Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Jhonattan Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/2188
Resumo: This dissertation has the main aim, be a facilitator instrument on the task to relate the math with the transit theme. For this, we will use the Modular Arithmetic concepts existing on the Modular Identi cation Systems that were applied to guides and documents from Detran/MT, because we understand that the pupil when come into the nal series from the elementary school and consequently high school already has the necessary instruments to the comprehension of such concepts due to their elemental nature and applicability to student's everyday. However, before we approach this subject we presented some preliminaries concepts, that sustain the utilized results. Furthermore, on the last chapter we present one activity that can be applied on nal series from the elementary school and on the high school too, with the intuit to demonstrat the real possibility to approach the tra c theme on the math classes, without the necessity to use the tables, graphics or data about tra c acidentes, numbers from the vehicle eet, or other statistical indicators.
id UFMT_ba023ba0bf0834107789cc0986301dbd
oai_identifier_str oai:localhost:1/2188
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsitoAritmética modularSistemas de identicação modularesMatemática e o trânsitoCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAModular arithmeticModular identication systemsMath and the transitThis dissertation has the main aim, be a facilitator instrument on the task to relate the math with the transit theme. For this, we will use the Modular Arithmetic concepts existing on the Modular Identi cation Systems that were applied to guides and documents from Detran/MT, because we understand that the pupil when come into the nal series from the elementary school and consequently high school already has the necessary instruments to the comprehension of such concepts due to their elemental nature and applicability to student's everyday. However, before we approach this subject we presented some preliminaries concepts, that sustain the utilized results. Furthermore, on the last chapter we present one activity that can be applied on nal series from the elementary school and on the high school too, with the intuit to demonstrat the real possibility to approach the tra c theme on the math classes, without the necessity to use the tables, graphics or data about tra c acidentes, numbers from the vehicle eet, or other statistical indicators.Esta dissertação tem como objetivo principal, ser um instrumento facilitador na tarefa de relacionar a matemática com a temática do trânsito. Para isso, utilizaremos os conceitos de Aritmética Modular existentes nos Sistemas de Identi cação Modulares que encontram-se aplicados à guias e documentos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT), pois entendemos que o educando ao ingressar as séries nais do ensino fundamental e consequentemente o ensino médio já possui as ferramentas necessárias para a compreensão de tais conceitos devido a sua natureza elementar e aplicabilidade ao cotidiano do estudante. Entretanto, antes de abordarmos esse assunto apresentamos alguns conceitos preliminares, que sustentam os resultados utilizados. Além disso, no último capítulo apresentamos uma atividade que pode ser aplicada as séries nais do ensino fundamental e também no ensino médio, com o intuito de demonstrar a real possibilidade de abordar o tema trânsito nas aulas de matemática, sem que haja a necessidade de se utilizar tabelas, grá cos ou dados sobre acidentes de trânsito, números da frota de veículos, ou quaisquer outros indicadores estatísticos.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – AraguaiaUFMT CUA - AraguaiaPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATBerlatto, Adilson Antôniohttp://lattes.cnpq.br/80913312581743Berlatto, Adilson Antônio569.370.321-53http://lattes.cnpq.br/80913312581743Villanueva Zevallos, Juan Elmer056.504.647-07http://lattes.cnpq.br/3336518322637130569.370.321-53Oliveira, Ricardo Nunes de835.265.281-87http://lattes.cnpq.br/0563210461148997Barbosa, Jhonattan Pinto2020-12-11T12:08:54Z2015-04-172020-12-11T12:08:54Z2015-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBARBOSA, Jhonattan Pinto. Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran: uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.http://ri.ufmt.br/handle/1/2188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2020-12-12T06:02:10Zoai:localhost:1/2188Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2020-12-12T06:02:10Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito
title Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito
spellingShingle Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito
Barbosa, Jhonattan Pinto
Aritmética modular
Sistemas de identicação modulares
Matemática e o trânsito
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Modular arithmetic
Modular identication systems
Math and the transit
title_short Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito
title_full Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito
title_fullStr Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito
title_full_unstemmed Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito
title_sort Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito
author Barbosa, Jhonattan Pinto
author_facet Barbosa, Jhonattan Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Berlatto, Adilson Antônio
http://lattes.cnpq.br/80913312581743
Berlatto, Adilson Antônio
569.370.321-53
http://lattes.cnpq.br/80913312581743
Villanueva Zevallos, Juan Elmer
056.504.647-07
http://lattes.cnpq.br/3336518322637130
569.370.321-53
Oliveira, Ricardo Nunes de
835.265.281-87
http://lattes.cnpq.br/0563210461148997
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Jhonattan Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Aritmética modular
Sistemas de identicação modulares
Matemática e o trânsito
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Modular arithmetic
Modular identication systems
Math and the transit
topic Aritmética modular
Sistemas de identicação modulares
Matemática e o trânsito
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Modular arithmetic
Modular identication systems
Math and the transit
description This dissertation has the main aim, be a facilitator instrument on the task to relate the math with the transit theme. For this, we will use the Modular Arithmetic concepts existing on the Modular Identi cation Systems that were applied to guides and documents from Detran/MT, because we understand that the pupil when come into the nal series from the elementary school and consequently high school already has the necessary instruments to the comprehension of such concepts due to their elemental nature and applicability to student's everyday. However, before we approach this subject we presented some preliminaries concepts, that sustain the utilized results. Furthermore, on the last chapter we present one activity that can be applied on nal series from the elementary school and on the high school too, with the intuit to demonstrat the real possibility to approach the tra c theme on the math classes, without the necessity to use the tables, graphics or data about tra c acidentes, numbers from the vehicle eet, or other statistical indicators.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-17
2015-02-23
2020-12-11T12:08:54Z
2020-12-11T12:08:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Jhonattan Pinto. Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran: uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.
http://ri.ufmt.br/handle/1/2188
identifier_str_mv BARBOSA, Jhonattan Pinto. Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran: uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/2188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
UFMT CUA - Araguaia
Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648504264491008