Voz sem corpo, torrente de palavras: Não eu de Samuel Beckett

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Luciano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Artefilosofia
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4288
Resumo: O artigo aborda as versões para o teatro e para a televisão da peça Não eu (1972) de Samuel Beckett. Levando-se em conta a autonomia de cada um desses meios artísticos, pretende-se mostrar como a peça coloca em cena dois aspectos transversais da produção tardia do autor: a redução do corpo a um fragmento do mesmo, no caso, à boca da personagem em fala contínua; e a constituição de uma experiência subjetiva pautada não mais pelo questionamento da primeira pessoa, tal como se observava em trabalhos anteriores de Beckett, mas por sua reiterada negação, com o consequente deslocamento da primeira para a terceira pessoa.
id UFOP-1_f875e58186aa12c94442ffa457b8ee79
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4288
network_acronym_str UFOP-1
network_name_str Artefilosofia
repository_id_str
spelling Voz sem corpo, torrente de palavras: Não eu de Samuel Beckett Samuel BeckettReduçãoRepetiçãoteatro modernoO artigo aborda as versões para o teatro e para a televisão da peça Não eu (1972) de Samuel Beckett. Levando-se em conta a autonomia de cada um desses meios artísticos, pretende-se mostrar como a peça coloca em cena dois aspectos transversais da produção tardia do autor: a redução do corpo a um fragmento do mesmo, no caso, à boca da personagem em fala contínua; e a constituição de uma experiência subjetiva pautada não mais pelo questionamento da primeira pessoa, tal como se observava em trabalhos anteriores de Beckett, mas por sua reiterada negação, com o consequente deslocamento da primeira para a terceira pessoa. Universidade Federal de Ouro Preto2020-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo de convidadoapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4288Artefilosofia; v. 15 (2020): Edição Especial ; 103-119Artefilosofia; Vol. 15 (2020): Edição Especial ; 103-1192526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4288/3573Copyright (c) 2020 Luciano Gattihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti, Luciano2022-01-07T16:16:19Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/4288Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2022-01-07T16:16:19Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Voz sem corpo, torrente de palavras: Não eu de Samuel Beckett
title Voz sem corpo, torrente de palavras: Não eu de Samuel Beckett
spellingShingle Voz sem corpo, torrente de palavras: Não eu de Samuel Beckett
Gatti, Luciano
Samuel Beckett
Redução
Repetição
teatro moderno
title_short Voz sem corpo, torrente de palavras: Não eu de Samuel Beckett
title_full Voz sem corpo, torrente de palavras: Não eu de Samuel Beckett
title_fullStr Voz sem corpo, torrente de palavras: Não eu de Samuel Beckett
title_full_unstemmed Voz sem corpo, torrente de palavras: Não eu de Samuel Beckett
title_sort Voz sem corpo, torrente de palavras: Não eu de Samuel Beckett
author Gatti, Luciano
author_facet Gatti, Luciano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Samuel Beckett
Redução
Repetição
teatro moderno
topic Samuel Beckett
Redução
Repetição
teatro moderno
description O artigo aborda as versões para o teatro e para a televisão da peça Não eu (1972) de Samuel Beckett. Levando-se em conta a autonomia de cada um desses meios artísticos, pretende-se mostrar como a peça coloca em cena dois aspectos transversais da produção tardia do autor: a redução do corpo a um fragmento do mesmo, no caso, à boca da personagem em fala contínua; e a constituição de uma experiência subjetiva pautada não mais pelo questionamento da primeira pessoa, tal como se observava em trabalhos anteriores de Beckett, mas por sua reiterada negação, com o consequente deslocamento da primeira para a terceira pessoa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo de convidado
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4288
url https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4288
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/4288/3573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Luciano Gatti
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Luciano Gatti
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Ouro Preto
dc.source.none.fl_str_mv Artefilosofia; v. 15 (2020): Edição Especial ; 103-119
Artefilosofia; Vol. 15 (2020): Edição Especial ; 103-119
2526-7892
1809-8274
reponame:Artefilosofia
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Artefilosofia
collection Artefilosofia
repository.name.fl_str_mv Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv artefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br
_version_ 1798313558941892608