O ideal da citação: : Lessing – Schlegel – Benjamin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Bruno
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Artefilosofia
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4004
Resumo: Os textos de Gotthold Ephraim Lessing, Friedrich Schlegel e Walter Benjamin partilham entre si um ideal de crítica. Na sua tentativa de repensar e reconfigurar a figura do crítico, bem como o ato da crítica enquanto tal, todos eles foram levados a imaginar a transformação desse ideal aludindo a uma série de conceitos e disciplinas fundamentais que procuram incorporar o espírito crítico como um gesto particular: a filosofia, a física, a anatomia, a química, ou a política. Um tal exercício de figuração tem por força de se apresentar como uma prefiguração literal ou física: assim como Lessing se tornou para Schlegel o modelo do crítico, também Schlegel se encontra na raiz das reflexões de Benjamin sobre a tarefa e a técnica do crítico. Uma grande parte deste mecanismo de afinidade e de herança é posta em movimento por um conceito que irá revelar-se central para toda a obra de Benjamin: a citação. Sob muitos aspectos, o destino do ideal da crítica, tal como foi anunciado por Lessing e Schlegel, decide-se no ideal da citação de Benjamin.
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spelling O ideal da citação: : Lessing – Schlegel – BenjaminThe ideal of quote:: Lessing – Schlegel – BenjaminLessingSchlegelBenjaminCritiqueQuotation.LessingSchlegelBenjaminCríticaCitação.Os textos de Gotthold Ephraim Lessing, Friedrich Schlegel e Walter Benjamin partilham entre si um ideal de crítica. Na sua tentativa de repensar e reconfigurar a figura do crítico, bem como o ato da crítica enquanto tal, todos eles foram levados a imaginar a transformação desse ideal aludindo a uma série de conceitos e disciplinas fundamentais que procuram incorporar o espírito crítico como um gesto particular: a filosofia, a física, a anatomia, a química, ou a política. Um tal exercício de figuração tem por força de se apresentar como uma prefiguração literal ou física: assim como Lessing se tornou para Schlegel o modelo do crítico, também Schlegel se encontra na raiz das reflexões de Benjamin sobre a tarefa e a técnica do crítico. Uma grande parte deste mecanismo de afinidade e de herança é posta em movimento por um conceito que irá revelar-se central para toda a obra de Benjamin: a citação. Sob muitos aspectos, o destino do ideal da crítica, tal como foi anunciado por Lessing e Schlegel, decide-se no ideal da citação de Benjamin.The writings of Gotthold Ephraim Lessing, Friedrich Schlegel and Walter Benjamin share an ideal of critique. In their attempt to rethink and reshape the figure of the critic as well as the act of criticism as such, all three were led to picture the transformation of that same ideal by referring to a number of fundamental concepts and disciplines that are said to incorporate the critical spirit as a particular gesture: philosophy, physics, anatomy, chemistry, or politics. Such an exercise in figuration is bound to play itself as a literal or physical prefiguration: just as Lessing became Schlegel’s model of the critic, so too was Schlegel himself at the root of Benjamin’s musings about the task and the technique of the critic. A large part of this mechanism of affinity and inheritance is put into motion by a concept that will prove central to Benjamin’s whole oeuvre: quotation. In many respects, the fate of Lessing’s and Schlegel’s ideal of critique is decided in Benjamin’s ideal of quotation. Universidade Federal de Ouro Preto2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4004Artefilosofia; v. 14 n. 27 (2019): Para além do funcionamento pleno: o fracasso também é um modo de ir.; 153-175Artefilosofia; Vol. 14 No. 27 (2019): Para além do funcionamento pleno: o fracasso também é um modo de ir.; 153-1752526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4004/3070Copyright (c) 2019 Artefilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Bruno2020-11-02T01:22:26Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4004Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2020-11-02T01:22:26Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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