Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMT |
Texto Completo: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2188 |
Resumo: | This dissertation has the main aim, be a facilitator instrument on the task to relate the math with the transit theme. For this, we will use the Modular Arithmetic concepts existing on the Modular Identi cation Systems that were applied to guides and documents from Detran/MT, because we understand that the pupil when come into the nal series from the elementary school and consequently high school already has the necessary instruments to the comprehension of such concepts due to their elemental nature and applicability to student's everyday. However, before we approach this subject we presented some preliminaries concepts, that sustain the utilized results. Furthermore, on the last chapter we present one activity that can be applied on nal series from the elementary school and on the high school too, with the intuit to demonstrat the real possibility to approach the tra c theme on the math classes, without the necessity to use the tables, graphics or data about tra c acidentes, numbers from the vehicle eet, or other statistical indicators. |
id |
UFMT_ba023ba0bf0834107789cc0986301dbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/2188 |
network_acronym_str |
UFMT |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMT |
repository_id_str |
|
spelling |
Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsitoAritmética modularSistemas de identicação modularesMatemática e o trânsitoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAModular arithmeticModular identication systemsMath and the transitThis dissertation has the main aim, be a facilitator instrument on the task to relate the math with the transit theme. For this, we will use the Modular Arithmetic concepts existing on the Modular Identi cation Systems that were applied to guides and documents from Detran/MT, because we understand that the pupil when come into the nal series from the elementary school and consequently high school already has the necessary instruments to the comprehension of such concepts due to their elemental nature and applicability to student's everyday. However, before we approach this subject we presented some preliminaries concepts, that sustain the utilized results. Furthermore, on the last chapter we present one activity that can be applied on nal series from the elementary school and on the high school too, with the intuit to demonstrat the real possibility to approach the tra c theme on the math classes, without the necessity to use the tables, graphics or data about tra c acidentes, numbers from the vehicle eet, or other statistical indicators.Esta dissertação tem como objetivo principal, ser um instrumento facilitador na tarefa de relacionar a matemática com a temática do trânsito. Para isso, utilizaremos os conceitos de Aritmética Modular existentes nos Sistemas de Identi cação Modulares que encontram-se aplicados à guias e documentos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT), pois entendemos que o educando ao ingressar as séries nais do ensino fundamental e consequentemente o ensino médio já possui as ferramentas necessárias para a compreensão de tais conceitos devido a sua natureza elementar e aplicabilidade ao cotidiano do estudante. Entretanto, antes de abordarmos esse assunto apresentamos alguns conceitos preliminares, que sustentam os resultados utilizados. Além disso, no último capítulo apresentamos uma atividade que pode ser aplicada as séries nais do ensino fundamental e também no ensino médio, com o intuito de demonstrar a real possibilidade de abordar o tema trânsito nas aulas de matemática, sem que haja a necessidade de se utilizar tabelas, grá cos ou dados sobre acidentes de trânsito, números da frota de veículos, ou quaisquer outros indicadores estatísticos.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATBerlatto, Adilson Antôniohttp://lattes.cnpq.br/80913312581743Berlatto, Adilson Antônio569.370.321-53http://lattes.cnpq.br/80913312581743Villanueva Zevallos, Juan Elmer056.504.647-07http://lattes.cnpq.br/3336518322637130569.370.321-53Oliveira, Ricardo Nunes de835.265.281-87http://lattes.cnpq.br/0563210461148997Barbosa, Jhonattan Pinto2020-12-11T12:08:54Z2015-04-172020-12-11T12:08:54Z2015-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBARBOSA, Jhonattan Pinto. Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran: uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.http://ri.ufmt.br/handle/1/2188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2020-12-12T06:02:10Zoai:localhost:1/2188Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2020-12-12T06:02:10Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito |
title |
Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito |
spellingShingle |
Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito Barbosa, Jhonattan Pinto Aritmética modular Sistemas de identicação modulares Matemática e o trânsito CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Modular arithmetic Modular identication systems Math and the transit |
title_short |
Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito |
title_full |
Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito |
title_fullStr |
Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito |
title_full_unstemmed |
Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito |
title_sort |
Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito |
author |
Barbosa, Jhonattan Pinto |
author_facet |
Barbosa, Jhonattan Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Berlatto, Adilson Antônio http://lattes.cnpq.br/80913312581743 Berlatto, Adilson Antônio 569.370.321-53 http://lattes.cnpq.br/80913312581743 Villanueva Zevallos, Juan Elmer 056.504.647-07 http://lattes.cnpq.br/3336518322637130 569.370.321-53 Oliveira, Ricardo Nunes de 835.265.281-87 http://lattes.cnpq.br/0563210461148997 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Jhonattan Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritmética modular Sistemas de identicação modulares Matemática e o trânsito CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Modular arithmetic Modular identication systems Math and the transit |
topic |
Aritmética modular Sistemas de identicação modulares Matemática e o trânsito CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Modular arithmetic Modular identication systems Math and the transit |
description |
This dissertation has the main aim, be a facilitator instrument on the task to relate the math with the transit theme. For this, we will use the Modular Arithmetic concepts existing on the Modular Identi cation Systems that were applied to guides and documents from Detran/MT, because we understand that the pupil when come into the nal series from the elementary school and consequently high school already has the necessary instruments to the comprehension of such concepts due to their elemental nature and applicability to student's everyday. However, before we approach this subject we presented some preliminaries concepts, that sustain the utilized results. Furthermore, on the last chapter we present one activity that can be applied on nal series from the elementary school and on the high school too, with the intuit to demonstrat the real possibility to approach the tra c theme on the math classes, without the necessity to use the tables, graphics or data about tra c acidentes, numbers from the vehicle eet, or other statistical indicators. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-17 2015-02-23 2020-12-11T12:08:54Z 2020-12-11T12:08:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA, Jhonattan Pinto. Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran: uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015. http://ri.ufmt.br/handle/1/2188 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Jhonattan Pinto. Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran: uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015. |
url |
http://ri.ufmt.br/handle/1/2188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso Brasil Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia UFMT CUA - Araguaia Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMT instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMT |
collection |
Repositório Institucional da UFMT |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
jordanbiblio@gmail.com |
_version_ |
1804648504264491008 |