Aparato educacional promovido pelo estado em prol da empregabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tano, Cleide Francisca de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Adriana Cristina Omena dos, Lucena, Carlos, França, Robson Luiz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1506
Resumo: Este artigo visa discutir o aparato educacional promovido pelo Estado em prol da empregabilidade e redução das desigualdades sociais, a partir dos anos 2000, em atendimento às demandas do mercado/capital, objetivando melhor compreender as nuanças dessas medidas. É parte integrante da tese de doutorado da autora, defendida em dezembro de 2019, com orientações dos coautores. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, numa perspectiva histórico crítica. O trabalho apresenta considerações sobre o contexto e a historicidade da política de formação do trabalhador, apresentando dados sobre a educação profissional e suas perspectivas, perpassando pela expansão da rede de educação profissional e tecnológica e tratando mais especificamente do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM e da relação de seus cursos com o setor agroindustrial de Uberlândia, além de apresentar nuanças da escolarização, remuneração e emprego formal em Uberlândia. Dentre os autores que fundamentam a pesquisa destacam-se Hobsbawm (2015); Batista (2015); Cury (2014); Saviani (2005); Lucena (2014); Fagiani e Previtali (2014); Tano (2016) e Ciavatta (2010). Este trabalho auxilia a melhor compreender as políticas elaboradas pelo Estado, que trazem no seu bojo o argumento de incentivo à empregabilidade e à redução das desigualdades sociais, mas que, na realidade, não poderá mudar o que está posto no tocante ao desemprego, pois no nível do desenvolvimento histórico do sistema capitalista o desemprego é uma característica marcante. Esperamos que este trabalho contribua com reflexões tanto sobre o emprego e sobre o aparato educacional promovido pelo Estado quanto sobre a efetividade das políticas governamentais.
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