Descartes e a Dimensão Estética do Compendium Musicae
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Artefilosofia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3963 |
Resumo: | Cientes do profundo legado intelectual deixado ao ocidente pela obra cartesiana, procuraremos situar tal legado em relação ao desenvolvimento subsequente do pensamento estético musical, buscando compreender de que maneira a filosofia de René Descartes (1596-1650) se mostrou importante enquanto ferramenta e solo comum para a estética e para a filosofia da música dos séculos XVII e XVIII. Para tal, nosso itinerário levará em consideração diversos aspectos e momentos da filosofia cartesiana. Contudo, tomaremos por objeto principal o retorno à letra do texto do Compendium Musicae (1618), esforçando-nos por desvelar, ainda que modestamente, alguns indícios da dimensão estética presente neste pequeno opúsculo. A premissa da qual partimos, no que concerne ao Compendium, é de que neste momento filosófico de sua obra encontramos um Descartes antes do dualismo, um Descartes preocupado mais com prazeres estéticos do que com os mirabilis scientiae fundamenta. |
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Descartes e a Dimensão Estética do Compendium MusicaeDescartes and the aesthetic dimension of the Compendium MusicaeAffektenlehreCartesianismCompendium MusicaeDescartesMusical aestheticsAffektenlehreCartesianismoCompendium MusicaeDescartesEstética MusicalCientes do profundo legado intelectual deixado ao ocidente pela obra cartesiana, procuraremos situar tal legado em relação ao desenvolvimento subsequente do pensamento estético musical, buscando compreender de que maneira a filosofia de René Descartes (1596-1650) se mostrou importante enquanto ferramenta e solo comum para a estética e para a filosofia da música dos séculos XVII e XVIII. Para tal, nosso itinerário levará em consideração diversos aspectos e momentos da filosofia cartesiana. Contudo, tomaremos por objeto principal o retorno à letra do texto do Compendium Musicae (1618), esforçando-nos por desvelar, ainda que modestamente, alguns indícios da dimensão estética presente neste pequeno opúsculo. A premissa da qual partimos, no que concerne ao Compendium, é de que neste momento filosófico de sua obra encontramos um Descartes antes do dualismo, um Descartes preocupado mais com prazeres estéticos do que com os mirabilis scientiae fundamenta. Aware of the profound intellectual legacy left to the West by Cartesian thought, we will seek to situate such a legacy in relation to the subsequent development of musical aesthetic thought, seeking to understand how René Descartes's philosophy (1596-1650) proved to be important as a tool and common ground for aesthetics and the philosophy of music of the seventeenth and eighteenth centuries. To this end, our itinerary will take into account various aspects and moments of Cartesian philosophy. However, we will take as its main object the return to the text itself of the Compendium Musicae(1618), endeavoring to reveal, albeit modestly, some evidence of the aesthetic dimension present in this small pamphlet. The premise from which we start with regard to the Compendium is that at this philosophical moment of his work we find a Descartes before dualism, a Descartes concerned more with aesthetic pleasures than with the mirabilis scientiae fundamenta.Universidade Federal de Ouro Preto2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3963Artefilosofia; v. 14 n. 27 (2019): Para além do funcionamento pleno: o fracasso também é um modo de ir.; 208-230Artefilosofia; Vol. 14 No. 27 (2019): Para além do funcionamento pleno: o fracasso também é um modo de ir.; 208-2302526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/3963/3073Copyright (c) 2019 Artefilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPires de Sousa, Frederico Duarte2020-11-02T01:22:26Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/3963Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2020-11-02T01:22:26Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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