A consciência estética das palavras e o romance que pensa entre corpos sonâmbulos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Paulino, Itamar
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Artefilosofia
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4282
Resumo: A relação da consciência estética e as condições epistemológicas de romances que têm compromisso com o conhecimento é o objeto do presente artigo. Desenvolver uma consciência estética das palavras é ler/ouvir uma obra romanesca na condição de indivíduo sensível que pensa ao lado, buscando nas entranhas do texto um eixo condutor e provocativo na narração de temas caros à humanidade. Hermann Broch, autor de ‘Os Sonâmbulos’ e experimentador de um tipo de romance de formação do conhecimento ou romance-ápice, arquitetou ousadamente na obra uma síntese de possibilidades textuais, até o esgotamento das formas narrativas possíveis, irrompendo no leitor consciência estética sem a qual o romance que pensa perde seu valor epistemológico. Entre corpos sonâmbulos, Broch articula narrações e argumentações possíveis para falar da morbidez da modernidade, evidenciado a decadência do espírito burguês e a desintegração de seus valores até alcançar o paradoxo da morte de uma época ainda em vida e do nascimento de uma nova ainda em gestação. Ao final, o que se alerta é que sem consciência estética das palavras que permita ao escritor escrever e ao leitor ler um romance que produza conhecimento, o encontro entre leitor e escritor recairá na obviedade da ficção que não pensa.
id UFOP-1_46f98eb658444f1093db993235010eac
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4282
network_acronym_str UFOP-1
network_name_str Artefilosofia
repository_id_str
spelling A consciência estética das palavras e o romance que pensa entre corpos sonâmbulosTHE AESTHETIC CONSCIOUSNESS OF WORDS AND NOVELS COMMITTED TO KNOWLEDGE AMONT SLEEPINGWALKING BODIESAestheticsepistemologyliteraturebodySleep WalkingEstéticaepistemologialiteraturaromanceA relação da consciência estética e as condições epistemológicas de romances que têm compromisso com o conhecimento é o objeto do presente artigo. Desenvolver uma consciência estética das palavras é ler/ouvir uma obra romanesca na condição de indivíduo sensível que pensa ao lado, buscando nas entranhas do texto um eixo condutor e provocativo na narração de temas caros à humanidade. Hermann Broch, autor de ‘Os Sonâmbulos’ e experimentador de um tipo de romance de formação do conhecimento ou romance-ápice, arquitetou ousadamente na obra uma síntese de possibilidades textuais, até o esgotamento das formas narrativas possíveis, irrompendo no leitor consciência estética sem a qual o romance que pensa perde seu valor epistemológico. Entre corpos sonâmbulos, Broch articula narrações e argumentações possíveis para falar da morbidez da modernidade, evidenciado a decadência do espírito burguês e a desintegração de seus valores até alcançar o paradoxo da morte de uma época ainda em vida e do nascimento de uma nova ainda em gestação. Ao final, o que se alerta é que sem consciência estética das palavras que permita ao escritor escrever e ao leitor ler um romance que produza conhecimento, o encontro entre leitor e escritor recairá na obviedade da ficção que não pensa.The relationship between aesthetic consciousness and epistemological conditions of novels committed to knowledge is the subject of this article. To develop an aesthetic consciousness of words is to read/listen to a novel with a condition of a sensitive individual who thinks alongside with the author, searching for a conductive and provocative axis in the entrails of a text that narrates important themes to humanity. Author of 'Sleepwalkers' and experimenter of a type of novel of formation (coming-to-age) or apex romance committed to knowledge, Herman Broch boldly designed a synthesis of textual possibilities in his novel, until possible narrative forms were exhausted, bursting aesthetic consciousness into the reader without which the novel that thinks loses its epistemological value. Broch articulates possible narrations and arguments of sleepwalking bodies to talk about modernity’s morbidity, evidencing the decadence of bourgeois spirit and disintegration of its values ​​until reaching the paradox of death of an epoch yet in life and the birth of a new one yet in gestation. What is warned in the end is that without aesthetic consciousness of words that allows the writer to write and the reader to read a novel that produces knowledge, the encounter between reader and writer might fall into the obviousness of fiction not committed to knowledge.Universidade Federal de Ouro Preto2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionChamada restrita. Artigos convidados e avaliados pelos pares.Invited items and peer prices.Artículos invitados y precios similares.Articles invités et prix des pairs.application/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4282Artefilosofia; v. 15 (2020): Edição Especial ; 270-288Artefilosofia; Vol. 15 (2020): Edição Especial ; 270-2882526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4282/3583Copyright (c) 2020 Itamar Rodrigues Paulinohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Paulino, Itamar2022-01-07T18:45:37Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4282Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2022-01-07T18:45:37Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A consciência estética das palavras e o romance que pensa entre corpos sonâmbulos
THE AESTHETIC CONSCIOUSNESS OF WORDS AND NOVELS COMMITTED TO KNOWLEDGE AMONT SLEEPINGWALKING BODIES
title A consciência estética das palavras e o romance que pensa entre corpos sonâmbulos
spellingShingle A consciência estética das palavras e o romance que pensa entre corpos sonâmbulos
Rodrigues Paulino, Itamar
Aesthetics
epistemology
literature
body
Sleep Walking
Estética
epistemologia
literatura
romance
title_short A consciência estética das palavras e o romance que pensa entre corpos sonâmbulos
title_full A consciência estética das palavras e o romance que pensa entre corpos sonâmbulos
title_fullStr A consciência estética das palavras e o romance que pensa entre corpos sonâmbulos
title_full_unstemmed A consciência estética das palavras e o romance que pensa entre corpos sonâmbulos
title_sort A consciência estética das palavras e o romance que pensa entre corpos sonâmbulos
author Rodrigues Paulino, Itamar
author_facet Rodrigues Paulino, Itamar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Paulino, Itamar
dc.subject.por.fl_str_mv Aesthetics
epistemology
literature
body
Sleep Walking
Estética
epistemologia
literatura
romance
topic Aesthetics
epistemology
literature
body
Sleep Walking
Estética
epistemologia
literatura
romance
description A relação da consciência estética e as condições epistemológicas de romances que têm compromisso com o conhecimento é o objeto do presente artigo. Desenvolver uma consciência estética das palavras é ler/ouvir uma obra romanesca na condição de indivíduo sensível que pensa ao lado, buscando nas entranhas do texto um eixo condutor e provocativo na narração de temas caros à humanidade. Hermann Broch, autor de ‘Os Sonâmbulos’ e experimentador de um tipo de romance de formação do conhecimento ou romance-ápice, arquitetou ousadamente na obra uma síntese de possibilidades textuais, até o esgotamento das formas narrativas possíveis, irrompendo no leitor consciência estética sem a qual o romance que pensa perde seu valor epistemológico. Entre corpos sonâmbulos, Broch articula narrações e argumentações possíveis para falar da morbidez da modernidade, evidenciado a decadência do espírito burguês e a desintegração de seus valores até alcançar o paradoxo da morte de uma época ainda em vida e do nascimento de uma nova ainda em gestação. Ao final, o que se alerta é que sem consciência estética das palavras que permita ao escritor escrever e ao leitor ler um romance que produza conhecimento, o encontro entre leitor e escritor recairá na obviedade da ficção que não pensa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Chamada restrita. Artigos convidados e avaliados pelos pares.
Invited items and peer prices.
Artículos invitados y precios similares.
Articles invités et prix des pairs.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4282
url https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4282/3583
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Itamar Rodrigues Paulino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Itamar Rodrigues Paulino
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
dc.source.none.fl_str_mv Artefilosofia; v. 15 (2020): Edição Especial ; 270-288
Artefilosofia; Vol. 15 (2020): Edição Especial ; 270-288
2526-7892
1809-8274
reponame:Artefilosofia
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Artefilosofia
collection Artefilosofia
repository.name.fl_str_mv Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br
_version_ 1798313558937698304