História e ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandemberg, João Cláudio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/298
Resumo: O conhecimento acerca da origem e do desenvolvimento de conceitos matemáticos, como limites, grupos e funções, acreditamos, facilita, de forma significativa o desenvolvimento de um efetivo processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Para tanto, buscamos na História as explicações e o desenvolvimento conceitual desses conceitos (objetos, conteúdos) visando obter elementos que minimizem possíveis obstáculos de aprendizagem, que encontramos no ensino. Consideramos o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem, partindo de uma abordagem que caracterize tal desenvolvimento histórico dos conceitos estudados.
id UFOPA-1_0ceed041e833d1a77a86a947e885e6a7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/298
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling História e ensino de MatemáticaO conhecimento acerca da origem e do desenvolvimento de conceitos matemáticos, como limites, grupos e funções, acreditamos, facilita, de forma significativa o desenvolvimento de um efetivo processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Para tanto, buscamos na História as explicações e o desenvolvimento conceitual desses conceitos (objetos, conteúdos) visando obter elementos que minimizem possíveis obstáculos de aprendizagem, que encontramos no ensino. Consideramos o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem, partindo de uma abordagem que caracterize tal desenvolvimento histórico dos conceitos estudados.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/29810.24065/2237-9460.2017v7n2ID298Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 16-302237-946010.24065/2237-9460.2017v7n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/298/246Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandemberg, João Cláudio2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/298Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:11.081186Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv História e ensino de Matemática
title História e ensino de Matemática
spellingShingle História e ensino de Matemática
Brandemberg, João Cláudio
title_short História e ensino de Matemática
title_full História e ensino de Matemática
title_fullStr História e ensino de Matemática
title_full_unstemmed História e ensino de Matemática
title_sort História e ensino de Matemática
author Brandemberg, João Cláudio
author_facet Brandemberg, João Cláudio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandemberg, João Cláudio
description O conhecimento acerca da origem e do desenvolvimento de conceitos matemáticos, como limites, grupos e funções, acreditamos, facilita, de forma significativa o desenvolvimento de um efetivo processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Para tanto, buscamos na História as explicações e o desenvolvimento conceitual desses conceitos (objetos, conteúdos) visando obter elementos que minimizem possíveis obstáculos de aprendizagem, que encontramos no ensino. Consideramos o desenvolvimento de um processo de ensino aprendizagem, partindo de uma abordagem que caracterize tal desenvolvimento histórico dos conceitos estudados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/298
10.24065/2237-9460.2017v7n2ID298
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/298
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2017v7n2ID298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/298/246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 7 n. 2 (2017); 16-30
2237-9460
10.24065/2237-9460.2017v7n2
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036936290305