Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revemop |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7110 |
Resumo: | No contexto de um curso de Cálculo Diferencial e Integral, o presente estudo teve como objetivos analisar a produção escrita de estudantes de graduação em matemática ao resolverem problemas de otimização e compreender as potencialidades dessas análises para a intervenção pedagógica. Para tanto, estudantes ingressantes de uma instituição pública responderam a dois problemas de otimização. Os resultados mostram que os estudantes, em sua maioria, apresentaram dificuldades conceituais em tópicos curriculares, como propriedades de quadriláteros, cálculos de área e perímetro, equações e funções; poucos perceberam o valor de se utilizar conceitos do ensino médio como ferramentas de aproximação aos conceitos e à linguagem matemática do cálculo. As análises foram essenciais enquanto estratégia didática para o planejamento de intervenções pedagógicas específicas, desenvolvidas ao longo do semestre letivo. |
id |
UFOP-3_46833620f3a30016a3da23200c39987f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7110 |
network_acronym_str |
UFOP-3 |
network_name_str |
Revemop |
repository_id_str |
|
spelling |
Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção EscritaDifferential and Integral Calculus in an undergraduate course in mathematics: contributions of problem solving and written production analysisCálculo Diferencial e Integral para la graduación en matemáticas: aportes a solución de problemas y análisis de la producción escritaDifferential and integral calculusWritten productionPedagogical interventionCálculo Diferencial e IntegralProducción escritaIntervención pedagógicaCálculo Diferencial e IntegralProdução escritaIntervenção pedagógicaNo contexto de um curso de Cálculo Diferencial e Integral, o presente estudo teve como objetivos analisar a produção escrita de estudantes de graduação em matemática ao resolverem problemas de otimização e compreender as potencialidades dessas análises para a intervenção pedagógica. Para tanto, estudantes ingressantes de uma instituição pública responderam a dois problemas de otimização. Os resultados mostram que os estudantes, em sua maioria, apresentaram dificuldades conceituais em tópicos curriculares, como propriedades de quadriláteros, cálculos de área e perímetro, equações e funções; poucos perceberam o valor de se utilizar conceitos do ensino médio como ferramentas de aproximação aos conceitos e à linguagem matemática do cálculo. As análises foram essenciais enquanto estratégia didática para o planejamento de intervenções pedagógicas específicas, desenvolvidas ao longo do semestre letivo.In the context of a Differential and Integral Calculus (DIC) course, this study aimed to analyse the written registers of undergraduate mathematics students when solving optimisation problems and to understand the potential of these analyses for a pedagogical intervention. To this end, undergraduate mathematics students from a public institution answered two optimisation problems. Analysis of the written productions was used as a research strategy. The results show that most of the students had conceptual difficulties with curricular topics, such as properties of quadrilaterals, area and perimeter, equations and functions; few realised the value of using high school concepts as tools for approaching the concepts and mathematical language of ICD; the analyses were essential as a didactic strategy for planning specific pedagogical interventions, developed throughout the academic semester.En el contexto de una carrera de Cálculo Diferencial e Integral, el presente estudio tuvo como objetivo analizar la producción escrita de estudiantes en la resolución de problemas de optimización y comprender el potencial de estos análisis para la intervención pedagógica. Para ello, estudiantes entrantes de la licenciatura en Matemáticas de una institución pública respondieron dos problemas de optimización. El análisis de la producción escrita fue entendido como una estrategia de investigación. Los resultados muestran que la mayoría de los estudiantes tuvieron dificultades conceptuales en temas curriculares, como propiedades de cuadriláteros, área y perímetro, ecuaciones y funciones; pocos se dieron cuenta del valor de utilizar conceptos de la escuela secundaria como herramientas para abordar los conceptos y el lenguaje matemático del Cálculo.Editora da UFOP2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/711010.33532/revemop.e202326Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e2023262596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7110/5552Copyright (c) 2023 Revemophttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Luciana ÁvilaPina Neves, Regina da SilvaDörr, Raquel Carneiro2024-04-06T00:09:09Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7110Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2024-04-06T00:09:09Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita Differential and Integral Calculus in an undergraduate course in mathematics: contributions of problem solving and written production analysis Cálculo Diferencial e Integral para la graduación en matemáticas: aportes a solución de problemas y análisis de la producción escrita |
title |
Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita |
spellingShingle |
Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita Rodrigues, Luciana Ávila Differential and integral calculus Written production Pedagogical intervention Cálculo Diferencial e Integral Producción escrita Intervención pedagógica Cálculo Diferencial e Integral Produção escrita Intervenção pedagógica |
title_short |
Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita |
title_full |
Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita |
title_fullStr |
Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita |
title_full_unstemmed |
Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita |
title_sort |
Cálculo Diferencial e Integral na Graduação em Matemática: Contribuições da Resolução de Problemas e da Análise da Produção Escrita |
author |
Rodrigues, Luciana Ávila |
author_facet |
Rodrigues, Luciana Ávila Pina Neves, Regina da Silva Dörr, Raquel Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Pina Neves, Regina da Silva Dörr, Raquel Carneiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Luciana Ávila Pina Neves, Regina da Silva Dörr, Raquel Carneiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Differential and integral calculus Written production Pedagogical intervention Cálculo Diferencial e Integral Producción escrita Intervención pedagógica Cálculo Diferencial e Integral Produção escrita Intervenção pedagógica |
topic |
Differential and integral calculus Written production Pedagogical intervention Cálculo Diferencial e Integral Producción escrita Intervención pedagógica Cálculo Diferencial e Integral Produção escrita Intervenção pedagógica |
description |
No contexto de um curso de Cálculo Diferencial e Integral, o presente estudo teve como objetivos analisar a produção escrita de estudantes de graduação em matemática ao resolverem problemas de otimização e compreender as potencialidades dessas análises para a intervenção pedagógica. Para tanto, estudantes ingressantes de uma instituição pública responderam a dois problemas de otimização. Os resultados mostram que os estudantes, em sua maioria, apresentaram dificuldades conceituais em tópicos curriculares, como propriedades de quadriláteros, cálculos de área e perímetro, equações e funções; poucos perceberam o valor de se utilizar conceitos do ensino médio como ferramentas de aproximação aos conceitos e à linguagem matemática do cálculo. As análises foram essenciais enquanto estratégia didática para o planejamento de intervenções pedagógicas específicas, desenvolvidas ao longo do semestre letivo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7110 10.33532/revemop.e202326 |
url |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7110 |
identifier_str_mv |
10.33532/revemop.e202326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7110/5552 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revemop http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e202326 2596-0245 reponame:Revemop instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Revemop |
collection |
Revemop |
repository.name.fl_str_mv |
Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revemop@ufop.edu.br|| |
_version_ |
1797068970836099072 |