Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Artefilosofia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3931 |
Resumo: | O artigo se destina a contribuir com o debate a propósito da relação da arte com as suas possibilidades de autonomia e de engajamento, com base no conceito de técnica, tal como formulado por Walter Benjamin em seus ensaios da década de 1930. O principal texto a ser convocado, nesse sentido, é “O autor como produtor”, onde o filósofo formula uma exigência de se pensar a questão a partir da função que os escritores podem exercer na política, considerando a posição que ocupam em uma espécie de modo de produção literário. A partir dessa exigência de Benjamin – de se pensar, portanto, relações literárias de produção – o presente artigo procura estender suas conclusões para o campo da ciência em forma de hipótese. Em outras palavras, aquilo que Benjamin conclui a propósito da técnica artística (isto é, a não oposição entre autonomia e engajamento na lei de seu desenvolvimento) é não apenas objeto de investigação deste artigo, como ponto de partida para a elaboração de hipóteses para a relação da ciência com a sua possibilidade (ou necessidade) de autonomia e/ou de engajamento. |
id |
UFOP-1_0e13fa6508f2abd0f6e0a08951d99ca5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/3931 |
network_acronym_str |
UFOP-1 |
network_name_str |
Artefilosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter BenjaminAutonomy and engagement in art (and science): : the concept of technique in Walter BenjaminTechniqueEngagementWalter BenjaminArtScience.TécnicaEngajamentoWalter BenjaminArteCiência.O artigo se destina a contribuir com o debate a propósito da relação da arte com as suas possibilidades de autonomia e de engajamento, com base no conceito de técnica, tal como formulado por Walter Benjamin em seus ensaios da década de 1930. O principal texto a ser convocado, nesse sentido, é “O autor como produtor”, onde o filósofo formula uma exigência de se pensar a questão a partir da função que os escritores podem exercer na política, considerando a posição que ocupam em uma espécie de modo de produção literário. A partir dessa exigência de Benjamin – de se pensar, portanto, relações literárias de produção – o presente artigo procura estender suas conclusões para o campo da ciência em forma de hipótese. Em outras palavras, aquilo que Benjamin conclui a propósito da técnica artística (isto é, a não oposição entre autonomia e engajamento na lei de seu desenvolvimento) é não apenas objeto de investigação deste artigo, como ponto de partida para a elaboração de hipóteses para a relação da ciência com a sua possibilidade (ou necessidade) de autonomia e/ou de engajamento.The article aims to contribute to the debate regarding the relation between art and its possibilities of autonomy and engagement, based on the concept of technique as formulated by Walter Benjamin in his essays from the decade of 1930. The main text to be convened, in that sense, is “The Author as Producer”, in which the philosopher formulates a demand of reflecting on this matter based on the function writers can exercise in politics, considering the position they occupy in a sort of literary mode of production. From Benjamin’s demand – of thinking, therefore, about literary relations of production – this article seeks to extend its conclusions to the field of science in the form of a hypothesis. In other words, that which Benjamin concludes in respect to artistic technique (that is, the non-oposition between autonomy and engagement in its development law) is not only the object of this article’s investigation, but a starting point for the elaboration of hypotheses on the relation between science and its possibility (or necessity) of autonomy and/or engagement. Universidade Federal de Ouro Preto2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3931Artefilosofia; v. 14 n. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 122-134Artefilosofia; Vol. 14 No. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 122-1342526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3931/3026Copyright (c) 2019 Artefilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZacca, Rafael2021-06-22T13:21:49Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/3931Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2021-06-22T13:21:49Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin Autonomy and engagement in art (and science): : the concept of technique in Walter Benjamin |
title |
Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin |
spellingShingle |
Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin Zacca, Rafael Technique Engagement Walter Benjamin Art Science. Técnica Engajamento Walter Benjamin Arte Ciência. |
title_short |
Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin |
title_full |
Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin |
title_fullStr |
Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin |
title_full_unstemmed |
Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin |
title_sort |
Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin |
author |
Zacca, Rafael |
author_facet |
Zacca, Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zacca, Rafael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Technique Engagement Walter Benjamin Art Science. Técnica Engajamento Walter Benjamin Arte Ciência. |
topic |
Technique Engagement Walter Benjamin Art Science. Técnica Engajamento Walter Benjamin Arte Ciência. |
description |
O artigo se destina a contribuir com o debate a propósito da relação da arte com as suas possibilidades de autonomia e de engajamento, com base no conceito de técnica, tal como formulado por Walter Benjamin em seus ensaios da década de 1930. O principal texto a ser convocado, nesse sentido, é “O autor como produtor”, onde o filósofo formula uma exigência de se pensar a questão a partir da função que os escritores podem exercer na política, considerando a posição que ocupam em uma espécie de modo de produção literário. A partir dessa exigência de Benjamin – de se pensar, portanto, relações literárias de produção – o presente artigo procura estender suas conclusões para o campo da ciência em forma de hipótese. Em outras palavras, aquilo que Benjamin conclui a propósito da técnica artística (isto é, a não oposição entre autonomia e engajamento na lei de seu desenvolvimento) é não apenas objeto de investigação deste artigo, como ponto de partida para a elaboração de hipóteses para a relação da ciência com a sua possibilidade (ou necessidade) de autonomia e/ou de engajamento. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3931 |
url |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3931/3026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Artefilosofia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Artefilosofia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Artefilosofia; v. 14 n. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 122-134 Artefilosofia; Vol. 14 No. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 122-134 2526-7892 1809-8274 reponame:Artefilosofia instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Artefilosofia |
collection |
Artefilosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br |
_version_ |
1798313558607396864 |