Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/828 |
Resumo: | Este artigo discute a necessidade de discussões sobre a cultura negra e o racismo na escola e busca fornecer um exemplo de como a literatura pode contribuir para isso de maneira consistente. O texto se divide em três partes. Na primeira, é exposto o longo caminho de interdições a que o negro foi submetido em sua história, como a tentativa de imposição de uma falsa democracia racial, a fragilização econômica e social, a tentativa de apagamento da história com os processos assimilatórios e de embranquecimento. Mas reflete também acerca das várias formas de resistência frente a esse sofrimento, o que inclui a preservação da cultura imaterial. Na segunda parte, a literatura e sua capacidade de expor a realidade são tomadas para pensar um aspecto que pode, no interior da escola, levar à consciência do racismo e a uma situação propícia à identificação com o outro, criando condições para a diversidade e para uma educação de fato inclusiva. Na terceira parte é analisada uma obra literária especificamente - O mulato, de Aluísio Azevedo - como um exemplo de uma discussão que precisa ser feita na escola, de modo a destacar e combater o racismo que percorre longa data na história brasileira e possui raízes em múltiplas áreas. |
id |
UFOPA-1_32c1248d9c0c87b61a1a26627809aab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/828 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literaturaRacismo literaturacurrículoEste artigo discute a necessidade de discussões sobre a cultura negra e o racismo na escola e busca fornecer um exemplo de como a literatura pode contribuir para isso de maneira consistente. O texto se divide em três partes. Na primeira, é exposto o longo caminho de interdições a que o negro foi submetido em sua história, como a tentativa de imposição de uma falsa democracia racial, a fragilização econômica e social, a tentativa de apagamento da história com os processos assimilatórios e de embranquecimento. Mas reflete também acerca das várias formas de resistência frente a esse sofrimento, o que inclui a preservação da cultura imaterial. Na segunda parte, a literatura e sua capacidade de expor a realidade são tomadas para pensar um aspecto que pode, no interior da escola, levar à consciência do racismo e a uma situação propícia à identificação com o outro, criando condições para a diversidade e para uma educação de fato inclusiva. Na terceira parte é analisada uma obra literária especificamente - O mulato, de Aluísio Azevedo - como um exemplo de uma discussão que precisa ser feita na escola, de modo a destacar e combater o racismo que percorre longa data na história brasileira e possui raízes em múltiplas áreas.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2020-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/82810.24065/2237-9460.2020v10n1ID828Revista Exitus; v. 10 (2020); e0200762237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/828/888Copyright (c) 2020 Revista Exitushttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Nivaldo Alexandre dePinho, Camila Maria Santos deCantão, Jessica Silva2020-08-04T00:37:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/828Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:15.748154Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura |
title |
Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura |
spellingShingle |
Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura Freitas, Nivaldo Alexandre de Racismo literatura currículo |
title_short |
Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura |
title_full |
Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura |
title_fullStr |
Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura |
title_full_unstemmed |
Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura |
title_sort |
Cultura negra e educação antirracista no currículo escolar: potencialidades do trabalho educativo por meio da literatura |
author |
Freitas, Nivaldo Alexandre de |
author_facet |
Freitas, Nivaldo Alexandre de Pinho, Camila Maria Santos de Cantão, Jessica Silva |
author_role |
author |
author2 |
Pinho, Camila Maria Santos de Cantão, Jessica Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Nivaldo Alexandre de Pinho, Camila Maria Santos de Cantão, Jessica Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo literatura currículo |
topic |
Racismo literatura currículo |
description |
Este artigo discute a necessidade de discussões sobre a cultura negra e o racismo na escola e busca fornecer um exemplo de como a literatura pode contribuir para isso de maneira consistente. O texto se divide em três partes. Na primeira, é exposto o longo caminho de interdições a que o negro foi submetido em sua história, como a tentativa de imposição de uma falsa democracia racial, a fragilização econômica e social, a tentativa de apagamento da história com os processos assimilatórios e de embranquecimento. Mas reflete também acerca das várias formas de resistência frente a esse sofrimento, o que inclui a preservação da cultura imaterial. Na segunda parte, a literatura e sua capacidade de expor a realidade são tomadas para pensar um aspecto que pode, no interior da escola, levar à consciência do racismo e a uma situação propícia à identificação com o outro, criando condições para a diversidade e para uma educação de fato inclusiva. Na terceira parte é analisada uma obra literária especificamente - O mulato, de Aluísio Azevedo - como um exemplo de uma discussão que precisa ser feita na escola, de modo a destacar e combater o racismo que percorre longa data na história brasileira e possui raízes em múltiplas áreas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/828 10.24065/2237-9460.2020v10n1ID828 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/828 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2020v10n1ID828 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/828/888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Exitus https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 10 (2020); e020076 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037806608384 |