Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/944 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a oferta de formação continuada a professores da rede municipal de ensino de Macapá, bem como averiguar a real aplicabilidade de metodologias e recursos decorrentes de Programas e Projetos, à realidade de sala de aula. Para isso, utilizou-se a pesquisa exploratória de campo, a partir da qual se ouviu, primeiramente, coordenadores de formações, que apresentaram documentos e registros confirmando a oferta de formação continuada aos professores da rede. Em seguida, foi aplicado um questionário contendo questões de múltiplas escolhas e outras dissertativas, aos docentes da rede municipal, que se encontravam em formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Os resultados confirmaram a hipótese de que a falta da formação continuada interfere na prática profissional docente em sala de aula; que reconhecidamente há um índice muito alto de desistência dos profissionais nas formações; que os participantes da pesquisa, na maioria, pertencem ao contrato administrativo da prefeitura, sendo que os professores que participam das formações já conseguem visualizar resultados positivos principalmente em relação à leitura, que eles utilizam os recursos pedagógicos e metodologias na prática em sala de aula. Palavras-chave: Formação continuada. Educação pública. Macapá-AP. |
id |
UFOPA-1_35507de8ccf6a2639ecccf04bf701350 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/944 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-APA presente pesquisa teve como objetivo analisar a oferta de formação continuada a professores da rede municipal de ensino de Macapá, bem como averiguar a real aplicabilidade de metodologias e recursos decorrentes de Programas e Projetos, à realidade de sala de aula. Para isso, utilizou-se a pesquisa exploratória de campo, a partir da qual se ouviu, primeiramente, coordenadores de formações, que apresentaram documentos e registros confirmando a oferta de formação continuada aos professores da rede. Em seguida, foi aplicado um questionário contendo questões de múltiplas escolhas e outras dissertativas, aos docentes da rede municipal, que se encontravam em formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Os resultados confirmaram a hipótese de que a falta da formação continuada interfere na prática profissional docente em sala de aula; que reconhecidamente há um índice muito alto de desistência dos profissionais nas formações; que os participantes da pesquisa, na maioria, pertencem ao contrato administrativo da prefeitura, sendo que os professores que participam das formações já conseguem visualizar resultados positivos principalmente em relação à leitura, que eles utilizam os recursos pedagógicos e metodologias na prática em sala de aula. Palavras-chave: Formação continuada. Educação pública. Macapá-AP.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/94410.24065/2237-9460.2019v9n3ID944Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 606-6352237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/944/503Copyright (c) 2019 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessCustódio, Elivaldo SerrãoCruz, Paulo Ronaldo Gomes2019-09-26T18:36:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/944Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:17.629862Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP |
title |
Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP |
spellingShingle |
Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP Custódio, Elivaldo Serrão |
title_short |
Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP |
title_full |
Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP |
title_fullStr |
Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP |
title_sort |
Formação continuada de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Macapá-AP |
author |
Custódio, Elivaldo Serrão |
author_facet |
Custódio, Elivaldo Serrão Cruz, Paulo Ronaldo Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Paulo Ronaldo Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Custódio, Elivaldo Serrão Cruz, Paulo Ronaldo Gomes |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo analisar a oferta de formação continuada a professores da rede municipal de ensino de Macapá, bem como averiguar a real aplicabilidade de metodologias e recursos decorrentes de Programas e Projetos, à realidade de sala de aula. Para isso, utilizou-se a pesquisa exploratória de campo, a partir da qual se ouviu, primeiramente, coordenadores de formações, que apresentaram documentos e registros confirmando a oferta de formação continuada aos professores da rede. Em seguida, foi aplicado um questionário contendo questões de múltiplas escolhas e outras dissertativas, aos docentes da rede municipal, que se encontravam em formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Os resultados confirmaram a hipótese de que a falta da formação continuada interfere na prática profissional docente em sala de aula; que reconhecidamente há um índice muito alto de desistência dos profissionais nas formações; que os participantes da pesquisa, na maioria, pertencem ao contrato administrativo da prefeitura, sendo que os professores que participam das formações já conseguem visualizar resultados positivos principalmente em relação à leitura, que eles utilizam os recursos pedagógicos e metodologias na prática em sala de aula. Palavras-chave: Formação continuada. Educação pública. Macapá-AP. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/944 10.24065/2237-9460.2019v9n3ID944 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/944 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2019v9n3ID944 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/944/503 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 9 n. 3 (2019); 606-635 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711037877911552 |