Por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rita de Cássia de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1247
Resumo: Esta resenha apresenta o livro País mal educado: por que se aprende tão pouco nas escolas brasileiras publicado em 2018 pelo jornalista Daniel Barros. O autor tem por objetivo mostrar o que ele considerava as falhas mais graves do sistema educacional brasileiro e apresentar caminhos promissores para resolvê-los. Para isso, fez cerca de 120 entrevistas com especialistas brasileiros e estrangeiros e visitou várias escolas, onde entrevistou 24 diretores e professores de escolas públicas de treze cidades de sete estados brasileiros, além de conversar com alguns alunos. Ele defende que condições socioeconômicas ruins não são determinantes de baixos resultados educacionais e apresenta estratégias que considera efetivas, como melhorar a formação docente, ter um currículo mais específico e promover avaliações focadas em melhoria dos resultados da aprendizagem. Esta obra aborda temas que geram discussões calorosas afinal, discussões sobre educação escolar num país de forte desigualdade social como o Brasil estão longe de serem simples, neutras e consensuais. Por isso mesmo, considero a leitura importante para quem se interessa pelo tema, especialmente professores e gestores educacionais.
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