Rancière: : história, narrativa, indiferença.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Pedro Hussak van Velthen
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Artefilosofia
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/512
Resumo: O presente artigo procura mostrar que Rancière articula o problema da História com a ficção, ao mostrar que, em grande medida, toda construção discursiva que visava dar um sentido à história articulando os fatos em direção a uma meta é o resultado de uma analogia com as regras de estruturação da narrativa do regime representativo das artes, a qual dava um primado da ação sobre a passividade no sentido de encontrar um desenlace final. Rancière sustenta que no século XIX, a circulação do romance operou uma transformação nas regras de verossimilhança ao introduzir o que ele chama de palavra muda que, ao invés de estruturar-se com base na trama, produzia uma suspensão na temporalidade, o que produz outra dimensão estética, o ne rien faire.
id UFOP-1_b08a7d33dab49ea84bebfad5abbec9aa
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/512
network_acronym_str UFOP-1
network_name_str Artefilosofia
repository_id_str
spelling Rancière: : história, narrativa, indiferença.Rancièrefilosofia francesa contemporâneaestéticaO presente artigo procura mostrar que Rancière articula o problema da História com a ficção, ao mostrar que, em grande medida, toda construção discursiva que visava dar um sentido à história articulando os fatos em direção a uma meta é o resultado de uma analogia com as regras de estruturação da narrativa do regime representativo das artes, a qual dava um primado da ação sobre a passividade no sentido de encontrar um desenlace final. Rancière sustenta que no século XIX, a circulação do romance operou uma transformação nas regras de verossimilhança ao introduzir o que ele chama de palavra muda que, ao invés de estruturar-se com base na trama, produzia uma suspensão na temporalidade, o que produz outra dimensão estética, o ne rien faire.Universidade Federal de Ouro Preto2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/512Artefilosofia; v. 9 n. 17 (2014): Os limites da arte; 134-144Artefilosofia; Vol. 9 No. 17 (2014): Os limites da arte; 134-1442526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/512/468Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Pedro Hussak van Velthen2022-03-25T11:20:46Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/512Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2022-03-25T11:20:46Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rancière: : história, narrativa, indiferença.
title Rancière: : história, narrativa, indiferença.
spellingShingle Rancière: : história, narrativa, indiferença.
Ramos, Pedro Hussak van Velthen
Rancière
filosofia francesa contemporânea
estética
title_short Rancière: : história, narrativa, indiferença.
title_full Rancière: : história, narrativa, indiferença.
title_fullStr Rancière: : história, narrativa, indiferença.
title_full_unstemmed Rancière: : história, narrativa, indiferença.
title_sort Rancière: : história, narrativa, indiferença.
author Ramos, Pedro Hussak van Velthen
author_facet Ramos, Pedro Hussak van Velthen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Pedro Hussak van Velthen
dc.subject.por.fl_str_mv Rancière
filosofia francesa contemporânea
estética
topic Rancière
filosofia francesa contemporânea
estética
description O presente artigo procura mostrar que Rancière articula o problema da História com a ficção, ao mostrar que, em grande medida, toda construção discursiva que visava dar um sentido à história articulando os fatos em direção a uma meta é o resultado de uma analogia com as regras de estruturação da narrativa do regime representativo das artes, a qual dava um primado da ação sobre a passividade no sentido de encontrar um desenlace final. Rancière sustenta que no século XIX, a circulação do romance operou uma transformação nas regras de verossimilhança ao introduzir o que ele chama de palavra muda que, ao invés de estruturar-se com base na trama, produzia uma suspensão na temporalidade, o que produz outra dimensão estética, o ne rien faire.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/512
url https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/512/468
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
dc.source.none.fl_str_mv Artefilosofia; v. 9 n. 17 (2014): Os limites da arte; 134-144
Artefilosofia; Vol. 9 No. 17 (2014): Os limites da arte; 134-144
2526-7892
1809-8274
reponame:Artefilosofia
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Artefilosofia
collection Artefilosofia
repository.name.fl_str_mv Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br
_version_ 1798313557069135872