Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1247 |
Resumo: | Esta resenha apresenta o livro País mal educado: por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras publicado em 2018 pelo jornalista Daniel Barros. O autor tem por objetivo mostrar o que ele considerava as falhas mais graves do sistema educacional brasileiro e apresentar caminhos promissores para resolvê-los. Para isso, fez cerca de 120 entrevistas com especialistas brasileiros e estrangeiros e visitou várias escolas, onde entrevistou 24 diretores e professores de escolas públicas de treze cidades de sete estados brasileiros, além de conversar com alguns alunos. Ele defende que condições socioeconômicas ruins não são determinantes de baixos resultados educacionais e apresenta estratégias que considera efetivas, como melhorar a formação docente, ter um currículo mais específico e promover avaliações focadas em melhoria dos resultados da aprendizagem. Esta obra aborda temas que geram discussões calorosas afinal, discussões sobre educação escolar num país de forte desigualdade social como o Brasil estão longe de serem simples, neutras e consensuais. Por isso mesmo, considero a leitura importante para quem se interessa pelo tema, especialmente professores e gestores educacionais. |
id |
UFOPA-1_08f7a5cdcd345b8ec00707b2410b2d91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1247 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras?Esta resenha apresenta o livro País mal educado: por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras publicado em 2018 pelo jornalista Daniel Barros. O autor tem por objetivo mostrar o que ele considerava as falhas mais graves do sistema educacional brasileiro e apresentar caminhos promissores para resolvê-los. Para isso, fez cerca de 120 entrevistas com especialistas brasileiros e estrangeiros e visitou várias escolas, onde entrevistou 24 diretores e professores de escolas públicas de treze cidades de sete estados brasileiros, além de conversar com alguns alunos. Ele defende que condições socioeconômicas ruins não são determinantes de baixos resultados educacionais e apresenta estratégias que considera efetivas, como melhorar a formação docente, ter um currículo mais específico e promover avaliações focadas em melhoria dos resultados da aprendizagem. Esta obra aborda temas que geram discussões calorosas afinal, discussões sobre educação escolar num país de forte desigualdade social como o Brasil estão longe de serem simples, neutras e consensuais. Por isso mesmo, considero a leitura importante para quem se interessa pelo tema, especialmente professores e gestores educacionais.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/124710.24065/2237-9460.2020v10n0ID1247Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200472237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1247/789Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Rita de Cássia de2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1247Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:21.910750Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras? |
title |
Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras? |
spellingShingle |
Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras? Souza, Rita de Cássia de |
title_short |
Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras? |
title_full |
Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras? |
title_fullStr |
Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras? |
title_full_unstemmed |
Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras? |
title_sort |
Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras? |
author |
Souza, Rita de Cássia de |
author_facet |
Souza, Rita de Cássia de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rita de Cássia de |
description |
Esta resenha apresenta o livro País mal educado: por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras publicado em 2018 pelo jornalista Daniel Barros. O autor tem por objetivo mostrar o que ele considerava as falhas mais graves do sistema educacional brasileiro e apresentar caminhos promissores para resolvê-los. Para isso, fez cerca de 120 entrevistas com especialistas brasileiros e estrangeiros e visitou várias escolas, onde entrevistou 24 diretores e professores de escolas públicas de treze cidades de sete estados brasileiros, além de conversar com alguns alunos. Ele defende que condições socioeconômicas ruins não são determinantes de baixos resultados educacionais e apresenta estratégias que considera efetivas, como melhorar a formação docente, ter um currículo mais específico e promover avaliações focadas em melhoria dos resultados da aprendizagem. Esta obra aborda temas que geram discussões calorosas afinal, discussões sobre educação escolar num país de forte desigualdade social como o Brasil estão longe de serem simples, neutras e consensuais. Por isso mesmo, considero a leitura importante para quem se interessa pelo tema, especialmente professores e gestores educacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1247 10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1247 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1247 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1247/789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 10 (2020); e020047 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711038365499392 |