Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luciana Ávila
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pina Neves, Regina da Silva, Dörr, Raquel Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revemop
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7110
Resumo: No contexto de um curso de Cálculo Diferencial e Integral, o presente estudo teve como objetivos analisar a produção escrita de estudantes de graduação em matemática ao resolverem problemas de otimização e compreender as potencialidades dessas análises para a intervenção pedagógica. Para tanto, estudantes ingressantes de uma instituição pública responderam a dois problemas de otimização. Os resultados mostram que os estudantes, em sua maioria, apresentaram dificuldades conceituais em tópicos curriculares, como propriedades de quadriláteros, cálculos de área e perímetro, equações e funções; poucos perceberam o valor de se utilizar conceitos do ensino médio como ferramentas de aproximação aos conceitos e à linguagem matemática do cálculo. As análises foram essenciais enquanto estratégia didática para o planejamento de intervenções pedagógicas específicas, desenvolvidas ao longo do semestre letivo.
id UFOP-3_46833620f3a30016a3da23200c39987f
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7110
network_acronym_str UFOP-3
network_name_str Revemop
repository_id_str
spelling Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção EscritaDifferential and Integral Calculus in an undergraduate course in mathematics: contributions of problem solving and written production analysisCálculo Diferencial e Integral para la graduación en matemáticas: aportes a solución de problemas y análisis de la producción escritaDifferential and integral calculusWritten productionPedagogical interventionCálculo Diferencial e IntegralProducción escritaIntervención pedagógicaCálculo Diferencial e IntegralProdução escritaIntervenção pedagógicaNo contexto de um curso de Cálculo Diferencial e Integral, o presente estudo teve como objetivos analisar a produção escrita de estudantes de graduação em matemática ao resolverem problemas de otimização e compreender as potencialidades dessas análises para a intervenção pedagógica. Para tanto, estudantes ingressantes de uma instituição pública responderam a dois problemas de otimização. Os resultados mostram que os estudantes, em sua maioria, apresentaram dificuldades conceituais em tópicos curriculares, como propriedades de quadriláteros, cálculos de área e perímetro, equações e funções; poucos perceberam o valor de se utilizar conceitos do ensino médio como ferramentas de aproximação aos conceitos e à linguagem matemática do cálculo. As análises foram essenciais enquanto estratégia didática para o planejamento de intervenções pedagógicas específicas, desenvolvidas ao longo do semestre letivo.In the context of a Differential and Integral Calculus (DIC) course, this study aimed to analyse the written registers of undergraduate mathematics students when solving optimisation problems and to understand the potential of these analyses for a pedagogical intervention. To this end, undergraduate mathematics students from a public institution answered two optimisation problems. Analysis of the written productions was used as a research strategy. The results show that most of the students had conceptual difficulties with curricular topics, such as properties of quadrilaterals, area and perimeter, equations and functions; few realised the value of using high school concepts as tools for approaching the concepts and mathematical language of ICD; the analyses were essential as a didactic strategy for planning specific pedagogical interventions, developed throughout the academic semester.En el contexto de una carrera de Cálculo Diferencial e Integral, el presente estudio tuvo como objetivo analizar la producción escrita de estudiantes en la resolución de problemas de optimización y comprender el potencial de estos análisis para la intervención pedagógica. Para ello, estudiantes entrantes de la licenciatura en Matemáticas de una institución pública respondieron dos problemas de optimización. El análisis de la producción escrita fue entendido como una estrategia de investigación. Los resultados muestran que la mayoría de los estudiantes tuvieron dificultades conceptuales en temas curriculares, como propiedades de cuadriláteros, área y perímetro, ecuaciones y funciones; pocos se dieron cuenta del valor de utilizar conceptos de la escuela secundaria como herramientas para abordar los conceptos y el lenguaje matemático del Cálculo.Editora da UFOP2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/711010.33532/revemop.e202326Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e2023262596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7110/5552Copyright (c) 2023 Revemophttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Luciana ÁvilaPina Neves, Regina da SilvaDörr, Raquel Carneiro2024-04-06T00:09:09Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7110Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2024-04-06T00:09:09Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita
Differential and Integral Calculus in an undergraduate course in mathematics: contributions of problem solving and written production analysis
Cálculo Diferencial e Integral para la graduación en matemáticas: aportes a solución de problemas y análisis de la producción escrita
title Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita
spellingShingle Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita
Rodrigues, Luciana Ávila
Differential and integral calculus
Written production
Pedagogical intervention
Cálculo Diferencial e Integral
Producción escrita
Intervención pedagógica
Cálculo Diferencial e Integral
Produção escrita
Intervenção pedagógica
title_short Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita
title_full Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita
title_fullStr Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita
title_full_unstemmed Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita
title_sort Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita
author Rodrigues, Luciana Ávila
author_facet Rodrigues, Luciana Ávila
Pina Neves, Regina da Silva
Dörr, Raquel Carneiro
author_role author
author2 Pina Neves, Regina da Silva
Dörr, Raquel Carneiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Luciana Ávila
Pina Neves, Regina da Silva
Dörr, Raquel Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Differential and integral calculus
Written production
Pedagogical intervention
Cálculo Diferencial e Integral
Producción escrita
Intervención pedagógica
Cálculo Diferencial e Integral
Produção escrita
Intervenção pedagógica
topic Differential and integral calculus
Written production
Pedagogical intervention
Cálculo Diferencial e Integral
Producción escrita
Intervención pedagógica
Cálculo Diferencial e Integral
Produção escrita
Intervenção pedagógica
description No contexto de um curso de Cálculo Diferencial e Integral, o presente estudo teve como objetivos analisar a produção escrita de estudantes de graduação em matemática ao resolverem problemas de otimização e compreender as potencialidades dessas análises para a intervenção pedagógica. Para tanto, estudantes ingressantes de uma instituição pública responderam a dois problemas de otimização. Os resultados mostram que os estudantes, em sua maioria, apresentaram dificuldades conceituais em tópicos curriculares, como propriedades de quadriláteros, cálculos de área e perímetro, equações e funções; poucos perceberam o valor de se utilizar conceitos do ensino médio como ferramentas de aproximação aos conceitos e à linguagem matemática do cálculo. As análises foram essenciais enquanto estratégia didática para o planejamento de intervenções pedagógicas específicas, desenvolvidas ao longo do semestre letivo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7110
10.33532/revemop.e202326
url https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7110
identifier_str_mv 10.33532/revemop.e202326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7110/5552
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revemop
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revemop
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
dc.source.none.fl_str_mv Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e202326
2596-0245
reponame:Revemop
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Revemop
collection Revemop
repository.name.fl_str_mv Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv revemop@ufop.edu.br||
_version_ 1797068970836099072