Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saito, Heloisa Toshie Irie
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gomes, Marta Quintanilha, Paixão, Divaneide Lira Lima, Castro, Franciana Carneiro de, de Souza, Silvia Cristina, Guedes, Gilmar Barbosa, Tavares, Maria das Graças Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1024
Resumo: Este texto apresenta reflexões da Comissão Assessora de Área de Pedagogia do Enade 2014 acerca da relação entre os conteúdos constantes nas questões do Enade/Pedagogia em 2008, 2011 e 2014 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia/2006. Traz um breve histórico do curso de Pedagogia no Brasil, evidencia as diretrizes de formação do pedagogo, expõe a pesquisa documental como metodologia, a qual utilizou o software Alceste para tratar os dados, cuja análise será exibida na sequência. Constatou-se que essas provas do Enade trazem elementos que revelam a existência de convergência entre a orientação da formação e a avaliação do curso, porém, devido ao contexto amplo de avaliação de política de formação, não é possível verificar, plenamente, todos os elementos constitutivos dessa formação. Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo de Pedagogia. Enade.
id UFOPA-1_2e6af19f4a1014eab2f197340d8ada63
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1024
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogoEste texto apresenta reflexões da Comissão Assessora de Área de Pedagogia do Enade 2014 acerca da relação entre os conteúdos constantes nas questões do Enade/Pedagogia em 2008, 2011 e 2014 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia/2006. Traz um breve histórico do curso de Pedagogia no Brasil, evidencia as diretrizes de formação do pedagogo, expõe a pesquisa documental como metodologia, a qual utilizou o software Alceste para tratar os dados, cuja análise será exibida na sequência. Constatou-se que essas provas do Enade trazem elementos que revelam a existência de convergência entre a orientação da formação e a avaliação do curso, porém, devido ao contexto amplo de avaliação de política de formação, não é possível verificar, plenamente, todos os elementos constitutivos dessa formação. Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo de Pedagogia. Enade.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/102410.24065/2237-9460.2019v9n4ID1024Revista Exitus; v. 9 n. 4 (2019); 519 - 5482237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1024/540Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaito, Heloisa Toshie IrieGomes, Marta QuintanilhaPaixão, Divaneide Lira LimaCastro, Franciana Carneiro dede Souza, Silvia CristinaGuedes, Gilmar BarbosaTavares, Maria das Graças Medeiros2019-10-21T12:45:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1024Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:18.731655Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo
title Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo
spellingShingle Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo
Saito, Heloisa Toshie Irie
title_short Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo
title_full Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo
title_fullStr Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo
title_full_unstemmed Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo
title_sort Avaliação do Enade na área de pedagogia: análises e discussões à luz das diretrizes curriculares de formação do pedagogo
author Saito, Heloisa Toshie Irie
author_facet Saito, Heloisa Toshie Irie
Gomes, Marta Quintanilha
Paixão, Divaneide Lira Lima
Castro, Franciana Carneiro de
de Souza, Silvia Cristina
Guedes, Gilmar Barbosa
Tavares, Maria das Graças Medeiros
author_role author
author2 Gomes, Marta Quintanilha
Paixão, Divaneide Lira Lima
Castro, Franciana Carneiro de
de Souza, Silvia Cristina
Guedes, Gilmar Barbosa
Tavares, Maria das Graças Medeiros
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saito, Heloisa Toshie Irie
Gomes, Marta Quintanilha
Paixão, Divaneide Lira Lima
Castro, Franciana Carneiro de
de Souza, Silvia Cristina
Guedes, Gilmar Barbosa
Tavares, Maria das Graças Medeiros
description Este texto apresenta reflexões da Comissão Assessora de Área de Pedagogia do Enade 2014 acerca da relação entre os conteúdos constantes nas questões do Enade/Pedagogia em 2008, 2011 e 2014 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia/2006. Traz um breve histórico do curso de Pedagogia no Brasil, evidencia as diretrizes de formação do pedagogo, expõe a pesquisa documental como metodologia, a qual utilizou o software Alceste para tratar os dados, cuja análise será exibida na sequência. Constatou-se que essas provas do Enade trazem elementos que revelam a existência de convergência entre a orientação da formação e a avaliação do curso, porém, devido ao contexto amplo de avaliação de política de formação, não é possível verificar, plenamente, todos os elementos constitutivos dessa formação. Palavras-chave: Formação de Professores. Currículo de Pedagogia. Enade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1024
10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1024
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1024
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n4ID1024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1024/540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 4 (2019); 519 - 548
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037916708864