Currículo e Interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico do PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Telma
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/396
Resumo: O presente artigo é o recorte de uma pesquisa, em nível de doutoramento, que se encontra na fase de produção de dados no campo empírico. O texto analisa criticamente o Projeto Político-Pedagógico do curso de Manutenção e Suporte em Informática, implantado em 2006 no campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Com ele, atende-se ao Decreto nº 5840/06, que instituiu e determinou a implantação, a nível nacional, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) na Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. O escopo da análise diz respeito a forma como o currículo integrado foi evidenciado e a concepção de interdisciplinaridade apresentada no texto da proposta pedagógica. Através do entrecruzamento de documentos e à luz de referenciais teóricos, a análise preocupa-se em identificar a garantia de ofertar os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade aos jovens e adultos trabalhadores, destinatários do PROEJA. Conclui-se o artigo com ênfase no significado do trabalho docente na mediação das propostas das políticas e/ou programas educacionais, na modalidade de educação de jovens e adultos, apontando para a importância de pesquisas que considerem o trabalho do professor como objeto e que contribuam para as formações inicial e continuada de professores nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Palavras-chave: Proeja. Currículo Integrado. Interdisciplinaridade.
id UFOPA-1_16c5b21344267897a238adce662e05a1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/396
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Currículo e Interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico do PROEJAO presente artigo é o recorte de uma pesquisa, em nível de doutoramento, que se encontra na fase de produção de dados no campo empírico. O texto analisa criticamente o Projeto Político-Pedagógico do curso de Manutenção e Suporte em Informática, implantado em 2006 no campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Com ele, atende-se ao Decreto nº 5840/06, que instituiu e determinou a implantação, a nível nacional, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) na Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. O escopo da análise diz respeito a forma como o currículo integrado foi evidenciado e a concepção de interdisciplinaridade apresentada no texto da proposta pedagógica. Através do entrecruzamento de documentos e à luz de referenciais teóricos, a análise preocupa-se em identificar a garantia de ofertar os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade aos jovens e adultos trabalhadores, destinatários do PROEJA. Conclui-se o artigo com ênfase no significado do trabalho docente na mediação das propostas das políticas e/ou programas educacionais, na modalidade de educação de jovens e adultos, apontando para a importância de pesquisas que considerem o trabalho do professor como objeto e que contribuam para as formações inicial e continuada de professores nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Palavras-chave: Proeja. Currículo Integrado. Interdisciplinaridade.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/39610.24065/2237-9460.2018v8n1ID396Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 224-2492237-946010.24065/2237-9460.2018v8n1reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/396/307Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Telma2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/396Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:12.870572Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo e Interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico do PROEJA
title Currículo e Interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico do PROEJA
spellingShingle Currículo e Interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico do PROEJA
Alves, Telma
title_short Currículo e Interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico do PROEJA
title_full Currículo e Interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico do PROEJA
title_fullStr Currículo e Interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico do PROEJA
title_full_unstemmed Currículo e Interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico do PROEJA
title_sort Currículo e Interdisciplinaridade no Projeto Político Pedagógico do PROEJA
author Alves, Telma
author_facet Alves, Telma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Telma
description O presente artigo é o recorte de uma pesquisa, em nível de doutoramento, que se encontra na fase de produção de dados no campo empírico. O texto analisa criticamente o Projeto Político-Pedagógico do curso de Manutenção e Suporte em Informática, implantado em 2006 no campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Com ele, atende-se ao Decreto nº 5840/06, que instituiu e determinou a implantação, a nível nacional, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) na Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica. O escopo da análise diz respeito a forma como o currículo integrado foi evidenciado e a concepção de interdisciplinaridade apresentada no texto da proposta pedagógica. Através do entrecruzamento de documentos e à luz de referenciais teóricos, a análise preocupa-se em identificar a garantia de ofertar os conhecimentos historicamente construídos pela humanidade aos jovens e adultos trabalhadores, destinatários do PROEJA. Conclui-se o artigo com ênfase no significado do trabalho docente na mediação das propostas das políticas e/ou programas educacionais, na modalidade de educação de jovens e adultos, apontando para a importância de pesquisas que considerem o trabalho do professor como objeto e que contribuam para as formações inicial e continuada de professores nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Palavras-chave: Proeja. Currículo Integrado. Interdisciplinaridade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/396
10.24065/2237-9460.2018v8n1ID396
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/396
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2018v8n1ID396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/396/307
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 8 n. 1 (2018); 224-249
2237-9460
10.24065/2237-9460.2018v8n1
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037366206464