Bildung
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Artefilosofia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4557 |
Resumo: | Esse trabalho foi realizado a partir de um conjunto de livros transportados de Berlim ao Rio de Janeiro em dezembro de 1935, quando meu pai e meus avós deixaram a Alemanha nazista. Constitui-se basicamente de clássicos alemães, as obras completas de Goethe, Schiller, Lessing, Heine, além de traduções de Shakespeare, e livros judaicos de oração (Sidurim), em alemão e em hebraico. A esse núcleo principal, juntaram-se livros oferecidos por um amigo da família, também refugiado da Alemanha no Brasil, que tinha exatamente os mesmos autores encontrados nas estantes de meu pai após sua morte. Esses livros assinalavam a negociação entre a tradição religiosa judaica e a modernidade. São signos materiais da narrativa da integração dos judeus na Alemanha, violentamente destruída pelo nazismo, como sabemos bem. O trabalho foi comissionado pelo Museu de Arte do Rio, e exposto, em primeira versão, na mostra coletiva “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas” (MAR, Rio de Janeiro, 2014/2015). As fotos a seguir mostram uma segunda versão ampliada da instalação, apresentada na exposição individual “Ao sul do futuro”, que realizei no Museu Lasar Segall, em São Paulo (2018). |
id |
UFOP-1_854ddd0cde0c16adcfb6d0e20290ba0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4557 |
network_acronym_str |
UFOP-1 |
network_name_str |
Artefilosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
BildungArteWalter BenjaminEsse trabalho foi realizado a partir de um conjunto de livros transportados de Berlim ao Rio de Janeiro em dezembro de 1935, quando meu pai e meus avós deixaram a Alemanha nazista. Constitui-se basicamente de clássicos alemães, as obras completas de Goethe, Schiller, Lessing, Heine, além de traduções de Shakespeare, e livros judaicos de oração (Sidurim), em alemão e em hebraico. A esse núcleo principal, juntaram-se livros oferecidos por um amigo da família, também refugiado da Alemanha no Brasil, que tinha exatamente os mesmos autores encontrados nas estantes de meu pai após sua morte. Esses livros assinalavam a negociação entre a tradição religiosa judaica e a modernidade. São signos materiais da narrativa da integração dos judeus na Alemanha, violentamente destruída pelo nazismo, como sabemos bem. O trabalho foi comissionado pelo Museu de Arte do Rio, e exposto, em primeira versão, na mostra coletiva “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas” (MAR, Rio de Janeiro, 2014/2015). As fotos a seguir mostram uma segunda versão ampliada da instalação, apresentada na exposição individual “Ao sul do futuro”, que realizei no Museu Lasar Segall, em São Paulo (2018).Universidade Federal de Ouro Preto2020-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4557Artefilosofia; v. 15 n. 29 (2020): DOSSIÊ FIGURAÇÕES E INTERLOCUÇÕES: A QUESTÃO FEMININA EM WALTER BENJAMIN; 309-318Artefilosofia; Vol. 15 No. 29 (2020): FIGURATIONS AND INTERLOCUTIONS: THE FEMININE QUESTION IN WALTER BENJAMIN’S OEUVRE; 309-3182526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4557/3490Copyright (c) 2020 Leila Danzigerhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDanziger, Leila2021-06-22T13:21:32Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4557Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2021-06-22T13:21:32Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bildung |
title |
Bildung |
spellingShingle |
Bildung Danziger, Leila Arte Walter Benjamin |
title_short |
Bildung |
title_full |
Bildung |
title_fullStr |
Bildung |
title_full_unstemmed |
Bildung |
title_sort |
Bildung |
author |
Danziger, Leila |
author_facet |
Danziger, Leila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Danziger, Leila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Walter Benjamin |
topic |
Arte Walter Benjamin |
description |
Esse trabalho foi realizado a partir de um conjunto de livros transportados de Berlim ao Rio de Janeiro em dezembro de 1935, quando meu pai e meus avós deixaram a Alemanha nazista. Constitui-se basicamente de clássicos alemães, as obras completas de Goethe, Schiller, Lessing, Heine, além de traduções de Shakespeare, e livros judaicos de oração (Sidurim), em alemão e em hebraico. A esse núcleo principal, juntaram-se livros oferecidos por um amigo da família, também refugiado da Alemanha no Brasil, que tinha exatamente os mesmos autores encontrados nas estantes de meu pai após sua morte. Esses livros assinalavam a negociação entre a tradição religiosa judaica e a modernidade. São signos materiais da narrativa da integração dos judeus na Alemanha, violentamente destruída pelo nazismo, como sabemos bem. O trabalho foi comissionado pelo Museu de Arte do Rio, e exposto, em primeira versão, na mostra coletiva “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas” (MAR, Rio de Janeiro, 2014/2015). As fotos a seguir mostram uma segunda versão ampliada da instalação, apresentada na exposição individual “Ao sul do futuro”, que realizei no Museu Lasar Segall, em São Paulo (2018). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4557 |
url |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4557/3490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Leila Danziger http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Leila Danziger http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Artefilosofia; v. 15 n. 29 (2020): DOSSIÊ FIGURAÇÕES E INTERLOCUÇÕES: A QUESTÃO FEMININA EM WALTER BENJAMIN; 309-318 Artefilosofia; Vol. 15 No. 29 (2020): FIGURATIONS AND INTERLOCUTIONS: THE FEMININE QUESTION IN WALTER BENJAMIN’S OEUVRE; 309-318 2526-7892 1809-8274 reponame:Artefilosofia instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Artefilosofia |
collection |
Artefilosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br |
_version_ |
1798313558991175680 |