Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zacca, Rafael
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Artefilosofia
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3931
Resumo: O artigo se destina a contribuir com o debate a propósito da relação da arte com as suas possibilidades de autonomia e de engajamento, com base no conceito de técnica, tal como formulado por Walter Benjamin em seus ensaios da década de 1930. O principal texto a ser convocado, nesse sentido, é “O autor como produtor”, onde o filósofo formula uma exigência de se pensar a questão a partir da função que os escritores podem exercer na política, considerando a posição que ocupam em uma espécie de modo de produção literário. A partir dessa exigência de Benjamin – de se pensar, portanto, relações literárias de produção – o presente artigo procura estender suas conclusões para o campo da ciência em forma de hipótese. Em outras palavras, aquilo que Benjamin conclui a propósito da técnica artística (isto é, a não oposição entre autonomia e engajamento na lei de seu desenvolvimento) é não apenas objeto de investigação deste artigo, como ponto de partida para a elaboração de hipóteses para a relação da ciência com a sua possibilidade (ou necessidade) de autonomia e/ou de engajamento.
id UFOP-1_0e13fa6508f2abd0f6e0a08951d99ca5
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/3931
network_acronym_str UFOP-1
network_name_str Artefilosofia
repository_id_str
spelling Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter BenjaminAutonomy and engagement in art (and science): : the concept of technique in Walter BenjaminTechniqueEngagementWalter BenjaminArtScience.TécnicaEngajamentoWalter BenjaminArteCiência.O artigo se destina a contribuir com o debate a propósito da relação da arte com as suas possibilidades de autonomia e de engajamento, com base no conceito de técnica, tal como formulado por Walter Benjamin em seus ensaios da década de 1930. O principal texto a ser convocado, nesse sentido, é “O autor como produtor”, onde o filósofo formula uma exigência de se pensar a questão a partir da função que os escritores podem exercer na política, considerando a posição que ocupam em uma espécie de modo de produção literário. A partir dessa exigência de Benjamin – de se pensar, portanto, relações literárias de produção – o presente artigo procura estender suas conclusões para o campo da ciência em forma de hipótese. Em outras palavras, aquilo que Benjamin conclui a propósito da técnica artística (isto é, a não oposição entre autonomia e engajamento na lei de seu desenvolvimento) é não apenas objeto de investigação deste artigo, como ponto de partida para a elaboração de hipóteses para a relação da ciência com a sua possibilidade (ou necessidade) de autonomia e/ou de engajamento.The article aims to contribute to the debate regarding the relation between art and its possibilities of autonomy and engagement, based on the concept of technique as formulated by Walter Benjamin in his essays from the decade of 1930. The main text to be convened, in that sense, is “The Author as Producer”, in which the philosopher formulates a demand of reflecting on this matter based on the function writers can exercise in politics, considering the position they occupy in a sort of literary mode of production. From Benjamin’s demand – of thinking, therefore, about literary relations of production – this article seeks to extend its conclusions to the field of science in the form of a hypothesis. In other words, that which Benjamin concludes in respect to artistic technique (that is, the non-oposition between autonomy and engagement in its development law) is not only the object of this article’s investigation, but a starting point for the elaboration of hypotheses on the relation between science and its possibility (or necessity) of autonomy and/or engagement.  Universidade Federal de Ouro Preto2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3931Artefilosofia; v. 14 n. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 122-134Artefilosofia; Vol. 14 No. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 122-1342526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3931/3026Copyright (c) 2019 Artefilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZacca, Rafael2021-06-22T13:21:49Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/3931Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2021-06-22T13:21:49Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin
Autonomy and engagement in art (and science): : the concept of technique in Walter Benjamin
title Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin
spellingShingle Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin
Zacca, Rafael
Technique
Engagement
Walter Benjamin
Art
Science.
Técnica
Engajamento
Walter Benjamin
Arte
Ciência.
title_short Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin
title_full Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin
title_fullStr Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin
title_full_unstemmed Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin
title_sort Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin
author Zacca, Rafael
author_facet Zacca, Rafael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zacca, Rafael
dc.subject.por.fl_str_mv Technique
Engagement
Walter Benjamin
Art
Science.
Técnica
Engajamento
Walter Benjamin
Arte
Ciência.
topic Technique
Engagement
Walter Benjamin
Art
Science.
Técnica
Engajamento
Walter Benjamin
Arte
Ciência.
description O artigo se destina a contribuir com o debate a propósito da relação da arte com as suas possibilidades de autonomia e de engajamento, com base no conceito de técnica, tal como formulado por Walter Benjamin em seus ensaios da década de 1930. O principal texto a ser convocado, nesse sentido, é “O autor como produtor”, onde o filósofo formula uma exigência de se pensar a questão a partir da função que os escritores podem exercer na política, considerando a posição que ocupam em uma espécie de modo de produção literário. A partir dessa exigência de Benjamin – de se pensar, portanto, relações literárias de produção – o presente artigo procura estender suas conclusões para o campo da ciência em forma de hipótese. Em outras palavras, aquilo que Benjamin conclui a propósito da técnica artística (isto é, a não oposição entre autonomia e engajamento na lei de seu desenvolvimento) é não apenas objeto de investigação deste artigo, como ponto de partida para a elaboração de hipóteses para a relação da ciência com a sua possibilidade (ou necessidade) de autonomia e/ou de engajamento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3931
url https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3931/3026
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Artefilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Artefilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
dc.source.none.fl_str_mv Artefilosofia; v. 14 n. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 122-134
Artefilosofia; Vol. 14 No. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 122-134
2526-7892
1809-8274
reponame:Artefilosofia
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Artefilosofia
collection Artefilosofia
repository.name.fl_str_mv Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br
_version_ 1798313558607396864