Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Ana Cely de Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Silva, Messias Furtado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/533
Resumo: Educação escolar indígena consubstanciada em diálogo intercultural que respeite o jeito de ser e viver de cada povo, apesar de garantida nos marcos legais, ainda é uma realidade a ser construído por muitas maõs. Neste artigo, apresentamos resultado de pesquisa sobre a experiência pedagógica de professores não-indígenas na educação escolar do povo indígena Wai-Wai da aldeia Mapuera, município de Oriximiná/PA, com o objetivo de analisar as relações, diálogos e dificuldades enfrentadas por estes na efetivação da educação intercultural em aldeia indígena. A constituição dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com professores que atuam no ensino fundamental da Escola Indígena Mapuera. Os resultados mostram desafios, entraves, dificuldades e potencialidades em efetivar a educação intercultural, instrumento de luta dos povos indígenas pela preservação da cultura e tradições indígenas. Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Interculturalidade. Prática Pedagógica.
id UFOPA-1_1f04b5994af2cf8d0dfe88ac0a3a8bbf
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/533
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PAEducação escolar indígena consubstanciada em diálogo intercultural que respeite o jeito de ser e viver de cada povo, apesar de garantida nos marcos legais, ainda é uma realidade a ser construído por muitas maõs. Neste artigo, apresentamos resultado de pesquisa sobre a experiência pedagógica de professores não-indígenas na educação escolar do povo indígena Wai-Wai da aldeia Mapuera, município de Oriximiná/PA, com o objetivo de analisar as relações, diálogos e dificuldades enfrentadas por estes na efetivação da educação intercultural em aldeia indígena. A constituição dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com professores que atuam no ensino fundamental da Escola Indígena Mapuera. Os resultados mostram desafios, entraves, dificuldades e potencialidades em efetivar a educação intercultural, instrumento de luta dos povos indígenas pela preservação da cultura e tradições indígenas. Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Interculturalidade. Prática Pedagógica.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/53310.24065/2237-9460.2018v8n2ID533Revista Exitus; v. 8 n. 2 (2018); 163-1882237-946010.24065/2237-9460.2018v8n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/533/344Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Ana Cely de Sousada Silva, Messias Furtado2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/533Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:13.567290Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA
title Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA
spellingShingle Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA
Coelho, Ana Cely de Sousa
title_short Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA
title_full Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA
title_fullStr Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA
title_full_unstemmed Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA
title_sort Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA
author Coelho, Ana Cely de Sousa
author_facet Coelho, Ana Cely de Sousa
da Silva, Messias Furtado
author_role author
author2 da Silva, Messias Furtado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Ana Cely de Sousa
da Silva, Messias Furtado
description Educação escolar indígena consubstanciada em diálogo intercultural que respeite o jeito de ser e viver de cada povo, apesar de garantida nos marcos legais, ainda é uma realidade a ser construído por muitas maõs. Neste artigo, apresentamos resultado de pesquisa sobre a experiência pedagógica de professores não-indígenas na educação escolar do povo indígena Wai-Wai da aldeia Mapuera, município de Oriximiná/PA, com o objetivo de analisar as relações, diálogos e dificuldades enfrentadas por estes na efetivação da educação intercultural em aldeia indígena. A constituição dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com professores que atuam no ensino fundamental da Escola Indígena Mapuera. Os resultados mostram desafios, entraves, dificuldades e potencialidades em efetivar a educação intercultural, instrumento de luta dos povos indígenas pela preservação da cultura e tradições indígenas. Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Interculturalidade. Prática Pedagógica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/533
10.24065/2237-9460.2018v8n2ID533
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/533
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2018v8n2ID533
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/533/344
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 8 n. 2 (2018); 163-188
2237-9460
10.24065/2237-9460.2018v8n2
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037390323712