Educação indígena: considerações acerca da implantação de escolas indígenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gilberto César Lopes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/158
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a Escola Indígena Munduruku de Belterra-PA procurando dimensionar em que medida sua implantação reflete  um  tipo  de  escola  para  as  massas,  conforme  delineado  por  Enguita  (1989)  e, consequentemente, se opera enquanto instrumento de dominação ideológico (ALTHUSSER, 1970). Para tanto, apresentamos as considerações de Enguita (1989) acerca do surgimento da escola para as massas segundo o qual após a revolução industrial as escolas foram usadas como instrumento de formação de mão de obra para a indústria através da inculcação de hábitos e condicionamentos requeridas para o trabalho industrial-assalariado. Em seguida apresentamos as considerações de Althusser (1985) sobre o uso político-ideológico da Escola enquanto o principal Aparelho Ideológico de Estado de que se utiliza a burguesia para manter o modo de produção capitalista e, consequentemente, manter sua dominância. Por fim apresentamos os dados coletados junto a escola objeto da pesquisa e uma análise crítica dos mesmos tendo em vista os objetivos propostos. Palavras-chave: Alienação. Trabalho. Escola. Estado. Ideologia.
id UFOPA-1_09a90a1fd2b57959c9d57921ff451210
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/158
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Educação indígena: considerações acerca da implantação de escolas indígenasO objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a Escola Indígena Munduruku de Belterra-PA procurando dimensionar em que medida sua implantação reflete  um  tipo  de  escola  para  as  massas,  conforme  delineado  por  Enguita  (1989)  e, consequentemente, se opera enquanto instrumento de dominação ideológico (ALTHUSSER, 1970). Para tanto, apresentamos as considerações de Enguita (1989) acerca do surgimento da escola para as massas segundo o qual após a revolução industrial as escolas foram usadas como instrumento de formação de mão de obra para a indústria através da inculcação de hábitos e condicionamentos requeridas para o trabalho industrial-assalariado. Em seguida apresentamos as considerações de Althusser (1985) sobre o uso político-ideológico da Escola enquanto o principal Aparelho Ideológico de Estado de que se utiliza a burguesia para manter o modo de produção capitalista e, consequentemente, manter sua dominância. Por fim apresentamos os dados coletados junto a escola objeto da pesquisa e uma análise crítica dos mesmos tendo em vista os objetivos propostos. Palavras-chave: Alienação. Trabalho. Escola. Estado. Ideologia.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/158Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 169-1802237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/158/158Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Gilberto César Lopes2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/158Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.907527Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação indígena: considerações acerca da implantação de escolas indígenas
title Educação indígena: considerações acerca da implantação de escolas indígenas
spellingShingle Educação indígena: considerações acerca da implantação de escolas indígenas
Rodrigues, Gilberto César Lopes
title_short Educação indígena: considerações acerca da implantação de escolas indígenas
title_full Educação indígena: considerações acerca da implantação de escolas indígenas
title_fullStr Educação indígena: considerações acerca da implantação de escolas indígenas
title_full_unstemmed Educação indígena: considerações acerca da implantação de escolas indígenas
title_sort Educação indígena: considerações acerca da implantação de escolas indígenas
author Rodrigues, Gilberto César Lopes
author_facet Rodrigues, Gilberto César Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gilberto César Lopes
description O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa realizada junto a Escola Indígena Munduruku de Belterra-PA procurando dimensionar em que medida sua implantação reflete  um  tipo  de  escola  para  as  massas,  conforme  delineado  por  Enguita  (1989)  e, consequentemente, se opera enquanto instrumento de dominação ideológico (ALTHUSSER, 1970). Para tanto, apresentamos as considerações de Enguita (1989) acerca do surgimento da escola para as massas segundo o qual após a revolução industrial as escolas foram usadas como instrumento de formação de mão de obra para a indústria através da inculcação de hábitos e condicionamentos requeridas para o trabalho industrial-assalariado. Em seguida apresentamos as considerações de Althusser (1985) sobre o uso político-ideológico da Escola enquanto o principal Aparelho Ideológico de Estado de que se utiliza a burguesia para manter o modo de produção capitalista e, consequentemente, manter sua dominância. Por fim apresentamos os dados coletados junto a escola objeto da pesquisa e uma análise crítica dos mesmos tendo em vista os objetivos propostos. Palavras-chave: Alienação. Trabalho. Escola. Estado. Ideologia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/158
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/158/158
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 3 n. 2 (2013); 169-180
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036849258496