Temporalidade e felicidade hoje:: Uma relação possível entre o pensamento histórico, a democracia e a experiência da felicidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello Rangel, Marcelo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Artefilosofia
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1869
Resumo: Trabalharemos, num primeiro momento, com a delimitação do que estou chamando de felicidade com base na tematização do problema da temporalidade, ou ainda, a partir da relação de complementaridade entre certa mobilidade da história e o modo de comportamento dos homens em geral. Tematizaremos, em seguida, a temporalidade contemporânea e como ela tem dificultado a experiência da felicidade, e trataremos, por fim, da relação entre o pensamento histórico, o que estou chamando de democracia (ou democratização) e a própria possibilidade da experiência da felicidade, especialmente a partir da hipótese democrática.
id UFOP-1_85ec728a055ff874313870c7c47ca1b7
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1869
network_acronym_str UFOP-1
network_name_str Artefilosofia
repository_id_str
spelling Temporalidade e felicidade hoje:: Uma relação possível entre o pensamento histórico, a democracia e a experiência da felicidade.Temporality and happiness today. : A possible relationship between historical thinking, democracy and the experience of happiness.HappinessTemporalityHistorical ThinkingDemocracyDemocratic HypothesisFelicidadeTemporalidadePensamento históricoDemocraciaHipótese democráticaTrabalharemos, num primeiro momento, com a delimitação do que estou chamando de felicidade com base na tematização do problema da temporalidade, ou ainda, a partir da relação de complementaridade entre certa mobilidade da história e o modo de comportamento dos homens em geral. Tematizaremos, em seguida, a temporalidade contemporânea e como ela tem dificultado a experiência da felicidade, e trataremos, por fim, da relação entre o pensamento histórico, o que estou chamando de democracia (ou democratização) e a própria possibilidade da experiência da felicidade, especialmente a partir da hipótese democrática.We will work, in a first moment, with the delimitation of what I am calling happiness based on the thematization of the problem of temporality, or rather, the relation of complementarity between certain mobility of history and the behavior of men in general. We will then discuss the contemporary temporality and how it has hindered the experience of happiness, and we will deal, finally, with the relation between historical thought, what I am calling democracy (or democratization) and the very possibility of the experience of happiness, especially from the democratic hypothesis.Universidade Federal de Ouro Preto2019-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1869Artefilosofia; v. 13 n. 25 (2018): Dossiê Hans Ulrich Gumbrecht; 52-67Artefilosofia; Vol. 13 No. 25 (2018): Dossiê Hans Ulrich Gumbrecht; 52-672526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1869/1474Copyright (c) 2019 Artefilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMello Rangel, Marcelo2021-06-22T13:22:03Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1869Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2021-06-22T13:22:03Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Temporalidade e felicidade hoje:: Uma relação possível entre o pensamento histórico, a democracia e a experiência da felicidade.
Temporality and happiness today. : A possible relationship between historical thinking, democracy and the experience of happiness.
title Temporalidade e felicidade hoje:: Uma relação possível entre o pensamento histórico, a democracia e a experiência da felicidade.
spellingShingle Temporalidade e felicidade hoje:: Uma relação possível entre o pensamento histórico, a democracia e a experiência da felicidade.
Mello Rangel, Marcelo
Happiness
Temporality
Historical Thinking
Democracy
Democratic Hypothesis
Felicidade
Temporalidade
Pensamento histórico
Democracia
Hipótese democrática
title_short Temporalidade e felicidade hoje:: Uma relação possível entre o pensamento histórico, a democracia e a experiência da felicidade.
title_full Temporalidade e felicidade hoje:: Uma relação possível entre o pensamento histórico, a democracia e a experiência da felicidade.
title_fullStr Temporalidade e felicidade hoje:: Uma relação possível entre o pensamento histórico, a democracia e a experiência da felicidade.
title_full_unstemmed Temporalidade e felicidade hoje:: Uma relação possível entre o pensamento histórico, a democracia e a experiência da felicidade.
title_sort Temporalidade e felicidade hoje:: Uma relação possível entre o pensamento histórico, a democracia e a experiência da felicidade.
author Mello Rangel, Marcelo
author_facet Mello Rangel, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello Rangel, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Happiness
Temporality
Historical Thinking
Democracy
Democratic Hypothesis
Felicidade
Temporalidade
Pensamento histórico
Democracia
Hipótese democrática
topic Happiness
Temporality
Historical Thinking
Democracy
Democratic Hypothesis
Felicidade
Temporalidade
Pensamento histórico
Democracia
Hipótese democrática
description Trabalharemos, num primeiro momento, com a delimitação do que estou chamando de felicidade com base na tematização do problema da temporalidade, ou ainda, a partir da relação de complementaridade entre certa mobilidade da história e o modo de comportamento dos homens em geral. Tematizaremos, em seguida, a temporalidade contemporânea e como ela tem dificultado a experiência da felicidade, e trataremos, por fim, da relação entre o pensamento histórico, o que estou chamando de democracia (ou democratização) e a própria possibilidade da experiência da felicidade, especialmente a partir da hipótese democrática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1869
url https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/1869/1474
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Artefilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Artefilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
dc.source.none.fl_str_mv Artefilosofia; v. 13 n. 25 (2018): Dossiê Hans Ulrich Gumbrecht; 52-67
Artefilosofia; Vol. 13 No. 25 (2018): Dossiê Hans Ulrich Gumbrecht; 52-67
2526-7892
1809-8274
reponame:Artefilosofia
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Artefilosofia
collection Artefilosofia
repository.name.fl_str_mv Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br
_version_ 1798313558557065216