Aproximações entre neurociências e educação: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Hercio da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gonçalves, Tadeu Oliver, Lameirão, Soraia Valéria de Oliveira Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/945
Resumo: A chamada ‘década do cérebro’ se caracterizou pelos avanços nas Ciências Neurológicas e isso despertou nos cientistas, um grande entusiasmo no estudo do funcionamento cerebral. Tanto, que alguns educadores viram a possibilidade de aplicar resultados das Neurociências, diretamente em sala de aula. A partir daí, surge uma profunda discussão no meio científico, sobre a possibilidade e/ou necessidade de aplicação desses resultados diretamente em sala de aula e sobre quem está habilitado a fazer tal aplicação. Dessas discussões, surgiram várias iniciativas de fazer emergir um novo campo de pesquisa, capaz de estudar cientificamente a melhor forma de aproximar as Neurociências da Educação. Neste artigo, discutimos como a ‘década do cérebro’ influenciou o surgimento deste novo campo de pesquisa – que alguns chamam ‘Neuroeducação’ e outros, ‘Ciência da Mente, Cérebro e Educação’ –, a pesquisa colaborativa entre pesquisadores de áreas diferentes, levando em consideração a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade e os modelos de pesquisa colaborativa, propostos para este novo campo. Discutimos também quão complexa é a análise das dificuldades de aprendizagem em leitura/escrita e em matemática, dando ênfase ao ‘Modelo de Níveis de Desenvolvimento’ proposto por Jodi Tommerdahl. Palavras-chave: Neuroeducação. Transdisciplinaridade. Ensino-aprendizagem.
id UFOPA-1_038c5ad6435774e83a2e3d7cf791257f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/945
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Aproximações entre neurociências e educação: uma revisão sistemáticaA chamada ‘década do cérebro’ se caracterizou pelos avanços nas Ciências Neurológicas e isso despertou nos cientistas, um grande entusiasmo no estudo do funcionamento cerebral. Tanto, que alguns educadores viram a possibilidade de aplicar resultados das Neurociências, diretamente em sala de aula. A partir daí, surge uma profunda discussão no meio científico, sobre a possibilidade e/ou necessidade de aplicação desses resultados diretamente em sala de aula e sobre quem está habilitado a fazer tal aplicação. Dessas discussões, surgiram várias iniciativas de fazer emergir um novo campo de pesquisa, capaz de estudar cientificamente a melhor forma de aproximar as Neurociências da Educação. Neste artigo, discutimos como a ‘década do cérebro’ influenciou o surgimento deste novo campo de pesquisa – que alguns chamam ‘Neuroeducação’ e outros, ‘Ciência da Mente, Cérebro e Educação’ –, a pesquisa colaborativa entre pesquisadores de áreas diferentes, levando em consideração a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade e os modelos de pesquisa colaborativa, propostos para este novo campo. Discutimos também quão complexa é a análise das dificuldades de aprendizagem em leitura/escrita e em matemática, dando ênfase ao ‘Modelo de Níveis de Desenvolvimento’ proposto por Jodi Tommerdahl. Palavras-chave: Neuroeducação. Transdisciplinaridade. Ensino-aprendizagem.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/94510.24065/2237-9460.2019v9n3ID945Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 636-6622237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/945/504Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Hercio da SilvaGonçalves, Tadeu OliverLameirão, Soraia Valéria de Oliveira Coelho2019-09-26T18:36:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/945Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:17.669145Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproximações entre neurociências e educação: uma revisão sistemática
title Aproximações entre neurociências e educação: uma revisão sistemática
spellingShingle Aproximações entre neurociências e educação: uma revisão sistemática
Ferreira, Hercio da Silva
title_short Aproximações entre neurociências e educação: uma revisão sistemática
title_full Aproximações entre neurociências e educação: uma revisão sistemática
title_fullStr Aproximações entre neurociências e educação: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Aproximações entre neurociências e educação: uma revisão sistemática
title_sort Aproximações entre neurociências e educação: uma revisão sistemática
author Ferreira, Hercio da Silva
author_facet Ferreira, Hercio da Silva
Gonçalves, Tadeu Oliver
Lameirão, Soraia Valéria de Oliveira Coelho
author_role author
author2 Gonçalves, Tadeu Oliver
Lameirão, Soraia Valéria de Oliveira Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Hercio da Silva
Gonçalves, Tadeu Oliver
Lameirão, Soraia Valéria de Oliveira Coelho
description A chamada ‘década do cérebro’ se caracterizou pelos avanços nas Ciências Neurológicas e isso despertou nos cientistas, um grande entusiasmo no estudo do funcionamento cerebral. Tanto, que alguns educadores viram a possibilidade de aplicar resultados das Neurociências, diretamente em sala de aula. A partir daí, surge uma profunda discussão no meio científico, sobre a possibilidade e/ou necessidade de aplicação desses resultados diretamente em sala de aula e sobre quem está habilitado a fazer tal aplicação. Dessas discussões, surgiram várias iniciativas de fazer emergir um novo campo de pesquisa, capaz de estudar cientificamente a melhor forma de aproximar as Neurociências da Educação. Neste artigo, discutimos como a ‘década do cérebro’ influenciou o surgimento deste novo campo de pesquisa – que alguns chamam ‘Neuroeducação’ e outros, ‘Ciência da Mente, Cérebro e Educação’ –, a pesquisa colaborativa entre pesquisadores de áreas diferentes, levando em consideração a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade e os modelos de pesquisa colaborativa, propostos para este novo campo. Discutimos também quão complexa é a análise das dificuldades de aprendizagem em leitura/escrita e em matemática, dando ênfase ao ‘Modelo de Níveis de Desenvolvimento’ proposto por Jodi Tommerdahl. Palavras-chave: Neuroeducação. Transdisciplinaridade. Ensino-aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/945
10.24065/2237-9460.2019v9n3ID945
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/945
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/945/504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 636-662
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037878960128