Das narrativas escolares, à Pedagogia do desejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/109 |
Resumo: | Pode a sala de aula ser um lugar de brincar? E se for, qual é o papel do professor? Que representa a sala de aula, no presente contexto educativo? Que recursos, formação de professores, arquitectura espacial, devem estar presentes quando se trabalha em sala de aula? Como aprender a observar fenômenos de um modo não categórico, confinados a um espaço pequeno, sobrelotado e deficientemente arquitetado como sala de aula? Como transformar o espaço de aula numa espécie de processador de ideias poderosas? Estes são alguns dos princípios teóricos que presidem à compreensão da importância da sala de aula e que merecem, após anos de prática pedagógica, uma abordagem conceptual, de modo a que se pondere uma reflexão sistêmica sobre o seu enquadramento e funcionamento. Uma observação atenta, ao longo dos anos, pode ajudar à compreensão do lugar da sala de aula, no contexto educativo. Os sucessos educativos não se colocam, simplesmente, nas grandes práticas pedagógicas, nas correntes teóricas enquadradoras, pelo que é de considerar o espaço de aprendizagem, como a sala de aula, como um dos seus facilitadores. Palavras-chave: Aprendizagem. Sala de aula. Controlo simbólico. |
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Das narrativas escolares, à Pedagogia do desejoPode a sala de aula ser um lugar de brincar? E se for, qual é o papel do professor? Que representa a sala de aula, no presente contexto educativo? Que recursos, formação de professores, arquitectura espacial, devem estar presentes quando se trabalha em sala de aula? Como aprender a observar fenômenos de um modo não categórico, confinados a um espaço pequeno, sobrelotado e deficientemente arquitetado como sala de aula? Como transformar o espaço de aula numa espécie de processador de ideias poderosas? Estes são alguns dos princípios teóricos que presidem à compreensão da importância da sala de aula e que merecem, após anos de prática pedagógica, uma abordagem conceptual, de modo a que se pondere uma reflexão sistêmica sobre o seu enquadramento e funcionamento. Uma observação atenta, ao longo dos anos, pode ajudar à compreensão do lugar da sala de aula, no contexto educativo. Os sucessos educativos não se colocam, simplesmente, nas grandes práticas pedagógicas, nas correntes teóricas enquadradoras, pelo que é de considerar o espaço de aprendizagem, como a sala de aula, como um dos seus facilitadores. Palavras-chave: Aprendizagem. Sala de aula. Controlo simbólico.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/109Revista Exitus; v. 2 n. 2 (2012); 105-1162237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/109/109Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Fernando José Monteiro da2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/109Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:07.621504Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
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