Belo natural e reconciliação: : reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petry, Franciele Bete
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Artefilosofia
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/513
Resumo: O trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre os conceitos de “história natural” e “belo natural” a partir da teoria estética de Theodor W. Adorno. Além disso, o texto procura discutir, a partir de tais conceitos, como surge nas obras de arte um potencial cognitivo e um teor de verdade capaz de tornar a arte um modelo de reconciliação. Partindo do conceito de história natural, busca-se mostrar que Adorno compreende as obras de arte como artefatos capazes de imitar o belo natural, expressando uma relação não-violenta com a natureza e, por isso, transcendendo sua existência empírica. Desse modo, apresentam uma imagem reconciliada da natureza, uma vez que permitem sua expressão ao combinarem na estrutura da própria obra elementos miméticos e racionais. Além disso, tais elementos permitem a crítica da realidade, pois a imagem de reconciliação que aparece nas obras denuncia a desproporção entre essa aparência e a impossibilidade de sua existência social, conservando-se, porém, nas obras como utopia.
id UFOP-1_d96b028579e3de23ffcb86ac217fd4a3
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/513
network_acronym_str UFOP-1
network_name_str Artefilosofia
repository_id_str
spelling Belo natural e reconciliação: : reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno.AdornoEstéticaBelo naturalReconciliaçãoHistória naturalO trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre os conceitos de “história natural” e “belo natural” a partir da teoria estética de Theodor W. Adorno. Além disso, o texto procura discutir, a partir de tais conceitos, como surge nas obras de arte um potencial cognitivo e um teor de verdade capaz de tornar a arte um modelo de reconciliação. Partindo do conceito de história natural, busca-se mostrar que Adorno compreende as obras de arte como artefatos capazes de imitar o belo natural, expressando uma relação não-violenta com a natureza e, por isso, transcendendo sua existência empírica. Desse modo, apresentam uma imagem reconciliada da natureza, uma vez que permitem sua expressão ao combinarem na estrutura da própria obra elementos miméticos e racionais. Além disso, tais elementos permitem a crítica da realidade, pois a imagem de reconciliação que aparece nas obras denuncia a desproporção entre essa aparência e a impossibilidade de sua existência social, conservando-se, porém, nas obras como utopia.Universidade Federal de Ouro Preto2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/513Artefilosofia; v. 9 n. 17 (2014): Os limites da arte; 145-156Artefilosofia; Vol. 9 No. 17 (2014): Os limites da arte; 145-1562526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/513/469Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPetry, Franciele Bete2022-03-25T11:20:46Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/513Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2022-03-25T11:20:46Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Belo natural e reconciliação: : reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno.
title Belo natural e reconciliação: : reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno.
spellingShingle Belo natural e reconciliação: : reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno.
Petry, Franciele Bete
Adorno
Estética
Belo natural
Reconciliação
História natural
title_short Belo natural e reconciliação: : reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno.
title_full Belo natural e reconciliação: : reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno.
title_fullStr Belo natural e reconciliação: : reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno.
title_full_unstemmed Belo natural e reconciliação: : reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno.
title_sort Belo natural e reconciliação: : reflexões a partir da estética de Theodor W. Adorno.
author Petry, Franciele Bete
author_facet Petry, Franciele Bete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Petry, Franciele Bete
dc.subject.por.fl_str_mv Adorno
Estética
Belo natural
Reconciliação
História natural
topic Adorno
Estética
Belo natural
Reconciliação
História natural
description O trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação entre os conceitos de “história natural” e “belo natural” a partir da teoria estética de Theodor W. Adorno. Além disso, o texto procura discutir, a partir de tais conceitos, como surge nas obras de arte um potencial cognitivo e um teor de verdade capaz de tornar a arte um modelo de reconciliação. Partindo do conceito de história natural, busca-se mostrar que Adorno compreende as obras de arte como artefatos capazes de imitar o belo natural, expressando uma relação não-violenta com a natureza e, por isso, transcendendo sua existência empírica. Desse modo, apresentam uma imagem reconciliada da natureza, uma vez que permitem sua expressão ao combinarem na estrutura da própria obra elementos miméticos e racionais. Além disso, tais elementos permitem a crítica da realidade, pois a imagem de reconciliação que aparece nas obras denuncia a desproporção entre essa aparência e a impossibilidade de sua existência social, conservando-se, porém, nas obras como utopia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/513
url https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/513/469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista ArteFilosofia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
dc.source.none.fl_str_mv Artefilosofia; v. 9 n. 17 (2014): Os limites da arte; 145-156
Artefilosofia; Vol. 9 No. 17 (2014): Os limites da arte; 145-156
2526-7892
1809-8274
reponame:Artefilosofia
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Artefilosofia
collection Artefilosofia
repository.name.fl_str_mv Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br
_version_ 1798313557070184448