Identidad y memoria colectiva en la publicidad de bebidas en Medellín, Colombia (1930-1950)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasquez, Maria Isabel Giraldo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/3121
Resumo: Através de uma exploração histórica se pretende traçar os elementos identitários na cultura popular de consumo, correspondente aos anos 1930-1950. O caso proposto neste estudo tem como contexto a cidade de Medellín-Colômbia, um lugar que se caracterizou por permitir condições de maior desenvolvimento industrial e material na primeira metade do século XX e durante as décadas de 1930 a 1950. A publicidade de alimentos, refrigerantes e cervejas aumentou e diversificou durante estas décadas nesta cidade, permitindo também a exploração, em princípio, de novos formatos de publicidade. O objetivo da presente proposta é a compreensão dos processos sociais em relação à cultura material (análise de produto e publicidade-objeto), promovida pelo jornal El Colombiano, com o fim de compreender as noções de progresso, civilização, evolução e desenvolvimento, vistas da a partir da divulgação da publicidade como evidência do imaginário coletivo e da própria identidade da região, que, de uma perspectiva ético-política, tem se ligados valores sociais como "vigor", "diligência", "progresso", "tradição familiar" e "industrialização", todos esses valores, típicos da mentalidade industrial moderna que desde o início do século XX até a primeira metade do mesmo estavam enraizados no imaginário coletivo local. Estes valores culturais como uma representação da identidade florescem e são consolidados com o boom da indústria têxtil e particularmente de refrigerantes e cervejas na cidade de Medellín-Colômbia. Este é o contexto que nos permite gerar uma reflexão sobre a dimensão objetual e simbólica do patrimônio cultural dos centros urbanos e o que define a imagem cultural dos habitantes desta região do país: sua identidade.
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O objetivo da presente proposta é a compreensão dos processos sociais em relação à cultura material (análise de produto e publicidade-objeto), promovida pelo jornal El Colombiano, com o fim de compreender as noções de progresso, civilização, evolução e desenvolvimento, vistas da a partir da divulgação da publicidade como evidência do imaginário coletivo e da própria identidade da região, que, de uma perspectiva ético-política, tem se ligados valores sociais como "vigor", "diligência", "progresso", "tradição familiar" e "industrialização", todos esses valores, típicos da mentalidade industrial moderna que desde o início do século XX até a primeira metade do mesmo estavam enraizados no imaginário coletivo local. Estes valores culturais como uma representação da identidade florescem e são consolidados com o boom da indústria têxtil e particularmente de refrigerantes e cervejas na cidade de Medellín-Colômbia. Este é o contexto que nos permite gerar uma reflexão sobre a dimensão objetual e simbólica do patrimônio cultural dos centros urbanos e o que define a imagem cultural dos habitantes desta região do país: sua identidade.CAPESA través de una exploración histórica se pretende rastrear los elementos de identidad en la cultura popular de consumo correspondiente a los años 1930-1950: El caso propuesto en este estudio tiene como contexto la ciudad de Medellín-Colombia, un lugar que se caracterizó por permitir condiciones de mayor desarrollo Industrial y material en la primera mitad del siglo XX y durante las décadas de 1930 a 1950 : la publicidad de los productos alimenticios, bebidas refrescantes y cervezas tiene un particular aumento y diversificación durante estas décadas en esta ciudad, permitiendo también explorar, en principio, nuevos formatos de publicidad. El objetivo de la presente propuesta es la comprensión de los procesos sociales en relación a la cultura material (análisis de producto y objeto-publicidad), promocionada en el periódico El Colombiano a fin de comprender nociones de progreso, civilización, evolución y desarrollo visto a partir de la divulgación de publicidad como evidencia del imaginario Colectiva y de la identidad propia de la región, que desde una perspectiva ético-política se ha afiliado valores sociales como "pujanza", "laboriosidad", "progreso", "tradición familiar" e "industrialización", todos estos valores propios de la mentalidad moderna industrial que desde principios de siglo XX hasta la primera mitad del mismo se radicaron en el imaginario colectivo local y nacional. Estos valores culturales, como representación de identidad florecen y se consolidan con el auge de la industria textil y particularmente de bebidas refrescantes y cervezas en la ciudad de Medellín-Colombia. Este, se constituye el contexto que permite generar una reflexión bajo la dimensión objetual y simbólica del patrimonio cultural de los centros urbanos y lo que define la imagen cultural de los habitantes de esta región del país: su identidad.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação em HistóriaMarques, Ana Mariahttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047Marques, Ana Maria637.683.309-82http://lattes.cnpq.br/3982340840178047Carneiro, Maristela052.501.979-06http://lattes.cnpq.br/8461204091007488637.683.309-82Macena, Fabiana Francisca079.452.556-39http://lattes.cnpq.br/4587655498577460Vasquez, Maria Isabel Giraldo2021-12-15T11:50:36Z2018-05-072021-12-15T11:50:36Z2018-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisVASQUEZ, Maria Isabel Giraldo. Identidad y memoria colectiva en la publicidad de bebidas en Medellín, Colombia (1930-1950). 2018. 176 f. 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