Da teologia à técnica: Benjamin lendo Mallarmé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Artefilosofia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4063 |
Resumo: | O artigo procura chamar a atenção para a riqueza sutil da leitura benjaminiana de Mallarmé em Rua de mão única e no ensaio sobre a reprodutibilidade técnica. Pretende-se mostrar como a interpretação benjaminiana de Um lance de dados e da estética da “arte pela arte” geraram interessantes reflexões sobre a crise da autonomia da arte e sobre a possibilidade de sua superação. |
id |
UFOP-1_a747a40207a39faf633ceeba5a56118e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4063 |
network_acronym_str |
UFOP-1 |
network_name_str |
Artefilosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Da teologia à técnica: Benjamin lendo MallarméBenjaminMallarmél'art pour l'artmontage/constructionBenjaminMallarmél'art pour l'artmontagem/construçãoO artigo procura chamar a atenção para a riqueza sutil da leitura benjaminiana de Mallarmé em Rua de mão única e no ensaio sobre a reprodutibilidade técnica. Pretende-se mostrar como a interpretação benjaminiana de Um lance de dados e da estética da “arte pela arte” geraram interessantes reflexões sobre a crise da autonomia da arte e sobre a possibilidade de sua superação.This paper seeks to draw attention to the subtle richness of the Benjaminian reading of Mallarmé in “One-Way Street” and in the essay on technological reproducibility. It isintended to show how the Benjaminian interpretation of “Un coup de dés” and of the aesthetics of “art for art's sake” generated interesting reflections on the crisis of the autonomy of art and the possibility of its overcoming.Universidade Federal de Ouro Preto2020-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4063Artefilosofia; v. 15 n. 29 (2020): DOSSIÊ FIGURAÇÕES E INTERLOCUÇÕES: A QUESTÃO FEMININA EM WALTER BENJAMIN; 194-209Artefilosofia; Vol. 15 No. 29 (2020): FIGURATIONS AND INTERLOCUTIONS: THE FEMININE QUESTION IN WALTER BENJAMIN’S OEUVRE; 194-2092526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4063/3481Copyright (c) 2020 Artefilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Romero2021-06-22T13:21:43Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4063Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2021-06-22T13:21:43Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da teologia à técnica: Benjamin lendo Mallarmé |
title |
Da teologia à técnica: Benjamin lendo Mallarmé |
spellingShingle |
Da teologia à técnica: Benjamin lendo Mallarmé Freitas, Romero Benjamin Mallarmé l'art pour l'art montage/construction Benjamin Mallarmé l'art pour l'art montagem/construção |
title_short |
Da teologia à técnica: Benjamin lendo Mallarmé |
title_full |
Da teologia à técnica: Benjamin lendo Mallarmé |
title_fullStr |
Da teologia à técnica: Benjamin lendo Mallarmé |
title_full_unstemmed |
Da teologia à técnica: Benjamin lendo Mallarmé |
title_sort |
Da teologia à técnica: Benjamin lendo Mallarmé |
author |
Freitas, Romero |
author_facet |
Freitas, Romero |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Romero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Benjamin Mallarmé l'art pour l'art montage/construction Benjamin Mallarmé l'art pour l'art montagem/construção |
topic |
Benjamin Mallarmé l'art pour l'art montage/construction Benjamin Mallarmé l'art pour l'art montagem/construção |
description |
O artigo procura chamar a atenção para a riqueza sutil da leitura benjaminiana de Mallarmé em Rua de mão única e no ensaio sobre a reprodutibilidade técnica. Pretende-se mostrar como a interpretação benjaminiana de Um lance de dados e da estética da “arte pela arte” geraram interessantes reflexões sobre a crise da autonomia da arte e sobre a possibilidade de sua superação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4063 |
url |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4063/3481 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Artefilosofia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Artefilosofia https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Ouro Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Artefilosofia; v. 15 n. 29 (2020): DOSSIÊ FIGURAÇÕES E INTERLOCUÇÕES: A QUESTÃO FEMININA EM WALTER BENJAMIN; 194-209 Artefilosofia; Vol. 15 No. 29 (2020): FIGURATIONS AND INTERLOCUTIONS: THE FEMININE QUESTION IN WALTER BENJAMIN’S OEUVRE; 194-209 2526-7892 1809-8274 reponame:Artefilosofia instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Artefilosofia |
collection |
Artefilosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br |
_version_ |
1798313558913581056 |