Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beatriz dos Santos, Sônia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Joselina da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1476
Resumo: O presente artigo busca refletir, sob uma perspectiva decolonial, sobre duas experiências de educação antirracista desenvolvidas no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEAB-UERJ) e no Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (N’BLAC-UFRRJ). Ambas as propostas buscam se afirmar enquanto projetos acadêmicos e práticas de intervenção do modelo de formação de professoras(es) que se alicerça nas experiências étnico-raciais, culturais e de gênero dos afrodescendentes no Brasil, um modelo que contribui para desconstruir currículos ocultos de estigmatização, marginalização e desumanização das pessoas negras na sociedade
id UFOPA-1_2d7930bddb84440595f1204969624feb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1476
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagemEducação decolonialDecolonialidadePerspectiva negraNEABsO presente artigo busca refletir, sob uma perspectiva decolonial, sobre duas experiências de educação antirracista desenvolvidas no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEAB-UERJ) e no Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (N’BLAC-UFRRJ). Ambas as propostas buscam se afirmar enquanto projetos acadêmicos e práticas de intervenção do modelo de formação de professoras(es) que se alicerça nas experiências étnico-raciais, culturais e de gênero dos afrodescendentes no Brasil, um modelo que contribui para desconstruir currículos ocultos de estigmatização, marginalização e desumanização das pessoas negras na sociedadeUniversidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/147610.24065/2237-9460.2020v10n1ID1476Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200722237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1476/907Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBeatriz dos Santos, Sônia Silva, Joselina da 2020-08-28T23:03:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1476Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:24.175580Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem
title Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem
spellingShingle Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem
Beatriz dos Santos, Sônia
Educação decolonial
Decolonialidade
Perspectiva negra
NEABs
title_short Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem
title_full Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem
title_fullStr Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem
title_full_unstemmed Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem
title_sort Núcleos de estudos afro-brasileiros: duas propostas sobre descolonizar a aprendizagem
author Beatriz dos Santos, Sônia
author_facet Beatriz dos Santos, Sônia
Silva, Joselina da
author_role author
author2 Silva, Joselina da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beatriz dos Santos, Sônia
Silva, Joselina da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação decolonial
Decolonialidade
Perspectiva negra
NEABs
topic Educação decolonial
Decolonialidade
Perspectiva negra
NEABs
description O presente artigo busca refletir, sob uma perspectiva decolonial, sobre duas experiências de educação antirracista desenvolvidas no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NEAB-UERJ) e no Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (N’BLAC-UFRRJ). Ambas as propostas buscam se afirmar enquanto projetos acadêmicos e práticas de intervenção do modelo de formação de professoras(es) que se alicerça nas experiências étnico-raciais, culturais e de gênero dos afrodescendentes no Brasil, um modelo que contribui para desconstruir currículos ocultos de estigmatização, marginalização e desumanização das pessoas negras na sociedade
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1476
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1476
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1476
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1476/907
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Exitus
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 10 (2020); e020072
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711038911807488