: Adorno, Beethoven. Intensive type as dialectical image of German Idealism
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Artefilosofia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/5202 |
Resumo: | O artigo apresenta uma reconstrução das relações de parentesco originário (urverwandt) no chamado tipo intensivo de Beethoven, formulado por Theodor W. Adorno em seu livro inacabado sobre o compositor. O texto demonstra que o conceito de material musical do tipo intensivo estaria imbuído de uma miríade de conexões o horizonte filosófico do pensamento alemão. Com isso, é ambicionada uma exposição que pondere a importância da aproximação entre Hegel e Beethoven. Em vez de insistir nessa tese certa, é demonstrada a presença de Kant no tipo intensivo e busca-se traçar relações com o pós-kantismo. O eixo central do texto consiste na aproximação da lógica musical de Beethoven com (i) a Revolução Burguesa e com (ii) a virada do paradigma da construção de conceitos, oriundo de Kant, para o paradigma da dialética, formulado por Hegel. Assim, o texto apresenta o tipo intensivo em parentesco originário não com o pensamento hegeliano, mas como imagem dialética que condensa todo o idealismo alemão. |
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: Adorno, Beethoven. Intensive type as dialectical image of German IdealismAdorno, Beethoven: O tipo intensivo como imagem dialética do idealismo alemãoTheodor W. AdornoMaterialist AestheticsGerman IdealismOriginary RelationshipIntensive Type in BeethovenTheodor W. AdornoEstética materialistaIdealismo alemãoParentesco originárioTipo intensivo de BeethovenO artigo apresenta uma reconstrução das relações de parentesco originário (urverwandt) no chamado tipo intensivo de Beethoven, formulado por Theodor W. Adorno em seu livro inacabado sobre o compositor. O texto demonstra que o conceito de material musical do tipo intensivo estaria imbuído de uma miríade de conexões o horizonte filosófico do pensamento alemão. Com isso, é ambicionada uma exposição que pondere a importância da aproximação entre Hegel e Beethoven. Em vez de insistir nessa tese certa, é demonstrada a presença de Kant no tipo intensivo e busca-se traçar relações com o pós-kantismo. O eixo central do texto consiste na aproximação da lógica musical de Beethoven com (i) a Revolução Burguesa e com (ii) a virada do paradigma da construção de conceitos, oriundo de Kant, para o paradigma da dialética, formulado por Hegel. Assim, o texto apresenta o tipo intensivo em parentesco originário não com o pensamento hegeliano, mas como imagem dialética que condensa todo o idealismo alemão.Universidade Federal de Ouro Preto2022-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/5202Artefilosofia; v. 17 n. 32 (2022): DOSSIÊ O CONCEITO DE MATERIAL MUSICAL: DEFINIÇÕES E NARRATIVAS POSSÍVEIS; 98-122Artefilosofia; Vol. 17 No. 32 (2022): The concept of musical material: definitions and possible narratives; 98-1222526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/5202/4063Copyright (c) 2022 João Paulo Andradehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, João Paulo2022-05-16T15:01:53Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/5202Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2022-05-16T15:01:53Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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