Filosofia da Técnica: : arte como conquista de um novo campo de ação lúdico (Spielraum) em Benjamin e Flusser

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seligmann-Silva, Márcio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Artefilosofia
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1909
Resumo: O texto apresenta a teoria da técnica nas obras de Walter Benjamin e de Vilém Flusser com destaque para a noção benjaminiana de Spielraum (campo de ação lúdico) e para a tese flusseriana que associa as novas imagens técnicas e seu universo ao triunfo do homo ludens sobre o funcionário burocrata que tende a dominar os aparelhos e operá-los como instrumentos do fascismo. Benjamin defende uma teoria da arte como uma teoria da “segunda técnica” que permite a conquista de uma nova relação com a natureza, onde não impera mais a dominação, mas, antes, a “dominação da relação entre natureza e humanidade”. Ambos autores sonham com as naturezas externa e a interna ao ser humano liberadas e capazes de desdobrar a sua potência a partir de uma arte-técnica emancipadora.
id UFOP-1_75c5517f371cc4863426c7f90aad4b97
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1909
network_acronym_str UFOP-1
network_name_str Artefilosofia
repository_id_str
spelling Filosofia da Técnica: : arte como conquista de um novo campo de ação lúdico (Spielraum) em Benjamin e FlusserPhilosophy of technique: : art as a conquest of a new field of play (Spielraum) in Benjamin and FlusserSpielraumSecond techniqueGameRausch.Spielraumsegunda técnicajogoRauschO texto apresenta a teoria da técnica nas obras de Walter Benjamin e de Vilém Flusser com destaque para a noção benjaminiana de Spielraum (campo de ação lúdico) e para a tese flusseriana que associa as novas imagens técnicas e seu universo ao triunfo do homo ludens sobre o funcionário burocrata que tende a dominar os aparelhos e operá-los como instrumentos do fascismo. Benjamin defende uma teoria da arte como uma teoria da “segunda técnica” que permite a conquista de uma nova relação com a natureza, onde não impera mais a dominação, mas, antes, a “dominação da relação entre natureza e humanidade”. Ambos autores sonham com as naturezas externa e a interna ao ser humano liberadas e capazes de desdobrar a sua potência a partir de uma arte-técnica emancipadora.The text presents the theory of technique in the works of Walter Benjamin and Vilém Flusser with emphasis on the Benjaminian notion of Spielraum (play field) and on the Flusserian thesis that associates the new technical images and their universe with the triumph of the homo ludens over the bureaucrat worker, who tends to control the apparatus as means of fascism. Benjamin defends a theory of art as a theory of the "second technique" that allows the achievement of a new relationship with nature, where domination no longer prevails, but rather the "domination of the relation between nature and humanity." Both authors dream of the external and internal natures to human beings released, and able to unfold their power from an emancipatory art-technique.Universidade Federal de Ouro Preto2019-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1909Artefilosofia; v. 14 n. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 52-85Artefilosofia; Vol. 14 No. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 52-852526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1909/3034Copyright (c) 2019 Artefilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSeligmann-Silva, Márcio2021-06-22T13:21:54Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1909Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2021-06-22T13:21:54Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia da Técnica: : arte como conquista de um novo campo de ação lúdico (Spielraum) em Benjamin e Flusser
Philosophy of technique: : art as a conquest of a new field of play (Spielraum) in Benjamin and Flusser
title Filosofia da Técnica: : arte como conquista de um novo campo de ação lúdico (Spielraum) em Benjamin e Flusser
spellingShingle Filosofia da Técnica: : arte como conquista de um novo campo de ação lúdico (Spielraum) em Benjamin e Flusser
Seligmann-Silva, Márcio
Spielraum
Second technique
Game
Rausch.
Spielraum
segunda técnica
jogo
Rausch
title_short Filosofia da Técnica: : arte como conquista de um novo campo de ação lúdico (Spielraum) em Benjamin e Flusser
title_full Filosofia da Técnica: : arte como conquista de um novo campo de ação lúdico (Spielraum) em Benjamin e Flusser
title_fullStr Filosofia da Técnica: : arte como conquista de um novo campo de ação lúdico (Spielraum) em Benjamin e Flusser
title_full_unstemmed Filosofia da Técnica: : arte como conquista de um novo campo de ação lúdico (Spielraum) em Benjamin e Flusser
title_sort Filosofia da Técnica: : arte como conquista de um novo campo de ação lúdico (Spielraum) em Benjamin e Flusser
author Seligmann-Silva, Márcio
author_facet Seligmann-Silva, Márcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seligmann-Silva, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Spielraum
Second technique
Game
Rausch.
Spielraum
segunda técnica
jogo
Rausch
topic Spielraum
Second technique
Game
Rausch.
Spielraum
segunda técnica
jogo
Rausch
description O texto apresenta a teoria da técnica nas obras de Walter Benjamin e de Vilém Flusser com destaque para a noção benjaminiana de Spielraum (campo de ação lúdico) e para a tese flusseriana que associa as novas imagens técnicas e seu universo ao triunfo do homo ludens sobre o funcionário burocrata que tende a dominar os aparelhos e operá-los como instrumentos do fascismo. Benjamin defende uma teoria da arte como uma teoria da “segunda técnica” que permite a conquista de uma nova relação com a natureza, onde não impera mais a dominação, mas, antes, a “dominação da relação entre natureza e humanidade”. Ambos autores sonham com as naturezas externa e a interna ao ser humano liberadas e capazes de desdobrar a sua potência a partir de uma arte-técnica emancipadora.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1909
url https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1909/3034
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Artefilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Artefilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
dc.source.none.fl_str_mv Artefilosofia; v. 14 n. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 52-85
Artefilosofia; Vol. 14 No. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 52-85
2526-7892
1809-8274
reponame:Artefilosofia
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Artefilosofia
collection Artefilosofia
repository.name.fl_str_mv Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br
_version_ 1798313558571745280