Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3064 |
Resumo: | This work presents, as a research proposal, the implantation of a school vegetable garden in the integral school located at the municipality of Várzea Grande, Mato Grosso. It aimed to stimulate the active participation in the students’ learning in the elective discipline Wave Fitnnes, using the interdisciplinarity, and the collaborative work with the, Chemistry, Mathematics and Physical Education subjects. The research, conducted at 2017, was developed with 23 students and 3 teachers using elements of participatory research and qualitative analysis of the data produced. The work intervention resulted in students and teachers active involvement, using a vegetable garden as a teaching-learning tool. Considering the results of this research, a digital guide was developed using the ISSU program, with the purpose of using the vegetable garden as a pedagogical resource, guiding the planning and implementation of the same in the school spaces, involving interdisciplinary and collaborative work. |
id |
UFMT_a3e936fc958e9266124fa3c3a599a1af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/3064 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integralAprendizagem ativaEscola plenaTrabalho colaborativoCNPQ::OUTROS::CIENCIASActive learningFull schoolCollaborative workThis work presents, as a research proposal, the implantation of a school vegetable garden in the integral school located at the municipality of Várzea Grande, Mato Grosso. It aimed to stimulate the active participation in the students’ learning in the elective discipline Wave Fitnnes, using the interdisciplinarity, and the collaborative work with the, Chemistry, Mathematics and Physical Education subjects. The research, conducted at 2017, was developed with 23 students and 3 teachers using elements of participatory research and qualitative analysis of the data produced. The work intervention resulted in students and teachers active involvement, using a vegetable garden as a teaching-learning tool. Considering the results of this research, a digital guide was developed using the ISSU program, with the purpose of using the vegetable garden as a pedagogical resource, guiding the planning and implementation of the same in the school spaces, involving interdisciplinary and collaborative work.Este trabalho apresenta como proposta de pesquisa a implantação de uma horta escolar na escola integral do município de Várzea Grande, Mato Grosso, e teve como objetivo estimular a participação ativa na aprendizagem dos estudantes da disciplina eletiva 1Onda Fitnnes, usando a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo com as disciplinas de Química, Matemática e Educação Física. A pesquisa foi desenvolvida em 6 encontros quinzenais com 2 horas de duração cada, realizados entre os meses de março a maio do ano de 2017 com 23 estudantes e 3 professores(as) utilizando-se elementos da pesquisa participativa e análise qualitativa dos dados produzidos. A intervenção do trabalho resultou no envolvimento ativo de estudantes e professores(as) no uso da horta como ferramenta de ensino-aprendizagem2 . A partir dessa pesquisa elaborou-se um guia digital através do programa ISSU, com a finalidade de usar a horta como recurso pedagógico, orientando o planejamento e implantação das mesmas nos espaços escolares, incentivando o trabalho interdisciplinar e colaborativo.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências NaturaisHardoim, Edna Lopeshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953Hardoim, Edna Lopes663.553.117-34http://lattes.cnpq.br/7813077353342953Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda570.922.221-68http://lattes.cnpq.br/9791424708335291663.553.117-34Iocca, Fátima Aparecida da SIlva956.474.908-59http://lattes.cnpq.br/6438422023093929Rodrigues, Katiuscia2021-09-30T14:13:11Z2018-11-072021-09-30T14:13:11Z2018-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRODRIGUES, Katiuscia. Horta escolar: possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018.http://ri.ufmt.br/handle/1/3064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-10-07T07:03:02Zoai:localhost:1/3064Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2021-10-07T07:03:02Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral |
title |
Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral |
spellingShingle |
Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral Rodrigues, Katiuscia Aprendizagem ativa Escola plena Trabalho colaborativo CNPQ::OUTROS::CIENCIAS Active learning Full school Collaborative work |
title_short |
Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral |
title_full |
Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral |
title_fullStr |
Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral |
title_full_unstemmed |
Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral |
title_sort |
Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral |
author |
Rodrigues, Katiuscia |
author_facet |
Rodrigues, Katiuscia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hardoim, Edna Lopes http://lattes.cnpq.br/7813077353342953 Hardoim, Edna Lopes 663.553.117-34 http://lattes.cnpq.br/7813077353342953 Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda 570.922.221-68 http://lattes.cnpq.br/9791424708335291 663.553.117-34 Iocca, Fátima Aparecida da SIlva 956.474.908-59 http://lattes.cnpq.br/6438422023093929 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Katiuscia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ativa Escola plena Trabalho colaborativo CNPQ::OUTROS::CIENCIAS Active learning Full school Collaborative work |
topic |
Aprendizagem ativa Escola plena Trabalho colaborativo CNPQ::OUTROS::CIENCIAS Active learning Full school Collaborative work |
description |
This work presents, as a research proposal, the implantation of a school vegetable garden in the integral school located at the municipality of Várzea Grande, Mato Grosso. It aimed to stimulate the active participation in the students’ learning in the elective discipline Wave Fitnnes, using the interdisciplinarity, and the collaborative work with the, Chemistry, Mathematics and Physical Education subjects. The research, conducted at 2017, was developed with 23 students and 3 teachers using elements of participatory research and qualitative analysis of the data produced. The work intervention resulted in students and teachers active involvement, using a vegetable garden as a teaching-learning tool. Considering the results of this research, a digital guide was developed using the ISSU program, with the purpose of using the vegetable garden as a pedagogical resource, guiding the planning and implementation of the same in the school spaces, involving interdisciplinary and collaborative work. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-07 2018-09-24 2021-09-30T14:13:11Z 2021-09-30T14:13:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RODRIGUES, Katiuscia. Horta escolar: possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018. http://ri.ufmt.br/handle/1/3064 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Katiuscia. Horta escolar: possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/3064 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Física (IF) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Física (IF) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648510933434368 |