Criptografia RSA : uma abordagem para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2761 |
Resumo: | The communication by internet demands security in order that information that circulates over the networks does not be in the domain of unauthorized people. The cryptography has the function of protecting this information. Therefore, it is important to comprehend the RSA cryptography, proposing a study in high school. A type of asymmetrical cryptography used in electronic commerce and financial transactions that demand the mathematics, especially the theory of numbers has been studied since elementary school, for its development. Two experiences were performed, one of them with elementary school students approaching some basic contents of theory of numbers, and the other with high school students with the RSA cryptography content. It was perceived interest from the students by the subject and instead teaching the coding and decoding calculations with modular arithmetic, was taught using Euclidean division algorithm. |
id |
UFMT_9ada838a1cd00a08812eff7a986abdd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2761 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Criptografia RSA : uma abordagem para o ensino médioCriptografiaProposta de ensinoAlgoritmo da divisãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICACryptographyTeaching proposalDivision algorithmThe communication by internet demands security in order that information that circulates over the networks does not be in the domain of unauthorized people. The cryptography has the function of protecting this information. Therefore, it is important to comprehend the RSA cryptography, proposing a study in high school. A type of asymmetrical cryptography used in electronic commerce and financial transactions that demand the mathematics, especially the theory of numbers has been studied since elementary school, for its development. Two experiences were performed, one of them with elementary school students approaching some basic contents of theory of numbers, and the other with high school students with the RSA cryptography content. It was perceived interest from the students by the subject and instead teaching the coding and decoding calculations with modular arithmetic, was taught using Euclidean division algorithm.CAPESA comunicação pela internet necessita de segurança para que as informações que circulam pela rede não estejam no domínio de pessoas não autorizadas. A criptografia tem a função de proteger essas informações. Sendo assim, ´e importante compreender a criptografia RSA, propondo um estudo no ensino médio da educação básica. Um tipo de criptografia assimétrica utilizada no comércio eletrônico e transações financeiras que necessita da matemática, especificamente da teoria dos números estudada desde o ensino fundamental, para o seu desenvolvimento. Duas experiências foram realizadas, sendo uma delas com alunos do ensino fundamental abordando alguns conteúdos básicos de teoria dos números, e outra com alunos do ensino médio com o conteúdo de criptografia RSA. Percebeu-se interesse dos alunos pelo assunto e ao invés de ensinar os cálculos de codificação e decodificação com aritmética modular, foi ensinado utilizando algoritmo da divisão de Euclides.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATSouza, Aldi Nestor dehttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998Souza, Aldi Nestor de575.792.094-91http://lattes.cnpq.br/3567566431082998Marchi, Reinaldo de194.486.548-98http://lattes.cnpq.br/2175330810250485575.792.094-91Soares, Junior Cesar Alves015.723.741-95http://lattes.cnpq.br/4163232137521462Queiroz, Fabricia Auxiliadora2021-08-16T15:06:17Z2018-05-222021-08-16T15:06:17Z2018-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisQUEIROZ, Fabricia Auxiliadora. Criptografia RSA: uma abordagem para o ensino médio. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2018.http://ri.ufmt.br/handle/1/2761porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-08-21T07:02:37Zoai:localhost:1/2761Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2021-08-21T07:02:37Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criptografia RSA : uma abordagem para o ensino médio |
title |
Criptografia RSA : uma abordagem para o ensino médio |
spellingShingle |
Criptografia RSA : uma abordagem para o ensino médio Queiroz, Fabricia Auxiliadora Criptografia Proposta de ensino Algoritmo da divisão CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Cryptography Teaching proposal Division algorithm |
title_short |
Criptografia RSA : uma abordagem para o ensino médio |
title_full |
Criptografia RSA : uma abordagem para o ensino médio |
title_fullStr |
Criptografia RSA : uma abordagem para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Criptografia RSA : uma abordagem para o ensino médio |
title_sort |
Criptografia RSA : uma abordagem para o ensino médio |
author |
Queiroz, Fabricia Auxiliadora |
author_facet |
Queiroz, Fabricia Auxiliadora |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Aldi Nestor de http://lattes.cnpq.br/3567566431082998 Souza, Aldi Nestor de 575.792.094-91 http://lattes.cnpq.br/3567566431082998 Marchi, Reinaldo de 194.486.548-98 http://lattes.cnpq.br/2175330810250485 575.792.094-91 Soares, Junior Cesar Alves 015.723.741-95 http://lattes.cnpq.br/4163232137521462 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queiroz, Fabricia Auxiliadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criptografia Proposta de ensino Algoritmo da divisão CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Cryptography Teaching proposal Division algorithm |
topic |
Criptografia Proposta de ensino Algoritmo da divisão CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Cryptography Teaching proposal Division algorithm |
description |
The communication by internet demands security in order that information that circulates over the networks does not be in the domain of unauthorized people. The cryptography has the function of protecting this information. Therefore, it is important to comprehend the RSA cryptography, proposing a study in high school. A type of asymmetrical cryptography used in electronic commerce and financial transactions that demand the mathematics, especially the theory of numbers has been studied since elementary school, for its development. Two experiences were performed, one of them with elementary school students approaching some basic contents of theory of numbers, and the other with high school students with the RSA cryptography content. It was perceived interest from the students by the subject and instead teaching the coding and decoding calculations with modular arithmetic, was taught using Euclidean division algorithm. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-22 2018-04-30 2021-08-16T15:06:17Z 2021-08-16T15:06:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
QUEIROZ, Fabricia Auxiliadora. Criptografia RSA: uma abordagem para o ensino médio. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2018. http://ri.ufmt.br/handle/1/2761 |
identifier_str_mv |
QUEIROZ, Fabricia Auxiliadora. Criptografia RSA: uma abordagem para o ensino médio. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2018. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/2761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1800846271978668032 |