As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na etapa final da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Verônica Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/84
Resumo: Este artigo resulta de um estudo bibliográfico e documental, com o objetivo de discutir a elaboração e implementação das avaliações estandartizadas, com foco no papel do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), voltado para egressos do ensino médio, última etapa da avaliação básica, destinado, dentre outros, segundo o discurso oficial do Governo, à democratização do acesso ao ensino superior e à promoção da reforma curricular no ensino médio, com vistas à melhoria da educação básica do país. A partir da análise dos dados, contudo, foi possível evidenciar que o modelo de avaliação proposto pelo novo ENEM, contrariamente ao discurso da democratização do acesso ao ensino superior, apresenta uma concepção ranqueadora de avaliação. Não obstante afirmar contribuir com a qualidade do ensino, ao lançar mão de provas construídas sob Matrizes de Referência, o novo ENEM, desenvolvido no bojo das políticas avaliativas implementadas no Brasil a partir da década de 1990, no contexto do Estado gerenciador e avaliador, está impossibilitado de fazer qualquer ligação concreta com a realidade cotidiana dos estudantes, das escolas, das regiões e dos diversos estados brasileiros, contrariando os objetivos pedagógicos das avaliações e se contrapondo, ainda, aos princípios defendidos por uma educação efetivamente emancipadora. Palavras-chave: Avaliações estandartizadas. ENEM. Educação básica.
id UFOPA-1_1d8f99d7b459800a860737ba5131eac6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/84
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na etapa final da educação básicaEste artigo resulta de um estudo bibliográfico e documental, com o objetivo de discutir a elaboração e implementação das avaliações estandartizadas, com foco no papel do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), voltado para egressos do ensino médio, última etapa da avaliação básica, destinado, dentre outros, segundo o discurso oficial do Governo, à democratização do acesso ao ensino superior e à promoção da reforma curricular no ensino médio, com vistas à melhoria da educação básica do país. A partir da análise dos dados, contudo, foi possível evidenciar que o modelo de avaliação proposto pelo novo ENEM, contrariamente ao discurso da democratização do acesso ao ensino superior, apresenta uma concepção ranqueadora de avaliação. Não obstante afirmar contribuir com a qualidade do ensino, ao lançar mão de provas construídas sob Matrizes de Referência, o novo ENEM, desenvolvido no bojo das políticas avaliativas implementadas no Brasil a partir da década de 1990, no contexto do Estado gerenciador e avaliador, está impossibilitado de fazer qualquer ligação concreta com a realidade cotidiana dos estudantes, das escolas, das regiões e dos diversos estados brasileiros, contrariando os objetivos pedagógicos das avaliações e se contrapondo, ainda, aos princípios defendidos por uma educação efetivamente emancipadora. Palavras-chave: Avaliações estandartizadas. ENEM. Educação básica.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/84Revista Exitus; v. 2 n. 1 (2012); 217-2302237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/84/84Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Verônica Lima2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/84Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:06.727918Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na etapa final da educação básica
title As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na etapa final da educação básica
spellingShingle As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na etapa final da educação básica
Carneiro, Verônica Lima
title_short As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na etapa final da educação básica
title_full As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na etapa final da educação básica
title_fullStr As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na etapa final da educação básica
title_full_unstemmed As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na etapa final da educação básica
title_sort As avaliações estandartizadas e o papel do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na etapa final da educação básica
author Carneiro, Verônica Lima
author_facet Carneiro, Verônica Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Verônica Lima
description Este artigo resulta de um estudo bibliográfico e documental, com o objetivo de discutir a elaboração e implementação das avaliações estandartizadas, com foco no papel do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), voltado para egressos do ensino médio, última etapa da avaliação básica, destinado, dentre outros, segundo o discurso oficial do Governo, à democratização do acesso ao ensino superior e à promoção da reforma curricular no ensino médio, com vistas à melhoria da educação básica do país. A partir da análise dos dados, contudo, foi possível evidenciar que o modelo de avaliação proposto pelo novo ENEM, contrariamente ao discurso da democratização do acesso ao ensino superior, apresenta uma concepção ranqueadora de avaliação. Não obstante afirmar contribuir com a qualidade do ensino, ao lançar mão de provas construídas sob Matrizes de Referência, o novo ENEM, desenvolvido no bojo das políticas avaliativas implementadas no Brasil a partir da década de 1990, no contexto do Estado gerenciador e avaliador, está impossibilitado de fazer qualquer ligação concreta com a realidade cotidiana dos estudantes, das escolas, das regiões e dos diversos estados brasileiros, contrariando os objetivos pedagógicos das avaliações e se contrapondo, ainda, aos princípios defendidos por uma educação efetivamente emancipadora. Palavras-chave: Avaliações estandartizadas. ENEM. Educação básica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/84
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/84
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/84/84
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 2 n. 1 (2012); 217-230
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036335456256