Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Custódio, Elivaldo Serrão
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cruz, Paulo Ronaldo Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/944
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a oferta de formação continuada a professores da rede municipal de ensino de Macapá, bem como averiguar a real aplicabilidade de metodologias e recursos decorrentes de Programas e Projetos, à realidade de sala de aula. Para isso, utilizou-se a pesquisa exploratória de campo, a partir da qual se ouviu, primeiramente, coordenadores de formações, que apresentaram documentos e registros confirmando a oferta de formação continuada aos professores da rede. Em seguida, foi aplicado um questionário contendo questões de múltiplas escolhas e outras dissertativas, aos docentes da rede municipal, que se encontravam em formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Os resultados confirmaram a hipótese de que a falta da formação continuada interfere na prática profissional docente em sala de aula; que reconhecidamente há um índice muito alto de desistência dos profissionais nas formações; que os participantes da pesquisa, na maioria, pertencem ao contrato administrativo da prefeitura, sendo que os professores que participam das formações já conseguem visualizar resultados positivos principalmente em relação à leitura, que eles utilizam os recursos pedagógicos e metodologias na prática em sala de aula. Palavras-chave: Formação continuada. Educação pública. Macapá-AP.
id UFOPA-1_35507de8ccf6a2639ecccf04bf701350
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/944
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-APA presente pesquisa teve como objetivo analisar a oferta de formação continuada a professores da rede municipal de ensino de Macapá, bem como averiguar a real aplicabilidade de metodologias e recursos decorrentes de Programas e Projetos, à realidade de sala de aula. Para isso, utilizou-se a pesquisa exploratória de campo, a partir da qual se ouviu, primeiramente, coordenadores de formações, que apresentaram documentos e registros confirmando a oferta de formação continuada aos professores da rede. Em seguida, foi aplicado um questionário contendo questões de múltiplas escolhas e outras dissertativas, aos docentes da rede municipal, que se encontravam em formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Os resultados confirmaram a hipótese de que a falta da formação continuada interfere na prática profissional docente em sala de aula; que reconhecidamente há um índice muito alto de desistência dos profissionais nas formações; que os participantes da pesquisa, na maioria, pertencem ao contrato administrativo da prefeitura, sendo que os professores que participam das formações já conseguem visualizar resultados positivos principalmente em relação à leitura, que eles utilizam os recursos pedagógicos e metodologias na prática em sala de aula. Palavras-chave: Formação continuada. Educação pública. Macapá-AP.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/94410.24065/2237-9460.2019v9n3ID944Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 606-6352237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/944/503Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCustódio, Elivaldo SerrãoCruz, Paulo Ronaldo Gomes2019-09-26T18:36:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/944Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:17.629862Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP
title Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP
spellingShingle Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP
Custódio, Elivaldo Serrão
title_short Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP
title_full Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP
title_fullStr Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP
title_full_unstemmed Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP
title_sort Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP
author Custódio, Elivaldo Serrão
author_facet Custódio, Elivaldo Serrão
Cruz, Paulo Ronaldo Gomes
author_role author
author2 Cruz, Paulo Ronaldo Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Custódio, Elivaldo Serrão
Cruz, Paulo Ronaldo Gomes
description A presente pesquisa teve como objetivo analisar a oferta de formação continuada a professores da rede municipal de ensino de Macapá, bem como averiguar a real aplicabilidade de metodologias e recursos decorrentes de Programas e Projetos, à realidade de sala de aula. Para isso, utilizou-se a pesquisa exploratória de campo, a partir da qual se ouviu, primeiramente, coordenadores de formações, que apresentaram documentos e registros confirmando a oferta de formação continuada aos professores da rede. Em seguida, foi aplicado um questionário contendo questões de múltiplas escolhas e outras dissertativas, aos docentes da rede municipal, que se encontravam em formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Os resultados confirmaram a hipótese de que a falta da formação continuada interfere na prática profissional docente em sala de aula; que reconhecidamente há um índice muito alto de desistência dos profissionais nas formações; que os participantes da pesquisa, na maioria, pertencem ao contrato administrativo da prefeitura, sendo que os professores que participam das formações já conseguem visualizar resultados positivos principalmente em relação à leitura, que eles utilizam os recursos pedagógicos e metodologias na prática em sala de aula. Palavras-chave: Formação continuada. Educação pública. Macapá-AP.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/944
10.24065/2237-9460.2019v9n3ID944
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/944
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/944/503
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 606-635
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711037877911552