Formação docente: o profissional da sociedade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corradini, Suely Nercessian
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/205
Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aprendizagem docente e a importância do professor reflexivo frente a novos desafios. O que se deseja é a participação do professor em um processo de mudança das modalidades de ensinar e aprender, buscando repensar objetivos e resultados que se desejam alcançar com sua atuação; uma mudança de ações enraizadas para a obtenção de uma prática reflexiva. Neste sentido, é necessário apoiar a formação continuada de professores e ressaltar a importância do trabalho colaborativo como um elemento de reciprocidade, contribuição e base de potencialização do desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Professor reflexivo. Aprendizagem docente. Ambiente de aprendizagem.
id UFOPA-1_302cfa0e6c23c633ea9d8c6b281eb62f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/205
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Formação docente: o profissional da sociedade contemporâneaEste artigo traz uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aprendizagem docente e a importância do professor reflexivo frente a novos desafios. O que se deseja é a participação do professor em um processo de mudança das modalidades de ensinar e aprender, buscando repensar objetivos e resultados que se desejam alcançar com sua atuação; uma mudança de ações enraizadas para a obtenção de uma prática reflexiva. Neste sentido, é necessário apoiar a formação continuada de professores e ressaltar a importância do trabalho colaborativo como um elemento de reciprocidade, contribuição e base de potencialização do desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Professor reflexivo. Aprendizagem docente. Ambiente de aprendizagem.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/205Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 53-622237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/205/192Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorradini, Suely NercessianMizukami, Maria da Graça Nicoletti2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/205Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:09.953353Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: o profissional da sociedade contemporânea
title Formação docente: o profissional da sociedade contemporânea
spellingShingle Formação docente: o profissional da sociedade contemporânea
Corradini, Suely Nercessian
title_short Formação docente: o profissional da sociedade contemporânea
title_full Formação docente: o profissional da sociedade contemporânea
title_fullStr Formação docente: o profissional da sociedade contemporânea
title_full_unstemmed Formação docente: o profissional da sociedade contemporânea
title_sort Formação docente: o profissional da sociedade contemporânea
author Corradini, Suely Nercessian
author_facet Corradini, Suely Nercessian
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
author_role author
author2 Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corradini, Suely Nercessian
Mizukami, Maria da Graça Nicoletti
description Este artigo traz uma reflexão sobre o espaço escolar como ambiente de aprendizagem docente e a importância do professor reflexivo frente a novos desafios. O que se deseja é a participação do professor em um processo de mudança das modalidades de ensinar e aprender, buscando repensar objetivos e resultados que se desejam alcançar com sua atuação; uma mudança de ações enraizadas para a obtenção de uma prática reflexiva. Neste sentido, é necessário apoiar a formação continuada de professores e ressaltar a importância do trabalho colaborativo como um elemento de reciprocidade, contribuição e base de potencialização do desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Professor reflexivo. Aprendizagem docente. Ambiente de aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/205
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/205/192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 53-62
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036899590144