Implementação do plano de ações articuladas (par) em municípios brasileiros: um olhar a partir da produção acadêmica na área da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/28 |
Resumo: | Este artigo discute sobre o processo de implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR), instituído pelo decreto 6.094/2007, no segundo mandato do Governo Luiz Inácio Lula da Silva (2007-2010), que adquiriu centralidade na política educacional brasileira no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Para tanto, expõe a produção acadêmica na área da educação que aborda esse processo, em teses e dissertações localizadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2011 a 2015, por meio das quais se apresenta como os municípios incorporam as regulamentações produzidas pelo Ministério da Educação (MEC) e como estão sendo estabelecidas as relações entre os entes federados. Palavras-chave: Planejamento educacional. Implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR). Regulamentação. |
id |
UFOPA-1_3daacc6eee8672a58a1853e2d6a42140 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Implementação do plano de ações articuladas (par) em municípios brasileiros: um olhar a partir da produção acadêmica na área da educaçãoEste artigo discute sobre o processo de implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR), instituído pelo decreto 6.094/2007, no segundo mandato do Governo Luiz Inácio Lula da Silva (2007-2010), que adquiriu centralidade na política educacional brasileira no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Para tanto, expõe a produção acadêmica na área da educação que aborda esse processo, em teses e dissertações localizadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2011 a 2015, por meio das quais se apresenta como os municípios incorporam as regulamentações produzidas pelo Ministério da Educação (MEC) e como estão sendo estabelecidas as relações entre os entes federados. Palavras-chave: Planejamento educacional. Implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR). Regulamentação.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/28Revista Exitus; v. 6 n. 2 (2016); 194-2142237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/28/28Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessYari, Alexandra Pires do PradoOliveira, Regina Tereza Cestari de2019-07-08T13:14:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/28Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:04.770555Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação do plano de ações articuladas (par) em municípios brasileiros: um olhar a partir da produção acadêmica na área da educação |
title |
Implementação do plano de ações articuladas (par) em municípios brasileiros: um olhar a partir da produção acadêmica na área da educação |
spellingShingle |
Implementação do plano de ações articuladas (par) em municípios brasileiros: um olhar a partir da produção acadêmica na área da educação Yari, Alexandra Pires do Prado |
title_short |
Implementação do plano de ações articuladas (par) em municípios brasileiros: um olhar a partir da produção acadêmica na área da educação |
title_full |
Implementação do plano de ações articuladas (par) em municípios brasileiros: um olhar a partir da produção acadêmica na área da educação |
title_fullStr |
Implementação do plano de ações articuladas (par) em municípios brasileiros: um olhar a partir da produção acadêmica na área da educação |
title_full_unstemmed |
Implementação do plano de ações articuladas (par) em municípios brasileiros: um olhar a partir da produção acadêmica na área da educação |
title_sort |
Implementação do plano de ações articuladas (par) em municípios brasileiros: um olhar a partir da produção acadêmica na área da educação |
author |
Yari, Alexandra Pires do Prado |
author_facet |
Yari, Alexandra Pires do Prado Oliveira, Regina Tereza Cestari de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Regina Tereza Cestari de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yari, Alexandra Pires do Prado Oliveira, Regina Tereza Cestari de |
description |
Este artigo discute sobre o processo de implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR), instituído pelo decreto 6.094/2007, no segundo mandato do Governo Luiz Inácio Lula da Silva (2007-2010), que adquiriu centralidade na política educacional brasileira no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Para tanto, expõe a produção acadêmica na área da educação que aborda esse processo, em teses e dissertações localizadas no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 2011 a 2015, por meio das quais se apresenta como os municípios incorporam as regulamentações produzidas pelo Ministério da Educação (MEC) e como estão sendo estabelecidas as relações entre os entes federados. Palavras-chave: Planejamento educacional. Implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR). Regulamentação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/28 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/28/28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 6 n. 2 (2016); 194-214 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036269395968 |