A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Simone José Aparecida da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/3012
Resumo: Through this work, was sought to investigate the conception that teachers have regarding the use of educational technologies and experiments in teaching and learning process of physical concepts. The research subjects were teachers who work the disciplines of physics and mathematics in state schools that receive high school students in the municipality of Alta Floresta - MT. During was observed the contributions and challenges of continued education of these professionals regarding the use of educational software and experiments in their teaching practices. Formations done at CEFAPRO were also reported, among them the use of the software GeoGebra. Through them Geogebra was explored as a resource for the study of the geometry and the study of quadratic functions. As a product of this master, it was designed and developed a proposal for continuing education, which addressed the experimentation in building concepts in the field of natural sciences and Mathematics and the need to work in a meaningful and contextualized way. At the development was sought to promote use of interdisciplinary experiments, focusing on Geometrical optics and use of the optical microscope.
id UFMT_b164e2265145ea403f3c7022ac3b0843
oai_identifier_str oai:localhost:1/3012
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MTTecnologias educacionaisFormação continuadaExperimentaçãoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICAEducational technologiesContinuing educationExperimentationThrough this work, was sought to investigate the conception that teachers have regarding the use of educational technologies and experiments in teaching and learning process of physical concepts. The research subjects were teachers who work the disciplines of physics and mathematics in state schools that receive high school students in the municipality of Alta Floresta - MT. During was observed the contributions and challenges of continued education of these professionals regarding the use of educational software and experiments in their teaching practices. Formations done at CEFAPRO were also reported, among them the use of the software GeoGebra. Through them Geogebra was explored as a resource for the study of the geometry and the study of quadratic functions. As a product of this master, it was designed and developed a proposal for continuing education, which addressed the experimentation in building concepts in the field of natural sciences and Mathematics and the need to work in a meaningful and contextualized way. At the development was sought to promote use of interdisciplinary experiments, focusing on Geometrical optics and use of the optical microscope.Por meio deste trabalho, procurou-se investigar a concepção que os professores têm a respeito da utilização das tecnologias educacionais e dos experimentos no processo de ensino aprendizagem de conceitos físicos. Os sujeitos investigados foram professores que trabalham com as disciplinas de Física e Matemática nas escolas estaduais que atendem estudantes do Ensino Médio Regular, no município de Alta Floresta - MT. No decorrer foram observados as contribuições e desafios da formação continuada, destes profissionais, em relação à utilização de softwares educativos e experimentos em suas práticas pedagógicas. Também relatou-se sobre as formações realizadas no CEFAPRO, dentre elas, a utilização do software GeoGebra. Explorou-se o Geogebra como recurso para o estudo da geometria e o estudo de funções quadráticas. Como produto deste mestrado, foi elaborado e desenvolvido uma proposta de formação continuada, a qual abordou a experimentação na construção de conceitos na área das Ciências da Natureza e da Matemática e a necessidade de trabalhar de forma significativa e contextualizada. No seu desenvolvimento buscou-se promover utilização de experimentos interdisciplinares, enfocando a óptica Geométrica e o uso do microscópio óptico.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Física (IF)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências NaturaisCurvo, Eduardo Augusto Camposhttp://lattes.cnpq.br/8170800329568830Curvo, Eduardo Augusto Campos697.437.201-97http://lattes.cnpq.br/8170800329568830Jorge Neto, Miguel621.395.681-68http://lattes.cnpq.br/2756405723104589697.437.201-97Novais, Jonathan Willian Zangeski016.698.881-26http://lattes.cnpq.br/5665663207008673Santos, Simone José Aparecida da Silva2021-09-27T14:50:43Z2016-07-082021-09-27T14:50:43Z2016-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSANTOS, Simone José Aparecida da Silva. A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016.http://ri.ufmt.br/handle/1/3012porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2021-09-29T07:05:06Zoai:localhost:1/3012Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2021-09-29T07:05:06Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT
title A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT
spellingShingle A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT
Santos, Simone José Aparecida da Silva
Tecnologias educacionais
Formação continuada
Experimentação
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Educational technologies
Continuing education
Experimentation
title_short A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT
title_full A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT
title_fullStr A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT
title_full_unstemmed A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT
title_sort A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT
author Santos, Simone José Aparecida da Silva
author_facet Santos, Simone José Aparecida da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Curvo, Eduardo Augusto Campos
http://lattes.cnpq.br/8170800329568830
Curvo, Eduardo Augusto Campos
697.437.201-97
http://lattes.cnpq.br/8170800329568830
Jorge Neto, Miguel
621.395.681-68
http://lattes.cnpq.br/2756405723104589
697.437.201-97
Novais, Jonathan Willian Zangeski
016.698.881-26
http://lattes.cnpq.br/5665663207008673
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Simone José Aparecida da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias educacionais
Formação continuada
Experimentação
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Educational technologies
Continuing education
Experimentation
topic Tecnologias educacionais
Formação continuada
Experimentação
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Educational technologies
Continuing education
Experimentation
description Through this work, was sought to investigate the conception that teachers have regarding the use of educational technologies and experiments in teaching and learning process of physical concepts. The research subjects were teachers who work the disciplines of physics and mathematics in state schools that receive high school students in the municipality of Alta Floresta - MT. During was observed the contributions and challenges of continued education of these professionals regarding the use of educational software and experiments in their teaching practices. Formations done at CEFAPRO were also reported, among them the use of the software GeoGebra. Through them Geogebra was explored as a resource for the study of the geometry and the study of quadratic functions. As a product of this master, it was designed and developed a proposal for continuing education, which addressed the experimentation in building concepts in the field of natural sciences and Mathematics and the need to work in a meaningful and contextualized way. At the development was sought to promote use of interdisciplinary experiments, focusing on Geometrical optics and use of the optical microscope.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-08
2016-05-20
2021-09-27T14:50:43Z
2021-09-27T14:50:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Simone José Aparecida da Silva. A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016.
http://ri.ufmt.br/handle/1/3012
identifier_str_mv SANTOS, Simone José Aparecida da Silva. A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/3012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Física (IF)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1784465098456170496