O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Lucélia Valda de Matos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sales, Elielson Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/973
Resumo: Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado na qual teve como objetivo desenvolver um material manipulativo como recurso para o processo de ensino e aprendizagem das Noções básicas de Geometria Analítica a um aluno com cegueira adquirida. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estabelecida em Mosqueiro (distrito de Belém/PA) no bairro de Carananduba, envolvendo somente um aluno do terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como metodologia o estudo de caso, a fim de entendermos quais as contribuições deste recurso ao ensino e aprendizagem do discente.  Os resultados obtidos demonstraram que o uso do material manipulável possibilitou aprendizado significativo do aluno, por meio da compreensão dos conceitos matemáticos das noções básicas de Geometria Analítica.
id UFOPA-1_04ca8bf5ed82ab641621fbda9bd655fd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/973
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueiraGeometria AnalíticaMateriais ManipulativosEnsino e Aprendizagem de CegoEste artigo é um recorte da pesquisa de mestrado na qual teve como objetivo desenvolver um material manipulativo como recurso para o processo de ensino e aprendizagem das Noções básicas de Geometria Analítica a um aluno com cegueira adquirida. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estabelecida em Mosqueiro (distrito de Belém/PA) no bairro de Carananduba, envolvendo somente um aluno do terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como metodologia o estudo de caso, a fim de entendermos quais as contribuições deste recurso ao ensino e aprendizagem do discente.  Os resultados obtidos demonstraram que o uso do material manipulável possibilitou aprendizado significativo do aluno, por meio da compreensão dos conceitos matemáticos das noções básicas de Geometria Analítica.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/97310.24065/2237-9460.2020v10n1ID973Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200832237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/973/895Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Lucélia Valda de Matos Sales, Elielson Ribeiro 2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/973Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:17.966007Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
title O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
spellingShingle O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
Cardoso, Lucélia Valda de Matos
Geometria Analítica
Materiais Manipulativos
Ensino e Aprendizagem de Cego
title_short O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
title_full O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
title_fullStr O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
title_full_unstemmed O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
title_sort O material manipulável no ensino e aprendizagem das noções básicas de geometria analítica a um aluno com cegueira
author Cardoso, Lucélia Valda de Matos
author_facet Cardoso, Lucélia Valda de Matos
Sales, Elielson Ribeiro
author_role author
author2 Sales, Elielson Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Lucélia Valda de Matos
Sales, Elielson Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria Analítica
Materiais Manipulativos
Ensino e Aprendizagem de Cego
topic Geometria Analítica
Materiais Manipulativos
Ensino e Aprendizagem de Cego
description Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado na qual teve como objetivo desenvolver um material manipulativo como recurso para o processo de ensino e aprendizagem das Noções básicas de Geometria Analítica a um aluno com cegueira adquirida. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estabelecida em Mosqueiro (distrito de Belém/PA) no bairro de Carananduba, envolvendo somente um aluno do terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa de abordagem qualitativa utilizou como metodologia o estudo de caso, a fim de entendermos quais as contribuições deste recurso ao ensino e aprendizagem do discente.  Os resultados obtidos demonstraram que o uso do material manipulável possibilitou aprendizado significativo do aluno, por meio da compreensão dos conceitos matemáticos das noções básicas de Geometria Analítica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/973
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID973
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/973
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/973/895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020083
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037888397312