Frações nos livros brasileiros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scheffer, Nilce Fátima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Powell, Arthur Belford
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revemop
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1977
Resumo: Este artigo tem por objeto investigar a noção de fração apresentada nos livros de Matemática do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de 2019, no Brasil. Ao investigar como os livros abordam a referida noção, o estudo contempla uma discussão sobre políticas públicas, noção de fração, visualização e representação, bem como um estudo qualitativo, com análise a partir de categorias. Os resultados apontam que as coleções analisadas põem em evidência o tema frações no 4º ano, assim como a interpretação predominante corresponde à noção de parte-todo; os exemplos se voltam à partição de alimentos, às situações cotidianas concretas e às quantidades discretas.
id UFOP-3_5ec4b27e3970f2311b716816f24e92b7
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1977
network_acronym_str UFOP-3
network_name_str Revemop
repository_id_str
spelling Frações nos livros brasileiros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)Fractions in Brazilian textbooks of the National Program of Didactic Books (PNLD)Fracciones en los libros brasileños del Programa Nacional del Libro Didáctico (PNLD)Rational NumbersFractionsElementary School TextbooksPublic policiesVisualizations and Representations of fractionsNúmeros racionalesFraccionesLibro didáctico de la Enseñanza FundamentalPolíticas públicasVistas de fracciones y representacionesNúmeros racionaisFraçõesLivro didático do Ensino FundamentalPolíticas públicasVisualizações e representações de fraçõesEste artigo tem por objeto investigar a noção de fração apresentada nos livros de Matemática do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de 2019, no Brasil. Ao investigar como os livros abordam a referida noção, o estudo contempla uma discussão sobre políticas públicas, noção de fração, visualização e representação, bem como um estudo qualitativo, com análise a partir de categorias. Os resultados apontam que as coleções analisadas põem em evidência o tema frações no 4º ano, assim como a interpretação predominante corresponde à noção de parte-todo; os exemplos se voltam à partição de alimentos, às situações cotidianas concretas e às quantidades discretas.This article investigates how fractions are presented in the mathematics textbooks for elementary school approved by the Brazilian National Textbook Program (PNLD) for 2019. Through investigating how textbooks approach the concept of fractions, this study discusses public policies, the definition of fraction, and their visualization and representation. The analysis is qualitative through categorization. The results show that the PNLD-approved textbooks emphasize the fraction theme in the fourth grade, based on the part-whole perspective as the main definitional approach and supported by examples of fractions that refer to partitioning concrete-everyday continuous objects as well as the grouping of discrete objects.Este artículo investiga el abordaje de la noción de fracción en el libro de Matemáticas de la Enseñanza Fundamental del Programa Nacional del Libro Didáctico (PNLD) de 2019 en Brasil. El estudio pesquisa como los libros establecen conexión con las representaciones y fracciones. Contempla discusión sobre políticas públicas, noción de fracción que sobrepasa a la enseñanza y el aprendizaje en Matemáticas. En el análisis de la investigación cualitativa se realizó la clasificación en categorías de los datos y resultados. Las colecciones analizadas presentan el tema en el 4º año, y la interpretación predominante en estos libros se refiere a la noción de parte-todo. Los ejemplos presentes se vuelven para partición de alimentos, situaciones cotidianas concretas y cuantidades discretas.Editora da UFOP2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/197710.33532/revemop.v1n3a08Revemop; v. 1 n. 3: set./dez. 2019; 476-5032596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1977/1674https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1977/4078https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScheffer, Nilce FátimaPowell, Arthur Belford2021-05-15T09:53:32Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1977Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2021-05-15T09:53:32Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Frações nos livros brasileiros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Fractions in Brazilian textbooks of the National Program of Didactic Books (PNLD)
Fracciones en los libros brasileños del Programa Nacional del Libro Didáctico (PNLD)
title Frações nos livros brasileiros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
spellingShingle Frações nos livros brasileiros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Scheffer, Nilce Fátima
Rational Numbers
Fractions
Elementary School Textbooks
Public policies
Visualizations and Representations of fractions
Números racionales
Fracciones
Libro didáctico de la Enseñanza Fundamental
Políticas públicas
Vistas de fracciones y representaciones
Números racionais
Frações
Livro didático do Ensino Fundamental
Políticas públicas
Visualizações e representações de frações
title_short Frações nos livros brasileiros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
title_full Frações nos livros brasileiros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
title_fullStr Frações nos livros brasileiros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
title_full_unstemmed Frações nos livros brasileiros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
title_sort Frações nos livros brasileiros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
author Scheffer, Nilce Fátima
author_facet Scheffer, Nilce Fátima
Powell, Arthur Belford
author_role author
author2 Powell, Arthur Belford
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scheffer, Nilce Fátima
Powell, Arthur Belford
dc.subject.por.fl_str_mv Rational Numbers
Fractions
Elementary School Textbooks
Public policies
Visualizations and Representations of fractions
Números racionales
Fracciones
Libro didáctico de la Enseñanza Fundamental
Políticas públicas
Vistas de fracciones y representaciones
Números racionais
Frações
Livro didático do Ensino Fundamental
Políticas públicas
Visualizações e representações de frações
topic Rational Numbers
Fractions
Elementary School Textbooks
Public policies
Visualizations and Representations of fractions
Números racionales
Fracciones
Libro didáctico de la Enseñanza Fundamental
Políticas públicas
Vistas de fracciones y representaciones
Números racionais
Frações
Livro didático do Ensino Fundamental
Políticas públicas
Visualizações e representações de frações
description Este artigo tem por objeto investigar a noção de fração apresentada nos livros de Matemática do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), de 2019, no Brasil. Ao investigar como os livros abordam a referida noção, o estudo contempla uma discussão sobre políticas públicas, noção de fração, visualização e representação, bem como um estudo qualitativo, com análise a partir de categorias. Os resultados apontam que as coleções analisadas põem em evidência o tema frações no 4º ano, assim como a interpretação predominante corresponde à noção de parte-todo; os exemplos se voltam à partição de alimentos, às situações cotidianas concretas e às quantidades discretas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1977
10.33532/revemop.v1n3a08
url https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1977
identifier_str_mv 10.33532/revemop.v1n3a08
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1977/1674
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1977/4078
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
dc.source.none.fl_str_mv Revemop; v. 1 n. 3: set./dez. 2019; 476-503
2596-0245
reponame:Revemop
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Revemop
collection Revemop
repository.name.fl_str_mv Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv revemop@ufop.edu.br||
_version_ 1797068970901110784