Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1024 |
Resumo: | Este texto apresenta reflexões da Comissão Assessora de Área de Pedagogia do Enade 2014 acerca da relação entre os conteúdos constantes nas questões do Enade/Pedagogia em 2008, 2011 e 2014 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia/2006. Traz um breve histórico do curso de Pedagogia no Brasil, evidencia as diretrizes de formação do pedagogo, expõe a pesquisa documental como metodologia, a qual utilizou o software Alceste para tratar os dados, cuja análise será exibida na sequência. Constatou-se que essas provas do Enade trazem elementos que revelam a existência de convergência entre a orientação da formação e a avaliação do curso, porém, devido ao contexto amplo de avaliação de política de formação, não é possível verificar, plenamente, todos os elementos constitutivos dessa formação. Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo de Pedagogia. Enade. |
id |
UFOPA-1_2e6af19f4a1014eab2f197340d8ada63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1024 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogoEste texto apresenta reflexões da Comissão Assessora de Área de Pedagogia do Enade 2014 acerca da relação entre os conteúdos constantes nas questões do Enade/Pedagogia em 2008, 2011 e 2014 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia/2006. Traz um breve histórico do curso de Pedagogia no Brasil, evidencia as diretrizes de formação do pedagogo, expõe a pesquisa documental como metodologia, a qual utilizou o software Alceste para tratar os dados, cuja análise será exibida na sequência. Constatou-se que essas provas do Enade trazem elementos que revelam a existência de convergência entre a orientação da formação e a avaliação do curso, porém, devido ao contexto amplo de avaliação de política de formação, não é possível verificar, plenamente, todos os elementos constitutivos dessa formação. Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo de Pedagogia. Enade.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/102410.24065/2237-9460.2019v9n4ID1024Revista Exitus; v. 9 n. 4 (2019); 519 - 5482237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1024/540Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaito, Heloisa Toshie IrieGomes, Marta QuintanilhaPaixão, Divaneide Lira LimaCastro, Franciana Carneiro dede Souza, Silvia CristinaGuedes, Gilmar BarbosaTavares, Maria das Graças Medeiros2019-10-21T12:45:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1024Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:18.731655Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo |
title |
Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo |
spellingShingle |
Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo Saito, Heloisa Toshie Irie |
title_short |
Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo |
title_full |
Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo |
title_fullStr |
Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo |
title_full_unstemmed |
Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo |
title_sort |
Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo |
author |
Saito, Heloisa Toshie Irie |
author_facet |
Saito, Heloisa Toshie Irie Gomes, Marta Quintanilha Paixão, Divaneide Lira Lima Castro, Franciana Carneiro de de Souza, Silvia Cristina Guedes, Gilmar Barbosa Tavares, Maria das Graças Medeiros |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Marta Quintanilha Paixão, Divaneide Lira Lima Castro, Franciana Carneiro de de Souza, Silvia Cristina Guedes, Gilmar Barbosa Tavares, Maria das Graças Medeiros |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saito, Heloisa Toshie Irie Gomes, Marta Quintanilha Paixão, Divaneide Lira Lima Castro, Franciana Carneiro de de Souza, Silvia Cristina Guedes, Gilmar Barbosa Tavares, Maria das Graças Medeiros |
description |
Este texto apresenta reflexões da Comissão Assessora de Área de Pedagogia do Enade 2014 acerca da relação entre os conteúdos constantes nas questões do Enade/Pedagogia em 2008, 2011 e 2014 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia/2006. Traz um breve histórico do curso de Pedagogia no Brasil, evidencia as diretrizes de formação do pedagogo, expõe a pesquisa documental como metodologia, a qual utilizou o software Alceste para tratar os dados, cuja análise será exibida na sequência. Constatou-se que essas provas do Enade trazem elementos que revelam a existência de convergência entre a orientação da formação e a avaliação do curso, porém, devido ao contexto amplo de avaliação de política de formação, não é possível verificar, plenamente, todos os elementos constitutivos dessa formação. Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo de Pedagogia. Enade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1024 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1024 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1024 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1024/540 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 9 n. 4 (2019); 519 - 548 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037916708864 |