A "sensibilidade elementar": uma interface entre a ética e a estética a partir de Lévinas e Pradines
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Artefilosofia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4085 |
Resumo: | Investigaremos os principais argumentos apresentados pelo pensador de origem suíça do século XIX, Maurice Pradines, o qual influenciou grandemente outros pensadores, que se interessaram pelo tema da “sensação”, sob o viés da “sensibilidade elementar” que é tanto ética quanto estética. Trata-se de mostrar como se constitui a “sensibilidade elementar” em Pradines, o qual entende a sensação não vinculada a elementos exclusivamente fisiológicos ou psicológicos, mas também caracterizada por uma inteligência singular, uma “inteligência da sensação”. Deste modo, uma investigação acerca da origem da atividade sensorial, sob a forma de uma “filosofia da sensação” é de fundamental importância para o entendimento de como o prazer e a dor encontram-se relacionados na experiência estética. Para tal, tomaremos como base a obra de Pradines que trata da sensação e que se encontra organizada em dois tomos: I) Le problème de la sensation (1928); e II) La sensibilité elémentaire. Este segundo tomo, por sua vez, distribui-se em dois volumes: 1) Les sens de la besoin (1932); e 2) Les sens de la défense (1934). Nossa pesquisa focará o segundo tomo de sua obra. |
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A "sensibilidade elementar": uma interface entre a ética e a estética a partir de Lévinas e PradinesThe "elementary sensitivity”:: an interface between ethics and aesthetics from Lévinas e PradinesPradinesLévinasPhilosophyEmentary SensitivityEthicsPradinesLévinasFilosofiaSensibilidade elementarÉtica.Investigaremos os principais argumentos apresentados pelo pensador de origem suíça do século XIX, Maurice Pradines, o qual influenciou grandemente outros pensadores, que se interessaram pelo tema da “sensação”, sob o viés da “sensibilidade elementar” que é tanto ética quanto estética. Trata-se de mostrar como se constitui a “sensibilidade elementar” em Pradines, o qual entende a sensação não vinculada a elementos exclusivamente fisiológicos ou psicológicos, mas também caracterizada por uma inteligência singular, uma “inteligência da sensação”. Deste modo, uma investigação acerca da origem da atividade sensorial, sob a forma de uma “filosofia da sensação” é de fundamental importância para o entendimento de como o prazer e a dor encontram-se relacionados na experiência estética. Para tal, tomaremos como base a obra de Pradines que trata da sensação e que se encontra organizada em dois tomos: I) Le problème de la sensation (1928); e II) La sensibilité elémentaire. Este segundo tomo, por sua vez, distribui-se em dois volumes: 1) Les sens de la besoin (1932); e 2) Les sens de la défense (1934). Nossa pesquisa focará o segundo tomo de sua obra.In this work we investigate the main arguments presented by 19th century Swiss thinker Maurice Pradines, who greatly influenced other thinkers who were interested in the theme of “sensation”, under the bias of “elementary sensitivity”. It focuses on “elementary sensitivity”: an interface between ethics and aesthetics from Lévinas andPradines. This work is about showing how “elementary sensitivity” is constituted in Pradines, which understands sensation not only linked to exclusively physiological or psychological elements, but also characterized by a singular intelligence, an “intelligence of sensation”. In this way, an investigation about the origin of sensory activity, in the form of a “philosophy of sensation” is of fundamental importance for the understanding of how pleasure and pain are related in the aesthetic experience in its interface with ethics.Universidade Federal de Ouro Preto2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionChamada restrita. Artigos convidados e avaliados pelos pares.Invited items and peer prices.Artículos invitados y precios similares.Articles invités et prix des pairs.application/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4085Artefilosofia; v. 15 (2020): Edição Especial ; 319-335Artefilosofia; Vol. 15 (2020): Edição Especial ; 319-3352526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4085/3586Copyright (c) 2020 Artefilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDe Melo, Edvaldo Antonio2022-01-07T19:15:32Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4085Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2022-01-07T19:15:32Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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