O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM): a política pública, a ciência e a cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/186 |
Resumo: | Por meio do presente artigo, socializamos resultado de pesquisa cujo objetivo foi o de analisar a organização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a sua contribuição para a formação crítica dos estudantes do nível médio das escolas públicas no que diz respeito à ciência e a cidadania. A pesquisa, de caráter exploratório, foi realizada por meio de análise bibliográfica e documental – valendo-se dos materiais produzidos nos projetos desenvolvidos no Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LaPPlanE) – discutindo o programa e a sua contribuição para a efetivação de um diálogo entre a Educação Básica e o Ensino Superior. O texto introduz o contexto nacional e local do Programa, para então apresentar os conceitos de ciência e de cidadania assumidos na pesquisa, bem como as atividades desenvolvidas nos projetos, e a partir daí estabelece uma relação dialógica entre essas atividades e a abordagem teórica, finalizando com algumas considerações vinculadas aos resultados da pesquisa, dos quais podemos destacar mudança significativa na forma como os alunos bolsistas entendem a ciência e se reconhecem como sujeitos de direito. Palavras-chave: Iniciação Científica. Ensino Médio. Cidadania. |
id |
UFOPA-1_0251bea1f62134657a300d14b030ff50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/186 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM): a política pública, a ciência e a cidadaniaPor meio do presente artigo, socializamos resultado de pesquisa cujo objetivo foi o de analisar a organização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a sua contribuição para a formação crítica dos estudantes do nível médio das escolas públicas no que diz respeito à ciência e a cidadania. A pesquisa, de caráter exploratório, foi realizada por meio de análise bibliográfica e documental – valendo-se dos materiais produzidos nos projetos desenvolvidos no Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LaPPlanE) – discutindo o programa e a sua contribuição para a efetivação de um diálogo entre a Educação Básica e o Ensino Superior. O texto introduz o contexto nacional e local do Programa, para então apresentar os conceitos de ciência e de cidadania assumidos na pesquisa, bem como as atividades desenvolvidas nos projetos, e a partir daí estabelece uma relação dialógica entre essas atividades e a abordagem teórica, finalizando com algumas considerações vinculadas aos resultados da pesquisa, dos quais podemos destacar mudança significativa na forma como os alunos bolsistas entendem a ciência e se reconhecem como sujeitos de direito. Palavras-chave: Iniciação Científica. Ensino Médio. Cidadania.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/18610.24065/20177ID186Revista Exitus; v. 7 n. 1 (2017); 78-1072237-946010.24065/201771reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/186/174Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Larissa ReducinoAssis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/186Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:09.438860Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM): a política pública, a ciência e a cidadania |
title |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM): a política pública, a ciência e a cidadania |
spellingShingle |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM): a política pública, a ciência e a cidadania Silva, Larissa Reducino |
title_short |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM): a política pública, a ciência e a cidadania |
title_full |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM): a política pública, a ciência e a cidadania |
title_fullStr |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM): a política pública, a ciência e a cidadania |
title_full_unstemmed |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM): a política pública, a ciência e a cidadania |
title_sort |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM): a política pública, a ciência e a cidadania |
author |
Silva, Larissa Reducino |
author_facet |
Silva, Larissa Reducino Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Larissa Reducino Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz |
description |
Por meio do presente artigo, socializamos resultado de pesquisa cujo objetivo foi o de analisar a organização do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a sua contribuição para a formação crítica dos estudantes do nível médio das escolas públicas no que diz respeito à ciência e a cidadania. A pesquisa, de caráter exploratório, foi realizada por meio de análise bibliográfica e documental – valendo-se dos materiais produzidos nos projetos desenvolvidos no Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional (LaPPlanE) – discutindo o programa e a sua contribuição para a efetivação de um diálogo entre a Educação Básica e o Ensino Superior. O texto introduz o contexto nacional e local do Programa, para então apresentar os conceitos de ciência e de cidadania assumidos na pesquisa, bem como as atividades desenvolvidas nos projetos, e a partir daí estabelece uma relação dialógica entre essas atividades e a abordagem teórica, finalizando com algumas considerações vinculadas aos resultados da pesquisa, dos quais podemos destacar mudança significativa na forma como os alunos bolsistas entendem a ciência e se reconhecem como sujeitos de direito. Palavras-chave: Iniciação Científica. Ensino Médio. Cidadania. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/186 10.24065/20177ID186 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/186 |
identifier_str_mv |
10.24065/20177ID186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/186/174 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 7 n. 1 (2017); 78-107 2237-9460 10.24065/201771 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036875472896 |