-03-30
2019-03-07T15:27:11Z
2019-03-07T15:27:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Josiane Tomaz da. O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
http://ri.ufmt.br/handle/1/896
identifier_str_mv SILVA, Josiane Tomaz da. O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Educação (IE)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648493273317376