O projeto educação 2030 da OCDE: uma bússola para a aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1108 |
Resumo: | O presente artigo analisa o projeto Education 2030: The Future of Education and Skills, instituído pela OCDE em 2015 e que propõe uma matriz conceitual de aprendizagem e a criação e condução de um currículo internacional formado a partir de uma bússola de aprendizagem. Tal concepção entrelaça novas competências (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) a serem inseridas nos currículos escolares dos países. Aponta as formas de atuação da OCDE na área educacional, os elementos visíveis e invisíveis do projeto e como a Educação Básica torna-se um nicho estratégico de exploração econômica e tecnológica. Ofusca-se, assim, o princípio da educação como um direito social e subjetivo, deslocando-se e favorecendo-se sua oferta como um serviço público consoante às regras de livre mercado. Palavras-chave: OCDE e Educação Básica. Currículo Escolar. Competências e Habilidades. |
id |
UFOPA-1_283a2d550016341f355a25d1166fe397 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1108 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
O projeto educação 2030 da OCDE: uma bússola para a aprendizagemO presente artigo analisa o projeto Education 2030: The Future of Education and Skills, instituído pela OCDE em 2015 e que propõe uma matriz conceitual de aprendizagem e a criação e condução de um currículo internacional formado a partir de uma bússola de aprendizagem. Tal concepção entrelaça novas competências (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) a serem inseridas nos currículos escolares dos países. Aponta as formas de atuação da OCDE na área educacional, os elementos visíveis e invisíveis do projeto e como a Educação Básica torna-se um nicho estratégico de exploração econômica e tecnológica. Ofusca-se, assim, o princípio da educação como um direito social e subjetivo, deslocando-se e favorecendo-se sua oferta como um serviço público consoante às regras de livre mercado. Palavras-chave: OCDE e Educação Básica. Currículo Escolar. Competências e Habilidades.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/110810.24065/2237-9460.2019v9n5ID1108Revista Exitus; v. 9 n. 5 (2019); 271-3002237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1108/599Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Maria AbádiaFernandes, Edison Flávio2019-12-11T14:21:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1108Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:19.815988Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O projeto educação 2030 da OCDE: uma bússola para a aprendizagem |
title |
O projeto educação 2030 da OCDE: uma bússola para a aprendizagem |
spellingShingle |
O projeto educação 2030 da OCDE: uma bússola para a aprendizagem da Silva, Maria Abádia |
title_short |
O projeto educação 2030 da OCDE: uma bússola para a aprendizagem |
title_full |
O projeto educação 2030 da OCDE: uma bússola para a aprendizagem |
title_fullStr |
O projeto educação 2030 da OCDE: uma bússola para a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
O projeto educação 2030 da OCDE: uma bússola para a aprendizagem |
title_sort |
O projeto educação 2030 da OCDE: uma bússola para a aprendizagem |
author |
da Silva, Maria Abádia |
author_facet |
da Silva, Maria Abádia Fernandes, Edison Flávio |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Edison Flávio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Maria Abádia Fernandes, Edison Flávio |
description |
O presente artigo analisa o projeto Education 2030: The Future of Education and Skills, instituído pela OCDE em 2015 e que propõe uma matriz conceitual de aprendizagem e a criação e condução de um currículo internacional formado a partir de uma bússola de aprendizagem. Tal concepção entrelaça novas competências (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) a serem inseridas nos currículos escolares dos países. Aponta as formas de atuação da OCDE na área educacional, os elementos visíveis e invisíveis do projeto e como a Educação Básica torna-se um nicho estratégico de exploração econômica e tecnológica. Ofusca-se, assim, o princípio da educação como um direito social e subjetivo, deslocando-se e favorecendo-se sua oferta como um serviço público consoante às regras de livre mercado. Palavras-chave: OCDE e Educação Básica. Currículo Escolar. Competências e Habilidades. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1108 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1108 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1108 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1108/599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 9 n. 5 (2019); 271-300 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711038288953344 |