A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3012 |
Resumo: | Through this work, was sought to investigate the conception that teachers have regarding the use of educational technologies and experiments in teaching and learning process of physical concepts. The research subjects were teachers who work the disciplines of physics and mathematics in state schools that receive high school students in the municipality of Alta Floresta - MT. During was observed the contributions and challenges of continued education of these professionals regarding the use of educational software and experiments in their teaching practices. Formations done at CEFAPRO were also reported, among them the use of the software GeoGebra. Through them Geogebra was explored as a resource for the study of the geometry and the study of quadratic functions. As a product of this master, it was designed and developed a proposal for continuing education, which addressed the experimentation in building concepts in the field of natural sciences and Mathematics and the need to work in a meaningful and contextualized way. At the development was sought to promote use of interdisciplinary experiments, focusing on Geometrical optics and use of the optical microscope. |
id |
UFMT_b164e2265145ea403f3c7022ac3b0843 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/3012 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MTTecnologias educacionaisFormação continuadaExperimentaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEducational technologiesContinuing educationExperimentationThrough this work, was sought to investigate the conception that teachers have regarding the use of educational technologies and experiments in teaching and learning process of physical concepts. The research subjects were teachers who work the disciplines of physics and mathematics in state schools that receive high school students in the municipality of Alta Floresta - MT. During was observed the contributions and challenges of continued education of these professionals regarding the use of educational software and experiments in their teaching practices. Formations done at CEFAPRO were also reported, among them the use of the software GeoGebra. Through them Geogebra was explored as a resource for the study of the geometry and the study of quadratic functions. As a product of this master, it was designed and developed a proposal for continuing education, which addressed the experimentation in building concepts in the field of natural sciences and Mathematics and the need to work in a meaningful and contextualized way. At the development was sought to promote use of interdisciplinary experiments, focusing on Geometrical optics and use of the optical microscope.Por meio deste trabalho, procurou-se investigar a concepção que os professores têm a respeito da utilização das tecnologias educacionais e dos experimentos no processo de ensino aprendizagem de conceitos físicos. Os sujeitos investigados foram professores que trabalham com as disciplinas de Física e Matemática nas escolas estaduais que atendem estudantes do Ensino Médio Regular, no município de Alta Floresta - MT. No decorrer foram observados as contribuições e desafios da formação continuada, destes profissionais, em relação à utilização de softwares educativos e experimentos em suas práticas pedagógicas. Também relatou-se sobre as formações realizadas no CEFAPRO, dentre elas, a utilização do software GeoGebra. Explorou-se o Geogebra como recurso para o estudo da geometria e o estudo de funções quadráticas. Como produto deste mestrado, foi elaborado e desenvolvido uma proposta de formação continuada, a qual abordou a experimentação na construção de conceitos na área das Ciências da Natureza e da Matemática e a necessidade de trabalhar de forma significativa e contextualizada. No seu desenvolvimento buscou-se promover utilização de experimentos interdisciplinares, enfocando a óptica Geométrica e o uso do microscópio óptico.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências NaturaisCurvo, Eduardo Augusto Camposhttp://lattes.cnpq.br/8170800329568830Curvo, Eduardo Augusto Campos697.437.201-97http://lattes.cnpq.br/8170800329568830Jorge Neto, Miguel621.395.681-68http://lattes.cnpq.br/2756405723104589697.437.201-97Novais, Jonathan Willian Zangeski016.698.881-26http://lattes.cnpq.br/5665663207008673Santos, Simone José Aparecida da Silva2021-09-27T14:50:43Z2016-07-082021-09-27T14:50:43Z2016-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSANTOS, Simone José Aparecida da Silva. A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016.http://ri.ufmt.br/handle/1/3012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-09-29T07:05:06Zoai:localhost:1/3012Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2021-09-29T07:05:06Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT |
title |
A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT |
spellingShingle |
A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT Santos, Simone José Aparecida da Silva Tecnologias educacionais Formação continuada Experimentação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Educational technologies Continuing education Experimentation |
title_short |
A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT |
title_full |
A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT |
title_fullStr |
A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT |
title_full_unstemmed |
A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT |
title_sort |
A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT |
author |
Santos, Simone José Aparecida da Silva |
author_facet |
Santos, Simone José Aparecida da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Curvo, Eduardo Augusto Campos http://lattes.cnpq.br/8170800329568830 Curvo, Eduardo Augusto Campos 697.437.201-97 http://lattes.cnpq.br/8170800329568830 Jorge Neto, Miguel 621.395.681-68 http://lattes.cnpq.br/2756405723104589 697.437.201-97 Novais, Jonathan Willian Zangeski 016.698.881-26 http://lattes.cnpq.br/5665663207008673 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Simone José Aparecida da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias educacionais Formação continuada Experimentação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Educational technologies Continuing education Experimentation |
topic |
Tecnologias educacionais Formação continuada Experimentação CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA Educational technologies Continuing education Experimentation |
description |
Through this work, was sought to investigate the conception that teachers have regarding the use of educational technologies and experiments in teaching and learning process of physical concepts. The research subjects were teachers who work the disciplines of physics and mathematics in state schools that receive high school students in the municipality of Alta Floresta - MT. During was observed the contributions and challenges of continued education of these professionals regarding the use of educational software and experiments in their teaching practices. Formations done at CEFAPRO were also reported, among them the use of the software GeoGebra. Through them Geogebra was explored as a resource for the study of the geometry and the study of quadratic functions. As a product of this master, it was designed and developed a proposal for continuing education, which addressed the experimentation in building concepts in the field of natural sciences and Mathematics and the need to work in a meaningful and contextualized way. At the development was sought to promote use of interdisciplinary experiments, focusing on Geometrical optics and use of the optical microscope. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-08 2016-05-20 2021-09-27T14:50:43Z 2021-09-27T14:50:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Simone José Aparecida da Silva. A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016. http://ri.ufmt.br/handle/1/3012 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Simone José Aparecida da Silva. A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/3012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Física (IF) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Física (IF) UFMT CUC - Cuiabá Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1784465098456170496 |