O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/896 |
Resumo: | . |
id |
UFMT_83cf44554e2517c0dc3ff0898d492aa0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/896 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
O sentido da educação para adolescentes em conflito com a leiEducaçãoSentido da educaçãoProfessorAdolescente em conflito com a leiCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO...CAPESEste trabalho é uma dissertação de mestrado na linha de pesquisa de Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, e tem o intuito de pesquisar o Sentido da Educação para adolescente em conflito com a lei e também a visão dos professores em relação à educação desses adolescentes. A questão da juventude em conflito com a lei tem sido objeto de estudos, primordialmente das áreas da psicologia e do direito, sendo uma área incipiente na educação. O objeto é investigar dois pontos: 1) De que forma os adolescentes em conflito com a lei percebem o processo educativo formal? 2) De que modo os professores percebem a educação dos adolescentes que estão cumprindo ou que já cumpriram algum tipo de medida sócio-educativa? Estas questões têm o intento de atingir os objetivos de: descrever, interpretar e compreender o sentido da educação para educandos e educadores de adolescentes em conflito com a lei. A pesquisa é de cunho qualitativo de caráter dialético fenomenológico e que se apóia principalmente nos autores Paulo Freire, Foucault, Graciani, Volpi. Para atingir os objetivos desta pesquisa foram selecionados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário semiestruturado (como estratégia para refinar informações para as entrevistas), observação direta e entrevistas. As informações coletadas permitiram as seguintes considerações: para os adolescentes em conflito com a lei, a educação tem o sentido de manutenção da situação de exclusão, não possibilitando uma emancipação social. E rara os educadores de adolescentes em conflito com a lei, a educação tem um sentido difuso, podendo ser um instrumento de emancipação, mas que esbarra em entraves do próprio sistema. Sendo assim, a pesquisa permitiu perceber essa realidade como extremamente contraditória, pois o Estado desenvolve uma educação que, ao invés de contribuir para libertar o adolescente, fortalece os laços de sua contínua prisão. A educação formal para ressocializar adolescentes ainda é um desafio. Torna-se necessário abrir espaços para o diálogo e o debate entre os envolvidos na questão. Somente a partir do diálogo e da discussão séria e comprometida do conjunto da sociedade sobre tais problemáticas, pode-se contribuir para superar a educação eivada e naturalizada na opressão e apostar numa educação que estimule os prisioneiros (adolescentes) a sair da Caverna de Platão e a lutar por sua libertação.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Educação (IE)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBarros Neta, Maria da Anunciação Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/4780912723951170Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro137.634.743-15http://lattes.cnpq.br/4780912723951170Rodrigues, Saulo Tarso729.726.880-15http://lattes.cnpq.br/8585243462003260137.634.743-15Passos, Luiz Augusto011.741.408-52http://lattes.cnpq.br/5248678282985273Graciani, Maria Stela Santos518.704.448-68http://lattes.cnpq.br/3837787598479575Silva, Josiane Tomaz da2019-03-07T15:27:11Z2012-08-212019-03-07T15:27:11Z2012-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSILVA, Josiane Tomaz da. O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.http://ri.ufmt.br/handle/1/896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2019-03-09T07:10:19Zoai:localhost:1/896Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2019-03-09T07:10:19Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei |
title |
O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei |
spellingShingle |
O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei Silva, Josiane Tomaz da Educação Sentido da educação Professor Adolescente em conflito com a lei CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO . . |
title_short |
O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei |
title_full |
O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei |
title_fullStr |
O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei |
title_full_unstemmed |
O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei |
title_sort |
O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei |
author |
Silva, Josiane Tomaz da |
author_facet |
Silva, Josiane Tomaz da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro http://lattes.cnpq.br/4780912723951170 Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro 137.634.743-15 http://lattes.cnpq.br/4780912723951170 Rodrigues, Saulo Tarso 729.726.880-15 http://lattes.cnpq.br/8585243462003260 137.634.743-15 Passos, Luiz Augusto 011.741.408-52 http://lattes.cnpq.br/5248678282985273 Graciani, Maria Stela Santos 518.704.448-68 http://lattes.cnpq.br/3837787598479575 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Josiane Tomaz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sentido da educação Professor Adolescente em conflito com a lei CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO . . |
topic |
Educação Sentido da educação Professor Adolescente em conflito com a lei CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO . . |
description |
. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-21 2012-03-30 2019-03-07T15:27:11Z 2019-03-07T15:27:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Josiane Tomaz da. O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. http://ri.ufmt.br/handle/1/896 |
identifier_str_mv |
SILVA, Josiane Tomaz da. O sentido da educação para adolescentes em conflito com a lei. 2012. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Educação (IE) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648493273317376 |