Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/533 |
Resumo: | Educação escolar indígena consubstanciada em diálogo intercultural que respeite o jeito de ser e viver de cada povo, apesar de garantida nos marcos legais, ainda é uma realidade a ser construído por muitas maõs. Neste artigo, apresentamos resultado de pesquisa sobre a experiência pedagógica de professores não-indígenas na educação escolar do povo indígena Wai-Wai da aldeia Mapuera, município de Oriximiná/PA, com o objetivo de analisar as relações, diálogos e dificuldades enfrentadas por estes na efetivação da educação intercultural em aldeia indígena. A constituição dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com professores que atuam no ensino fundamental da Escola Indígena Mapuera. Os resultados mostram desafios, entraves, dificuldades e potencialidades em efetivar a educação intercultural, instrumento de luta dos povos indígenas pela preservação da cultura e tradições indígenas. Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Interculturalidade. Prática Pedagógica. |
id |
UFOPA-1_1f04b5994af2cf8d0dfe88ac0a3a8bbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/533 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PAEducação escolar indígena consubstanciada em diálogo intercultural que respeite o jeito de ser e viver de cada povo, apesar de garantida nos marcos legais, ainda é uma realidade a ser construído por muitas maõs. Neste artigo, apresentamos resultado de pesquisa sobre a experiência pedagógica de professores não-indígenas na educação escolar do povo indígena Wai-Wai da aldeia Mapuera, município de Oriximiná/PA, com o objetivo de analisar as relações, diálogos e dificuldades enfrentadas por estes na efetivação da educação intercultural em aldeia indígena. A constituição dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com professores que atuam no ensino fundamental da Escola Indígena Mapuera. Os resultados mostram desafios, entraves, dificuldades e potencialidades em efetivar a educação intercultural, instrumento de luta dos povos indígenas pela preservação da cultura e tradições indígenas. Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Interculturalidade. Prática Pedagógica.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/53310.24065/2237-9460.2018v8n2ID533Revista Exitus; v. 8 n. 2 (2018); 163-1882237-946010.24065/2237-9460.2018v8n2reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/533/344Copyright (c) 2018 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Ana Cely de Sousada Silva, Messias Furtado2019-07-08T13:14:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/533Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:13.567290Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA |
title |
Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA |
spellingShingle |
Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA Coelho, Ana Cely de Sousa |
title_short |
Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA |
title_full |
Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA |
title_fullStr |
Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA |
title_full_unstemmed |
Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA |
title_sort |
Experiência pedagógica de professores Karaywa na aldeia indígena Mapuera, Oriximiná-PA |
author |
Coelho, Ana Cely de Sousa |
author_facet |
Coelho, Ana Cely de Sousa da Silva, Messias Furtado |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Messias Furtado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Ana Cely de Sousa da Silva, Messias Furtado |
description |
Educação escolar indígena consubstanciada em diálogo intercultural que respeite o jeito de ser e viver de cada povo, apesar de garantida nos marcos legais, ainda é uma realidade a ser construído por muitas maõs. Neste artigo, apresentamos resultado de pesquisa sobre a experiência pedagógica de professores não-indígenas na educação escolar do povo indígena Wai-Wai da aldeia Mapuera, município de Oriximiná/PA, com o objetivo de analisar as relações, diálogos e dificuldades enfrentadas por estes na efetivação da educação intercultural em aldeia indígena. A constituição dos dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada com professores que atuam no ensino fundamental da Escola Indígena Mapuera. Os resultados mostram desafios, entraves, dificuldades e potencialidades em efetivar a educação intercultural, instrumento de luta dos povos indígenas pela preservação da cultura e tradições indígenas. Palavras-chave: Educação Escolar Indígena. Interculturalidade. Prática Pedagógica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/533 10.24065/2237-9460.2018v8n2ID533 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/533 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2018v8n2ID533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/533/344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 8 n. 2 (2018); 163-188 2237-9460 10.24065/2237-9460.2018v8n2 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037390323712 |