Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Katiuscia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/3064
Resumo: This work presents, as a research proposal, the implantation of a school vegetable garden in the integral school located at the municipality of Várzea Grande, Mato Grosso. It aimed to stimulate the active participation in the students’ learning in the elective discipline Wave Fitnnes, using the interdisciplinarity, and the collaborative work with the, Chemistry, Mathematics and Physical Education subjects. The research, conducted at 2017, was developed with 23 students and 3 teachers using elements of participatory research and qualitative analysis of the data produced. The work intervention resulted in students and teachers active involvement, using a vegetable garden as a teaching-learning tool. Considering the results of this research, a digital guide was developed using the ISSU program, with the purpose of using the vegetable garden as a pedagogical resource, guiding the planning and implementation of the same in the school spaces, involving interdisciplinary and collaborative work.
id UFMT_a3e936fc958e9266124fa3c3a599a1af
oai_identifier_str oai:localhost:1/3064
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integralAprendizagem ativaEscola plenaTrabalho colaborativoCNPQ::OUTROS::CIENCIASActive learningFull schoolCollaborative workThis work presents, as a research proposal, the implantation of a school vegetable garden in the integral school located at the municipality of Várzea Grande, Mato Grosso. It aimed to stimulate the active participation in the students’ learning in the elective discipline Wave Fitnnes, using the interdisciplinarity, and the collaborative work with the, Chemistry, Mathematics and Physical Education subjects. The research, conducted at 2017, was developed with 23 students and 3 teachers using elements of participatory research and qualitative analysis of the data produced. The work intervention resulted in students and teachers active involvement, using a vegetable garden as a teaching-learning tool. Considering the results of this research, a digital guide was developed using the ISSU program, with the purpose of using the vegetable garden as a pedagogical resource, guiding the planning and implementation of the same in the school spaces, involving interdisciplinary and collaborative work.Este trabalho apresenta como proposta de pesquisa a implantação de uma horta escolar na escola integral do município de Várzea Grande, Mato Grosso, e teve como objetivo estimular a participação ativa na aprendizagem dos estudantes da disciplina eletiva 1Onda Fitnnes, usando a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo com as disciplinas de Química, Matemática e Educação Física. A pesquisa foi desenvolvida em 6 encontros quinzenais com 2 horas de duração cada, realizados entre os meses de março a maio do ano de 2017 com 23 estudantes e 3 professores(as) utilizando-se elementos da pesquisa participativa e análise qualitativa dos dados produzidos. A intervenção do trabalho resultou no envolvimento ativo de estudantes e professores(as) no uso da horta como ferramenta de ensino-aprendizagem2 . A partir dessa pesquisa elaborou-se um guia digital através do programa ISSU, com a finalidade de usar a horta como recurso pedagógico, orientando o planejamento e implantação das mesmas nos espaços escolares, incentivando o trabalho interdisciplinar e colaborativo.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências NaturaisHardoim, Edna Lopeshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953Hardoim, Edna Lopes663.553.117-34http://lattes.cnpq.br/7813077353342953Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda570.922.221-68http://lattes.cnpq.br/9791424708335291663.553.117-34Iocca, Fátima Aparecida da SIlva956.474.908-59http://lattes.cnpq.br/6438422023093929Rodrigues, Katiuscia2021-09-30T14:13:11Z2018-11-072021-09-30T14:13:11Z2018-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRODRIGUES, Katiuscia. Horta escolar: possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018.http://ri.ufmt.br/handle/1/3064porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-10-07T07:03:02Zoai:localhost:1/3064Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2021-10-07T07:03:02Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral
title Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral
spellingShingle Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral
Rodrigues, Katiuscia
Aprendizagem ativa
Escola plena
Trabalho colaborativo
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Active learning
Full school
Collaborative work
title_short Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral
title_full Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral
title_fullStr Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral
title_full_unstemmed Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral
title_sort Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral
author Rodrigues, Katiuscia
author_facet Rodrigues, Katiuscia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hardoim, Edna Lopes
http://lattes.cnpq.br/7813077353342953
Hardoim, Edna Lopes
663.553.117-34
http://lattes.cnpq.br/7813077353342953
Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda
570.922.221-68
http://lattes.cnpq.br/9791424708335291
663.553.117-34
Iocca, Fátima Aparecida da SIlva
956.474.908-59
http://lattes.cnpq.br/6438422023093929
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Katiuscia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Escola plena
Trabalho colaborativo
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Active learning
Full school
Collaborative work
topic Aprendizagem ativa
Escola plena
Trabalho colaborativo
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Active learning
Full school
Collaborative work
description This work presents, as a research proposal, the implantation of a school vegetable garden in the integral school located at the municipality of Várzea Grande, Mato Grosso. It aimed to stimulate the active participation in the students’ learning in the elective discipline Wave Fitnnes, using the interdisciplinarity, and the collaborative work with the, Chemistry, Mathematics and Physical Education subjects. The research, conducted at 2017, was developed with 23 students and 3 teachers using elements of participatory research and qualitative analysis of the data produced. The work intervention resulted in students and teachers active involvement, using a vegetable garden as a teaching-learning tool. Considering the results of this research, a digital guide was developed using the ISSU program, with the purpose of using the vegetable garden as a pedagogical resource, guiding the planning and implementation of the same in the school spaces, involving interdisciplinary and collaborative work.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-07
2018-09-24
2021-09-30T14:13:11Z
2021-09-30T14:13:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Katiuscia. Horta escolar: possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018.
http://ri.ufmt.br/handle/1/3064
identifier_str_mv RODRIGUES, Katiuscia. Horta escolar: possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/3064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648510933434368